NTC ou PTC?

Started by Tiago Vulgar, 03 de December de 2020, as 18:36:39

Previous topic - Next topic

A.Sim

Handmaker
Quote from: xformer on 19 de December de 2020, as 19:23:05

Eu tenho alguns integrados LM3086 (ou 3046, não lembro ao certo) que tem transistores casados, talvez se eu utilizá-los o brinquedo pode ficar melhor.

Sobre os resistores de emissor: se a corrente de emissor aumentar, a tensão no emissor aumenta também, de forma a diminuir a tensão base emissor, fazendo o ajuste da polarização.

Nesse caso, sim, mas aí não tem graça, pois vai funcionar de primeira... o negócio é fazer funcionar com transistores discretos.

Quanto aos resistores de emissor, permanece a pergunta: por que eles são dispensáveis quando a compensação é feita com NTC ?
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: A.Sim on 19 de December de 2020, as 20:31:45
Quanto aos resistores de emissor, permanece a pergunta: por que eles são dispensáveis quando a compensação é feita com NTC ?

são? (não é um questionamento adolescente, mas realmente uma dúvida)
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

A.Sim

Handmaker
Pelo menos, quando é só um par de transistores, sim. Quando são vários pares, eles são necessários mesmo com NTC para equalizar a divisão das correntes.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

bossman

Administrator
DIY Freak
https://www.youtube.com/watch?v=nRCH0dtyFCk&feature=emb_logo

Video interessante sobre o possivel uso de termistores em amplificadores valvulados (ou por que não transistorizados também...) Como por exemplo limitar a corrente "inrush"
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof