Rebobinar Autotransformador para usar no Power

Started by Romulo Almeida, 25 de July de 2017, as 16:21:01

Previous topic - Next topic

Romulo Almeida

Guest
Boa tarde pessoal, devido a dificuldade de encontrar transformadores aqui na minha região, (quando são encontrados, os preços são absurdos), estive pensando: tenho um autotransformador daqueles 127/220 -220/127v de 300va, posso retirar a parte 220v e enrolar 20+20 de fio awg 15  para 5A?

Sei que tenho que contar quantas espiras tem pra rebobina-lo tipo regra de 3.

kem

DIY Freak
Autotransformador tem um enrolamento só.
I don't want to die young...
I want to diode!

Romulo Almeida

Guest
Quote from: kem on 25 de July de 2017, as 18:01:24
Autotransformador tem um enrolamento só.

E como é separado a entrada da saída? Não são 2 enrolamentos, um com o dobro de espiras e condutor com metade do diâmetro do outro em um carretel?

Electric Effects

Handmaker
É 1 enrolamento mesmo. O enrolamento do 220V é o maior, mais ou menos metade dele é retirado os 127V. É como se fosse um divisor de tensão utilizando indutores.

Romulo Almeida

Guest

kem

DIY Freak
Quote from: Romulo Almeida on 25 de July de 2017, as 18:42:11
Mais dá pra usar o núcleo pelo menos?
Se você conseguir desmontar o núcleo sem entortar as laminas...  :-)
I want to diode!

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
As chapas ate que dão pra ser usadas, claro que como foi dito se elas não entortarem, mas o fio é recomendado a troca, pois o mesmo ficara com o esmalte quebrado na região onde tem as curvas do enrolamento, então se você desenrolar ele todo irá precisar enrolar fio novo e na medida certa.

E uma pergunta , 5A sobre quantos volts ?

Eu já fiz algo parecido com transformadores de no-break e estabilizadores para PC.

Até da pra arriscar, mas antes confirma as medidas do seu núcleo e o diâmetro do fio para suportar essa corrente toda.

Não só sair enrolando que vai funcionar...

At Daniel

Ps esse site pode te dar uma luz( no bom sentido da palavra) :)

http://www.py2bbs.qsl.br/calc_transf.php
Pirataria é crime, não roube navios...

kem

DIY Freak
Para um transformador de 100VA o núcleo precisa ser de pelo menos 32x32mm.
I want to diode!

raphaelCoelho

Colaborador
O auto-transformador não é um transformador isolador...
Se tiver espaço no carretel tu poderia enrolar o secundário por cima e deixar o enrolamento original como primario, mas acho muito dificil que dê, pela potência do auto-transformador.
Se o carretel for plástico, vá em frente e desmonte, fica fácil fazer um novo enrolamento.
Boa sorte!
Grande abraço, Raphael!

Ferro_Velho

Guest
Tomando esse bonde por uns quarteirões...

Uma coisa que sempre pensei sobre desmontar transformadores foi se existiria algum solvente que soltaria as placas mais facilmente e evitaria o empeno acidental das E I.

Abraços e já desço aqui na esquina...

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Ferro Velho , os que eu desmontei eram pobres de verniz, isso facilitou muito a desmontagem, duvido que os auto-transformadores tenham verniz como manda o figurino.

Agora solvente para um verniz que já endureceu creio que seja meio difícil, mesmo porque ele pode comprometer o carretel, mas se a intenção era só aproveitar o ferro, creio que não há problemas.

At daniel.
Pirataria é crime, não roube navios...

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Se depois de você conseguir desmontar as chapas do núcleo, verificar que a parte de cima do enrolamento é a parte que corresponde ao trecho 127V-220V (veja pelas terminações externas) e não ao trecho mais interno (caso contrário você vai desenrolar tudo ?) ainda existe um complicador: o número de espiras por volt do autotransformador pode não ser o adequado para um transformador de fonte com isolação entre primário e secundário (essa relação espiras por volt depende da potência, no autotransformador, o que importa não é a potência total, mas apenas a parte da potência transformada). São muitas variáveis pra se ter sucesso na empreitada.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

raphaelCoelho

Colaborador
Poisé, além dessa variável espira/volt que o Xformer citou, se não me engano, em um auto-transformador a parte que corresponde aos 110/127V tem a bitola do fio bem maos grossa, devido a relação potência/tensão.
O certo mesmo é desmontar, medir o núcleo, e calcular um novo enrrolamento.
Mas dá pra fazer.
Boa sorte!
Grande abraço, Raphael!

Romulo Almeida

Guest
Quote from: daniel_tubes on 25 de July de 2017, as 18:59:17
As chapas ate que dão pra ser usadas, claro que como foi dito se elas não entortarem, mas o fio é recomendado a troca, pois o mesmo ficara com o esmalte quebrado na região onde tem as curvas do enrolamento, então se você desenrolar ele todo irá precisar enrolar fio novo e na medida certa.

E uma pergunta , 5A sobre quantos volts ?

Eu já fiz algo parecido com transformadores de no-break e estabilizadores para PC.

Até da pra arriscar, mas antes confirma as medidas do seu núcleo e o diâmetro do fio para suportar essa corrente toda.

Não só sair enrolando que vai funcionar...

At Daniel

Ps esse site pode te dar uma luz( no bom sentido da palavra) :)

http://www.py2bbs.qsl.br/calc_transf.php

Seria 20V+20V, no site diz pra usar fio awg18 pra 5A, mas na tabela de fios awg esse fio suporta 2,5A, pode isso Arnaldo?

Electric Effects

Handmaker
Só pra terminar de te desanimar, quando se desmonta o núcleo, o verniz entre as placas se danifica bastante, o que quando for montar de novo já acrescenta mais perdas no ferro, seu transformador vai esquentar bem mais.