Novo artigo/circuito solucionador de ruídos 60Hz

Started by designermx2, 31 de August de 2010, as 09:18:28

Previous topic - Next topic

designermx2

Guest
A blindagem você mesmo pode fazer, mas precisa ligar o papel metálico a uma fase negativa, senão é apenas infeite interno!

bec2010

Guest
Alguém já se apercebeu que a blindagem de instrumentos segue o princípio da "gaiola de faraday"?

Dabreu

*
Iniciante
David Abreu
  1. lavad@terra.com.br
Olá galera handmades! Após meses de desaparecimento tô eu de volta aqui!
Minha guitarra é uma strato que tinha um chiado quase imperceptível, depois de blindada ruído igual a ZERO.
Já a guitarra de uma colega estava com o mesmo problema da shelter/fender do Jones, após mudar toda a fiação do circuito o ruído diminuiu cerca de 80%, mesmo deixando as cordas soltas. Depois da blindagem o resultado esperado, zero de ruído.
Nesse link http://www.pisotones.com/Articulos/shielding.htm você encontra o passo a passo da blindagem feita com folha de cobre numa tele, com papel alumínio os resultados são iguais (foi o que usei) apenas você não terá como soldar fios nele.
E sim a blindagem da guitarra é uma gaiola de  faraday.

designermx2

Guest
Bem, depois de muita pesquisa, descobri umas coisas que em conjunto ajudam a reduzir os ruídos (sejam eles quais forem).

Vamos às soluções:

1 - Blindagem. Todo mundo sabe que no ar, temos diversos tipos de frequências e interferências principalmente para amplificadores de áudio. Tive como experiência os 3 aparelhos de cerca elétrica em minha casa, onde geram interferência em qualquer coisa que emita áudio. Solução: Blindagem com papel alumínio e aterrar o mesmo com o sistema. Ficou tão silencioso, que sem nada ligado arrisco aumentar ele todo de madrugada (ajuda do pessoal aqui do fórum - estalos amplificador valvulado)!

2 - Transformadores bem feitos e regular a fonte para os prés. Em meus estudos (e reforçado aqui no fórum), os prés são a principal fonte de ruído. Tendo uma fonte regulada, reduzimos isso tudo a quase nulo.

3 - Filtro AC. Este sim vale a pena ter, principalmente nas pedaleiras e pedais de distorção. Onde são exibidos de forma mais clara. O lance é tão sério que estou com um PDF aqui para disponibilizar para vocês, mas quando puder coloco (aqui no trabalho não tenho como). Este filtro vale a pena ter um tópico falando só nele, só pra vocês terem ideia.

Jupterra

Guest
Uma solução simples para ajudar na diminuição desses ruídos, é o uso de um resistor de 2M2 por 1W ligado de um dos terminais de AC, direto ao terra e na sequência, um filtro de rede igual aos usados em TV's; que é composto de duas bobinas paralelas para evitar a oscilação da rede.
E é importante que o negarivo da fonte, também seja "aterrado".

Espero ter sido claro, para ajudar.

Jones

Handmaker
  1. jonesxavier@hotmail.com
Estou mechebdo na minha guitarra agora em busca de blindar a bichinha.
vou comprar papel alumínio agora.
se consegui fazer isso posto aqui fotos e o resultado.
"O essencial é invisível aos olhos"

Dabreu

*
Iniciante
David Abreu
  1. lavad@terra.com.br
Compre o papel de alumínio utilizado para forrar fogões pois tem uma espessura melhor do que aqueles que vêm em rolos.

Jones

Handmaker
cara comprei o de rolo e acabei de forrar
só falta fechar
tô com medo de encostar alguma coisa
será que posso fazer uma proteção nos pots e nos captadores pra não encostar no papel
só pra prevenir, será que influencia na redução de ruído ?
nem forrei o compartimento do jack, é uma estrato.

Dabreu

*
Iniciante
David Abreu
  1. lavad@terra.com.br
Lembrei que tinha tirado fotos da blindagem que fiz em minha guitarra. Dá pra você ter uma idéia de como ficou.

designermx2

Guest
Só forrar não ajuda, lembre-se de ligar ao terra.

Jones

Handmaker
No meu caso eu vou ligar a alguns pontos de aterramento e nem vou mudar as ligações.
só tô com medo de o imã de tráz do captador encostar na blindagem, mas pra prevenir vou passar uma fita isolante no local.
amanhã de manhã eu vou fechar a guitarra blindada e ver no que deu.
Valeu aí pessoal que ajudou.

bec2010

Guest
poxa designermx2, dá um up aí no seu projeto de filtro ac..

bec2010

Guest
obrigado pelo projeto amigo, tutorial interessante, mas acho que para aplicação com pedais vou fazer mesmo é o da fonte estabilizada e filtrada... deixo esse seu para a hora que precisar de um novo estabilizador para o pc...

designermx2

Guest
Já eu vou misturar... vou filtrar tudo e colocar para o amp e depois coloco dois transformadores e puxo para os pedais. Tudo em uma só régua, assim, não preciso me preocupar com os equipamentos ligados na energia, como as pedaleiras e notebook que uso tmb no set com o amplitube e o revalver.