Tabela de fios AWG

Started by Eduardo, 27 de May de 2017, as 06:33:47

Previous topic - Next topic

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Pessoal

Eu criei uma tabela de fios padrão AWG a partir das definições encontradas na norma. Computei as colunas que achei mais úteis. Se alguém tiver alguma sugestão sobre outro dado que possa ser útil ter tabulado, e que seja possível obter pelos dados da norma, ou sobre o texto explicativo que fica abaixo, por favor avise.

https://www.altanatubes.com.br/webstore/?c=320&t=Fios-de-cobre-esmaltados-para-bobinas-transformadores-e-indutores#TabelaAWG

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Eduardo crie também um tópico no fórum de vendas de componentes e peças, sobre os carretéis com fio esmaltado. Pode ficar meio escondido aqui, ou as pessoas não entrarem no tópico e não ficarem sabendo da venda de fios.

Pessoal, pra quem precisar de fio em pouca quantidade e grande variedade de bitolas, a Altana está facilitando a compra fracionada.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Excelente, Eduardo. Parabéns pela iniciativa.  (brav)

Eu também teria postado algo dessa categoria aqui no Off Topic, para evitar quaisquer dissabores.

Eduardo

Hand MasterMind
O objetivo é mesmo divulgar a tabela. Os fios eu vendo com propaganda paga no Google!

emanuelneto

Colaborador
perfeito, este link já vai para o favorito do meu navegador... obrigado

kem

DIY Freak
A Altana está se tornando uma fonte de consulta.
Parabéns Eduardo!!!  (aplaus2)
I don't want to die young...
I want to diode!

bossman

Administrator
DIY Freak
Muito bom Eduardo ! (brav)
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

rafafelix

Colaborador
Obrigado Eduardo pela iniciativa! Essa é pra imprimir e colar na bancada!  ;)
Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!

Eduardo

Hand MasterMind
Olá Pessoal

Como muita gente pergunta quantos metros vem em um certo carretel, criei uma nova coluna na tabela AWG com o comprimento de fio que vem em um quilo. Parece que o grosso da população não consegue calcular o comprimento a partir do peso por km. Enfim, é mais um dado útil de toda forma.

Eduardo

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Eduardo on 29 de September de 2017, as 11:30:54
Parece que o grosso da população não consegue calcular o comprimento a partir do peso por km. Enfim, é mais um dado útil de toda forma.

Eduardo

Eis a oportunidade ! Ensine-nos !
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

A.Sim

Handmaker
Tabela é para isso mesmo - para evitar ter de calcular valores derivados em função das quantidades básicas. Se não fosse assim, bastaria tabelar o diâmetro do fio de cobre nu, a espessura do isolamento, as densidades do cobre e verniz, mais a resistividade do cobre. O resto, é só calcular !!!
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

marcao_cfh

Handmaker
Quote from: bossman on 29 de September de 2017, as 16:42:00
Quote from: Eduardo on 29 de September de 2017, as 11:30:54
Parece que o grosso da população não consegue calcular o comprimento a partir do peso por km. Enfim, é mais um dado útil de toda forma.

Eduardo

Eis a oportunidade ! Ensine-nos !

Regrinha de 3 simples:

massa total por Km (o valor tabelado) = 1000 m
1 Kg = X metros

Eduardo

Hand MasterMind
Quote from: A.Sim on 30 de September de 2017, as 16:48:26
Tabela é para isso mesmo - para evitar ter de calcular valores derivados em função das quantidades básicas. Se não fosse assim, bastaria tabelar o diâmetro do fio de cobre nu, a espessura do isolamento, as densidades do cobre e verniz, mais a resistividade do cobre. O resto, é só calcular !!!

Concordo totalmente! Tabela é para isso mesmo.

A razão do meu comentário é o desconhecimento da regra de 3 que notei nas pessoas que fizeram contato. Parte delas, após indicado o valor na tabela de Kg/km, não tornaram a fazer contato e finalizaram a compra. Outra parcela não entendeu e eu precisei calcular por eles. Meu receio é que, mesmo com o dado m/kg, tenham dificuldade em calcular quantos metros vem numa bobina de 250g.

É a triste realidade do ensino fundamental. Tenho pena dos meus colegas que permaneceram na carreira acadêmica. Lidam com isso diariamente. Tenho medo dos profissionais que me atenderão quando eu tiver 80 anos.

A.Sim

Handmaker
Bem-vindo à realidade da escola contemporânea. Eu passo por isso todos os dias.

Sugiro colocares mais uma coluna na tabela : comprimento por 250 g. Encerra o problema...

No Admirável Mundo Atual, existem os Morlocks e existem os Eloys...

Cada um escolhe em qual grupo quer ficar.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Alexandre

Eu me compadeço por todos que hoje lidam com ensino. Eu tinha intenção de seguir essa carreira, mas desisti por conta do estresse e vaidades da vida acadêmica. Meus amigos que ficaram nessa seara contam histórias desanimadoras.

Coloquei o dado do comprimento em cada página de produto. Tenho carreteis com 100g e 250g e pretendo ter mais tamanhos. Querer tabelar tudo seria ridículo.

No admirável mundo atual, eu prefiro ser alfa. Beta é passável, mas os epsilons me tiram do sério. Com uma máquina do tempo, veríamos quais grupos chegam em Morlocks e Eloys!

Fico feliz em saber que não sou o único que leu esses livros!

Eduardo