Simulador de circuitos

Started by Paulo Shure, 21 de August de 2020, as 16:27:18

Previous topic - Next topic

Paulo Shure

Handmaker
O limão é uma laranja de mau humor.
Saudações: Gostaria de indicações de programas para Simulador de circuitos. Atualmente estou usando o eaglecad.
Não perca seu tempo, conquiste-o.

hgamal

Hand MasterMind

mkslwsk

*
Iniciante
LTSpice que o Haroldo postou é muito bom, mas para circuitos mais simples eu já usei diversas vezes com bastante sucesso o QUCS: http://qucs.sourceforge.net/

Tem também um que gostei bastante da proposta que é um simulador que consegue simular ao vivo com entradas e saídas de áudio. Se tiver um computador bom e moderno deve funcionar muito bem:
https://www.livespice.org/

A.Sim

Handmaker
Olá.

Eu queria um simulador simples, que tivesse instrumentos com display onde aparecesse o valor da tensão ou corrente, como num multímetro real. Alguém conhece algum ?
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

emanuelneto

Colaborador
Quote from: A.Sim on 21 de August de 2020, as 21:27:48
Eu queria um simulador simples, que tivesse instrumentos com display onde aparecesse o valor da tensão ou corrente, como num multímetro real. Alguém conhece algum ?

Eu uso o Multisim

gfr

Colaborador
Quote from: A.Sim on 21 de August de 2020, as 21:27:48
Olá.

É pra aulas? Tem o "Visir"

Você monta o circuito numa protoboard, conecta gerador, multímetros, osciloscópio. Mas só pra coisa bem simples.

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer

A.Sim

Handmaker
Olá.

Sím, é para uso pelos os alunos do 1o semestre. Não dá para recomendar um simulador que já começa apresentando simulações de parâmetros S e carta de Smith...
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Veja se o Proteus na versão demo serve para os alunos. Tem algumas limitações (como não deixar salvar e imprimir - mas sempre há a opção de print screen), mas funciona como se fosse uma aula de laboratório onde os alunos montam o circuito real, realizam as medições e depois desfazem a montagem.

https://www.labcenter.com/downloads/

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

gfr

Colaborador
Quote from: A.Sim on 22 de August de 2020, as 16:55:33
Olá.

Sím, é para uso pelos os alunos do 1o semestre. Não dá para recomendar um simulador que já começa apresentando simulações de parâmetros S e carta de Smith...

Ok, este Visir é o que a minha filha usou na PUC-RJ, e ela faz Engenharia de Produção, não Elétrica/Eletrônica. Obs.: eles tinham que montar cada exercício de verdade também, não ficava só no laboratório.

https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/VISIR/index.html
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer

A.Sim

Handmaker
Olá.

Eu achei o CircuitMaker 2000. Vai servir, é free, full e os alunos podem baixar e instalar nas suas máquinas. E muito intuitivo.

Obrigado a todos pelas sugestões.
Transformadores Schatz

mkslwsk

*
Iniciante
Esse circuit maker parece legal.
Só por ser desatualizado talvez não possua algum CI mais moderno, para os alunos realmente não deve ser um problema.

O proteus, citado pelo xformer, apesar de pago é muito bom. Ele simula inclusive microcontroladores executando programas junto com outros circuitos analógicos e digitais.
Já usei com 8051 a muito tempo atrás e foi bem satisfatório.

E aproveito para mencionar um que de vez em quando ainda uso quando preciso avaliar algo rápido no celular: EveryCircuit para Android.
Tem uma versão que roda no Chrome no PC.
Paguei por ele cerca de 10 reais.. apesar de não ser completo é muito intuitivo e simples de usar. Esse pode ser de bastante valia para os alunos iniciantes.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Achei esse simulador on-line bem didático para circuitos e componentes eletrônicos, bem direcionado para entender como eles funcionam, inclusive com gráficos animados da corrente elétrica.

https://www.falstad.com/circuit/e-index.html

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

A.Sim

Handmaker
Olá, Xformer:

Pois então, esse simulador nós já usamos desde o semestre passado. Eu implementei o circuito de varredura gatilhada do osciloscópio nele, para mostrar aos alunos como ele funciona.
Transformadores Schatz

mrmagoo

Colaborador
  1. andremasterblaster@hotmail.com
Boa noite pessoal!
Microcap 12 agora é free! Um simulador completo.

https://www.spectrum-soft.com/download/download.shtm
Americana-SP