[Diário de projeto] Footswitch Acedo 290

Started by vtguedes, 05 de February de 2018, as 14:25:26

Previous topic - Next topic

vtguedes

Guest
Logged
Bom dia pessoal, primeiro post por aqui, então gostaria de começar dizendo que é uma satisfação compartilhar meus projetos e aprender com vocês!

Neste final de semana, meu primeiro valvulado, um meteoro Falcon 50g, se foi em uma troca e juntou-se à coleção um (ótimo) Acedo 290. O amplificador veio sem footswitch, e como vi que não há nenhum projeto para este foot no fórum, vou postar o projeto do meu conforme for evoluindo.

O amplificador sem footswitch funciona apenas no canal clean, sendo o foot obrigatório para acessar os canais drive 1 e 2, além do boost de médios.

O conector para o foot é um de 7 pinos macho, parecido com um XLR.



Com um teste de 5 minutos utilizando um multímetro e um pedal de loop com uns riffs de guitarra limpa tocando no input, consegui identificar os pinos da seguinte forma:

1 - 17V
2 e 7 - Aterrados
3 - não identifiquei (talvez seja para acionar o canal limpo no esquema original)
4 - Quando ligado ao 17V aciona o canal overdrive 1
5 - Quando ligado ao 17V aciona o boost de médios
6 - Quando ligado ao 17V aciona o canal overdrive 2

Meu plano é utilizar um footswitch de um laney LV300 que será reformado e utilizarei 3 chaves, duas DPDT é uma 3PDT:

Chave 1 - Liga/Desliga o boost de médios.
Chave 2 - Alterna entre canais limpo e overdrives.
Chave 3 - Alterna o overdrive selecionado entre o canal 1 e 2.

Bom, para o início é isso, conforme o projeto for evoluindo colocarei fotos e deixarei o post o mais completo possível.

MARFU

*
Iniciante
Posts: 136
Logged
Bom dia Amigo.

Realizei recentemente manutenção em um ACD290.
Os dados tenho em casa, mas posso te encaminhar algumas informações.

O foot switch possui :

Recebe 16V regulados por zener, da placa de controle.

Rebaixa e regula o nível de tensão internamente, com um LM7012.

Possui 03 integrados para lógica de acionamentos:

O circuito é composto de 01 ci que é utilizado como inversor ( 4 portas NAND - 4011) , e 03 flip-flops ( 02 ci 4013)para acionamento dos leds e comutação dos canais.

As saídas "negadas' dos flip flops acionam os reles na placa de controle para as devidas comutações.

Uma coisa que não entendi neste foot é porque usar um switch "on-off" onde é necessário um pulso, pois o sinal dos switches entra na entrada "clock" dos integrados.

Tenho fotos, mas não consigo postar.


vtguedes

Guest
Logged
Opa obrigado pelas informações!

Uma dúvida, se eu chavear os 17V diretamente para os pinos que acionam os canais drive, eu corro o risco de danificar algum componente do amplificador?

Pretendo trabalhar com o mínimo possível de componentes para simplificar o projeto, meu objetivo realmente é ter apenas as 3 chaves DPDT, os LEDs e respectivos resistores (qualquer coisa entre 700R e 1K) dentro do footswitch, em testes preliminares parece que vai funcionar, mas agora fiquei preocupado com a confiabilidade.

Vou fazer novos testes esta noite quando estiver em casa e posto o resultado.

MARFU

*
Iniciante
Posts: 136
Logged
O circuito do pedal, aciona um efeito de cada vez.

Ao acionar um ele corta o outro, e esta lógica é implementada pelos flip-flops.
Quando um dos efeitos é acionado os outros são ressetados, e voltam para zero.

O sinal ao entrar no amp. comuta os relés.

A placa de controle tem o circuito de fonte de baixa, reverb e as comutações.

Antes de criar algo, recomendo analisar a fonte, pois usa retificação em meia onda.

Particularmente optei por fazer uma placa adicional para retificar e regular os 16v, aplicando eles ao foot-switch.


Antes disso, veri

vtguedes

Guest
Logged
Minha ideia é justamente retificar e regular a tensão de entrada e depois chavear para os pólos que ativam os canais. Entendi a parte lógica, mas o foot da laney que pretendo usar possui só 3 botões, operando exatamente como quero usar, apenas trocando o mid boost pelo Reverb. Com chaves DPDT e 3PDT vou conseguir criar os intertravamentos necessários para operar ocupando menos espaço no pedalboard.

andrefreitas

***
Colaborador
Posts: 706
  1. andrefreeitas@hotmail.com
Location: João Monlevade - MG
Logged
Não acha viável entrar em contato com o fabricante do amplificador e pedir o esquemático do Foot ?

MARFU

*
Iniciante
Posts: 136
Logged
#6
Bom dia.
O fabricante me disse que não tem.
Quando solicitei, recebi a documentação que tinha disponível, e levantei o diagrama.

-----

Quote from: vtguedes on 05 de February de 2018, as 23:33:35
Minha ideia é justamente retificar e regular a tensão de entrada e depois chavear para os pólos que ativam os canais. Entendi a parte lógica, mas o foot da laney que pretendo usar possui só 3 botões, operando exatamente como quero usar, apenas trocando o mid boost pelo Reverb. Com chaves DPDT e 3PDT vou conseguir criar os intertravamentos necessários para operar ocupando menos espaço no pedalboard.

Importante saber que o secundario que alimenta esta fonte de baixa é de 20V sem CT.
O circuito retifica em meia onda ( dois diodos, sendo uma para o circuito positivo e outro para o negativo ligados no mesmo polo do enrolamento ) e faz a fonte simétrica.

Particularmente, fiz um transformador novo e uma fonte nova.