Orange squeezer (diodos de germânio)

Started by Huff, 13 de March de 2025, as 12:21:54

Previous topic - Next topic

Huff

*
Iniciante
Saudações meus caros amigos!
Estou montando o Orange Squeezer da tonepad e estou tendo dificuldade de encontrar os diodos de germânio, o 1n100 ou 1n34A. A loja Dapia tem em estoque o D9G, seria uma boa alternativa para substituição? Alguém já montou esse circuito com êxito?
Desde já obrigado.

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Olhando as características, ele é bem similar ao 1N34A, ambos de germânio e aproximadamente a mesma voltagem direta, então deve substituir sem problemas.
AI = data laundering

wainer said

Colaborador
Coloque um soquete de barra de pinos torneado fêmea e faça o teste com alguns diodos, eu sempre usei 1N4148 e nunca tive problemas, pode usar ate led.

blackcorvo

Handmaker
  1. ICQ - 169805101
Caso ainda tenha dificuldade de encontrar diodos de germânio, pode procurar usar também diodos schottky. A tensão reversa direta deles é de 0.15-0.45v.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: blackcorvo on 16 de March de 2025, as 03:12:46
A tensão reversa deles é de 0.15-0.45v.

A tensão direta e não a reversa.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

pcrock

*
Iniciante
Eu tenho diodos 1N60 e 1N34 originais novos de estoque muito antigo.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: alambike on 05 de July de 2025, as 12:01:34
Eu encontrei no Mercado Livre. Eles não são os mais baratos:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3836614420-02-diodo-germanio-1n34-1n34a-do-35-45v-150ma-original-st-_JM#origin%3Dshare%26sid%3Dshare

Pela foto do anúncio, eles não são de germânio. Tem 1N34  fajuto de silício.  Os de germânio tem o bigode de gato (o fiozinho em formato de S visível dentro do vidro).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

alambike

**
Freqüente
Saravah !
Eu tenho uns em algum lugar, assim que achar eu confiro sobre o bigode de gato. Achei interessante a analogia.

-----

Quote from: darkislanio on 05 de July de 2025, as 14:28:44
Sem contar que tem mais barato que isso no aliexpress. Eu já comprei mais de uma vez, chegaram corretamente. Fiz uma busca rápida, achei esse anúncio aqui

Você foi taxado ?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0

Nessa imagem de um diodo de ponto de contato de germânio, dá pra ver bem o fio que toca o cristal. O fio tem uma curvatura para funcionar como mola.
O termo bigode de gato (cat's whisker) vem do uso de um fiozinho de tungstênio que tocava um cristal de galena pra formar um diodo detetor de ondas de rádio.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/File:EFD108_Point_Contact_Germanium_Diode.jpg

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Quote from: alambike on 05 de July de 2025, as 15:35:56

Você foi taxado ?
Sim, tudo já é taxado no ato da compra. Não comprei exatamente por esse do link, mas por outro daqueles do "choice" que fica frete grátis quando passa de 100 reais.
AI = data laundering

alambike

**
Freqüente
Saravah !
Os diodos que eu tenho são os das fotos abaixo.

Faz alguns anos (2018) que embalei todos os meus componentes, por isso demorei para encontrá-los.

Aproveitando, alguém sabe qual é esse diodo com faixas amarelas ?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0