Protótipo Slew Rate Meter

Started by emanuelneto, 15 de October de 2022, as 09:11:37

Previous topic - Next topic

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Certo. Mas e como você faria para medir o slew rate dos cis com dois AOs no encapsulamento ?
Eu achei que ainda estava na ideia de um gerador de onda quadrada independente que forneceria o sinal para os soquetes de AOs single e dual.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

emanuelneto

Colaborador
Quote from: xformer on 22 de October de 2022, as 09:52:35
Certo. Mas e como você faria para medir o slew rate dos cis com dois AOs no encapsulamento ?
Eu achei que ainda estava na ideia de um gerador de onda quadrada independente que forneceria o sinal para os soquetes de AOs single e dual.

Eu ainda estou desenhando o schematic, e depois o layout... A chave DPDT alterna entre os canais do dual ampop

[spoiler][/spoiler]

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Bem pensado. Ficou bem flexível.  (aplaus)
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

emanuelneto

Colaborador
O objetivo é fazer um projeto econômico e com peças fáceis de achar. A chave é uma push botton 8x8mm e para a fonte de -9V estou ainda estudando a proposta de usar o 555, porém ainda não sei a corrente que ele pode fornecer. Ainda não concluir minhas pesquisas

[spoiler][/spoiler]

-----

Cometi muitos erros no layout, porém o projeto funciona.

OBS: não reparem no osciloscópio, em breve vou adquirir um melhor pois meu analógico está com o transformador queimado.

https://www.youtube.com/watch?v=4hl-TD973E4

daniellp

**
Freqüente
Curitiba - PR
Me permitam algumas considerações pessoais. Se acharem inúteis, apenas desconsiderem...

A frequência do oscilador de teste é irrelevante para o teste do slew rate. O Slew rate é tão somente a taxa de resposta (quão rápido um AmpOp consegue elevar uma tensão aplicada a sua entrada) em função do tempo. O que importa é que a onda aplicada a entrada seja perfeitamente quadrada - tempo de elevação tendendo a zero até o nível máximo, que deve ser inferior a tensão de alimentação do AmpOp para não haver saturação e ceifamento da onda. Não vejo nenhuma necessidade em se poder ajustar a frequência de oscilação de teste. Apenas se deve ter cuidado para que esta frequência não seja superior a frequência de operação do AmpOp (crítico para componentes antigos).

O Slew Rate deve ser medido em uma configuração em que o AmpOp não exerça nenhuma amplificação, pois nesta configuração ele apresenta a melhor resposta. Nas configurações onde há amplificação a resposta sempre é prejudicada. A menos que se deseje sabe o Slew Rate em determinada condição específica.

O Slew rate deve ser medido sempre avulso, e não em condição de aplicação, logo o oscilador deve ser externo.

Deve ser inserida uma carga resistivo/capacitiva na saída do D.U.T. para amortecimento.

Ponderem, deixar o circuito compacto e versátil pode ser uma boa ideia, mas isto lança mão da confiabilidade. Afinal, um punhado de capacitores, resistores e uns CI´s não vão custar tão mais caro face ao benefício do equipamento.

Evitem as economias porcas.

Abraços.
"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Se você testar um amplificador operacional com um slew rate alto mas com onda quadrada de baixa frequência, vai ficar difícil sincronizar e visualizar a rampa de subida ou de descida com a varredura horizontal mais rápida (pra poder ter melhor resolução no tempo).
Se puder ajustar a frequência pra saída ficar trapezoidal ou triangular, facilita bastante a visualização e contagem do tempo, principalmente num scope analógico. Nos digitais há a facilidade da medição automática dos tempos, mas tem de pensar em todas opções.

emanuelneto

Colaborador
Quote from: daniellp on 25 de October de 2022, as 14:12:08
O Slew rate deve ser medido sempre avulso, e não em condição de aplicação, logo o oscilador deve ser externo.
Abraços.

Com o próprio CI oscilando foi possível medir o Slew Rate de inúmeros ampops que tenho em meu estoque, e posso provar em vídeo que irei upar em breve e postar aqui, mesmo usando um osciloscópio todo quebrado chinês.

Eu montei o seu projeto em protoboard e ele não foi eficaz ao MEU USO PARTICULAR (não estou desmerecendo, mas não me atendeu, ou eu não soube usá-lo), talvez seja para outras pessoas seja eficaz. O duty cycle não ficou próximo de 50%, ficou abaixo de 45%, e no meu projeto eu também tenho que corrigir isso. O potenciômetro RV1 por exemplo, é apenas um controle de ganho, seu circuito tem frequência fixa, como o xforme já citou, a onda quadrada só vai 0 a 12 V, não é possível configurar para usar por exemplo de -5V a +5V.

OBS: o vídeo era para ser vídeo aula para uma outra pessoa, porém a resolução da filmagem não ficou bom e decidir postar como não público, mas é possível perceber que para meu uso particular, o projeto funcionou perfeitamente, e eu "roubei" as dicas do xforme para montá-lo, uma desse tópico e a outra (oscilador) de outro tópico em que ele posta um diagrama.

[spoiler]https://youtu.be/A-2Nh7MfwV0[/spoiler]

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Posto aqui o roteiro da experiência para medir o slew rate, do livro Projetos com Amplificadores Operacionais com Experiências - Howard M. Berlin ed. 1977.

[spoiler][/spoiler]

[spoiler]
[/spoiler]

[spoiler][/spoiler]

[spoiler][/spoiler]

emanuelneto

Colaborador
Olá Xformer,

Hoje encontrei alguns AD826AR (SMD SOIC-8) em sucata, e o datasheet diz ser 350V/µs de slew rate, dual ampop... nunca ouvi falar deste CI, mas me parece ser melhor que o LM318. O que achas?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Eu também não conheço esse amplificador operacional, mas pelo o que você informa, ele é realmente bem rápido.  Você o achou em algum equipamento de vídeo ?

Com relação a compará-lo ao LM318, por certo esse AD826 é muito mais rápido, mas ser melhor já é relativo. Não existe um AO perfeito e que ganhe de todos os modelos em todos os critérios. Cada modelo pode ser melhor para uma aplicação e ser medíocre para outra aplicação (mas tem os que são ruins em quase tudo). Por isso a existência de tantos tipos e modelos de amplificadores operacionais, cada um tenta suprir uma necessidade específica.

emanuelneto

Colaborador
Quote from: xformer on 08 de November de 2022, as 12:22:56
Você o achou em algum equipamento de vídeo ?

Não faço ideia pois já removi os componentes das placas ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ... mas é sucata de oficina de informática (notebooks, tablets, smartphones e etc);

emanuelneto

Colaborador
Finalmente consegui 20 unidades do LM318P (TI - Texas Instruments) de sucata, mas não conseguir identificar as placas pois negociei apenas os Cis para remover na hora das placas. Cada unidade me custou R$3,00 e as placas ficaram na sucata. Foi um serviço de remoção bem rápido pois usei soprador térmico e pinça. O preço inicial da unidade era R$10,00 que o dono da sucata pediu, mas eu tive que barganhar até baixar o valor alegando que era um risco que eu estava correndo visto que não tinha garantia que as peças estavam funcionando (e eu ainda nem testei).. mas são originais TI