JCM800 feito com FET (LND150)

Started by V.O.A., 05 de July de 2017, as 18:55:48

Previous topic - Next topic

V.O.A.

*
Iniciante
  1. voa.aquino@hotmail.com
Quote from: kem on 07 de July de 2017, as 11:20:50
Só não vejo muita vantagem em montar um simulador que usa alta tensão e componentes difíceis de se achar (e que vão custar caro) pra no final ficar com um som "parecido".
Por que não monta direto com válvulas?

É, na nossa realidade não é muito interessante mesmo. Mas de fosse um FET de R$5 aqui no Brasil, valeria muito a pena. Talvez até como projeto comercial.

kem

DIY Freak
Quote from: V.O.A. on 07 de July de 2017, as 12:47:38
É, na nossa realidade não é muito interessante mesmo. Mas de fosse um FET de R$5 aqui no Brasil, valeria muito a pena. Talvez até como projeto comercial.
Com certeza... Mas ainda tem o lance da alimentação.
Já que tem que gerar alta tensão... valvulas na veia...  (guitar_player
Uma outra opção seria usar valvulas mais baratas (6BQ7 por exemplo) com OPAMPs ou mesmo JFETs.
I don't want to die young...
I want to diode!

Ferro_Velho

Guest
O kem tem razão, é melhor montar um pré valvulado JCM800 e um power com TDA ou outro power transistor.

Abraços

kem

DIY Freak
Quote from: Mallermb on 05 de July de 2017, as 21:45:19
Existe outra opção, utilizar o 2SK216 com tensão máxima de 200V, nesse mesmo site tem outros projetos utilizando esse transistor, o problema é encontrar para comprar, tentei e não achei aqui no Brasil.
E o BS107? Tem por R$6~7

Uma busca rapida por mosfets de alta tensão no eBay me mostraram alguns modelos com preço dentro da nossa realidade (não vi se algum tem real aplicação nesse caso - Mas ACHO que são só pra chaveamento...).
STQ1NC45R-AP e SSN1N45BTA (devem ser o mesmo).
STQ1NK80ZR-AP
STQ1NK60ZR-AP

I want to diode!

blackcorvo

Handmaker
  1. ICQ - 169805101
Quote from: kem on 07 de July de 2017, as 13:20:02
E o BS107? Tem por R$6~7

Uma busca rapida por mosfets de alta tensão no eBay me mostraram alguns modelos com preço dentro da nossa realidade (não vi se algum tem real aplicação nesse caso - Mas ACHO que são só pra chaveamento...).
STQ1NK80ZR-AP
STQ1NK60ZR-AP

O problema é que os mosfets desse projeto são de um tipo chamado "depletion mode", que funciona com polarização de gate negativa muito semelhante à de válvulas triodo. Esses que você sugeriu são "enhancement mode", que funcionam com polarização positiva de gate (basicamente, complementares aos "depletion mode").

Não é simplesmente um caso de colocar um mosfet que aguente a mesma faixa de tensão, tem que ser um de mesmo tipo, senão nunca vai ser polarizado corretamente, e o circuito não vai funcionar como esperado.

Os LND150 eram originalmente feitos pela SUPERTEX, mas ela foi comprada pela Microchip, que distribui eles hoje em dia: http://www.microchip.com/wwwproducts/en/LND150

Aqui no Brasil não encontrei, mas a Mouser tem eles em estoque: http://br.mouser.com/ProductDetail/Microchip-Technology/LND150N3-G/?qs=sGAEpiMZZMshyDBzk1%2fWizeYLFO5GsDdmHzNYUxMHwQ%3d

E pra quem estiver curioso, aqui está o tópico que originou o projeto, no fórum SSGuitar: https://www.ssguitar.com/index.php?topic=2039.0
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021

Mallermb

Colaborador
Quote from: kem on 07 de July de 2017, as 13:20:02
Quote from: Mallermb on 05 de July de 2017, as 21:45:19
Existe outra opção, utilizar o 2SK216 com tensão máxima de 200V, nesse mesmo site tem outros projetos utilizando esse transistor, o problema é encontrar para comprar, tentei e não achei aqui no Brasil.
E o BS107? Tem por R$6~7

STQ1NK80ZR-AP
STQ1NK60ZR-AP

Acredito que não sirvam, tem a ver com a polarização, o blackcorvo explicou bem, me lembro de já ter lido algo assim em fóruns gringos.
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,

kem

DIY Freak
É... Mas com os enhancement mode da pra brincar bastante.
Tem que polarizar eles de outra forma, mas dá pra fazer booster, buffers, seguidor de catodo e até inversora pra valvulado. Tem até pedal de distorção com os BS170/2N7000.
Já vi os IRF e os BS170/2N7000 usados pra essas aplicações, mas gostaria de saber se esses que citei serviriam.

Quando lançaram o LND150 fizeram o maior alarde dizendo que dava pra usar no lugar das 12AX7. Vi um monte de gente fazendo isso na época, mas "não pegou".
I want to diode!

Patines

Handmaker
Com JFET acho que fica melhor, mas em baixa tensão.  Por exemplo o J201 até 40V.

Daí pode tentar o Fetzer valve:  http://runoffgroove.com/fetzervalve.html

Daí tem que fazer uns ensaios(bem fáceis) com o seu JFET e calcular a polarização.  Nada de receita de bolo como o pessoal aqui gosta.

Abraços.

V.O.A.

*
Iniciante
  1. voa.aquino@hotmail.com
Muito interessante esse Fetzer!