Power Supply para pedais

Started by eduguitarhacker, 10 de November de 2010, as 10:09:34

Previous topic - Next topic

eduguitarhacker

**
Freqüente
  1. edu_guitarhacker@hotmail.com
Desculpe se esse tópico for repetido, é que eu pesquisei e nao achei.

Eu pesquisei na net mas não achei nada satisfatório, vocês tem algum link de algum esquema de uma power supply que tenha saida de 9VDC 1A? (é muito 1 ampér?)

Que eu possa ligar entre 5 e 10 pedais.

Grato.

Mensagem Mesclada

Opa, achei essa daqui http://www.klayton.com.br/projetos/Fonte_9V.pdf (Agradeço ao Cleiton Carvalho).

Mas na placa só tem 3 saidas, e na introdução fala que pode ser ligados ate 12 pedais, respeitando a corrente de 1A. Então eu teria que fazer um cabo com 4 P4 para cada saida?

Cogumelo

Guest
Opa!

QuoteMas na placa só tem 3 saidas, e na introdução fala que pode ser ligados ate 12 pedais, respeitando a corrente de 1A. Então eu teria que fazer um cabo com 4 P4 para cada saida?

Não necessáriamente, pode ligar os 12 no mesmo ou 6 em dois pontos. Se for ligar os 12 então use como você falou, 4 em cada mais tanto faz. O que ele diz é pra não exeder os 12 pedais pois ai a fonte não suportaria.

Abraço!

deimos

Guest
Quote from: eduguitarhacker on 10 de November de 2010, as 10:09:34
Opa, achei essa daqui http://www.klayton.com.br/projetos/Fonte_9V.pdf (Agradeço ao Cleiton Carvalho).

Esta fonte não pode fornecer 1A pois é o limite que um regulador LM7809 pode suportar diretamente. O regulador começaria a aquecer e haveria uma diminuição do valor da tensão de saida. Eu usaria esta fonte para um consumo máximo de uns 500 mA.

Cogumelo

Guest
É verdade, você esta certo. Teria que usar um bom dissipador e mesmo assim não sei se conseguiria suportar.

Acho que daria pra fazero seguinte: usar um transformador de 1A e colocar 2 plaquinas dessas com regulador, assim você teria 2 que suportariam 500mA cada.

deimos

Guest

ou então usar um circuito de by-pass com transistor PNP de potência.

eduguitarhacker

**
Freqüente
Não teria como eu colocar um transistor mais "potente" e assim aumentar o transformador para 1A

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
No esquema do Clayton, ele colocou 3 saídas. Você pode utilizar até 10 saídas desde que o consumo não ultrapasse 1A, o que é difícil, pois ninguém usa 10 pedais ligados ao mesmo tempo. Não precisa trocar o CI 7809.
A ligação:
una todos os - e + dos P4 e ligue-os na placa, ou ligue de um P4 para outro (ligação em paralelo).

ApAcHee*

Guest
Quote from: Marcos Câmara on 10 de November de 2010, as 13:54:16

una todos os - e + dos P4 e ligue-os na placa, ou ligue de um P4 para outro (ligação em paralelo).

Espere, para ficar mais compreensível:

Una todos os "-" e logo após, una Todos os "+" , e não una + com -, se não dá curto e já sabe....

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Ok Apachee, agora ficou mais claro. É, como uma vírgula pode mudar o sentido de uma frase...  ;)

eduguitarhacker

**
Freqüente
Marcos Câmara, é.. eu nao tinha pensado nisso, é meio improvável usar 10 pedais ao mesmo tempo.

E podem deixar, eu sei ligar os fios, não faltei nessa aula de fisica.

ApAcHee*

Guest
Quote from: eduguitarhacker on 10 de November de 2010, as 14:33:31
Marcos Câmara, é.. eu nao tinha pensado nisso, é meio improvável usar 10 pedais ao mesmo tempo.

E podem deixar, eu sei ligar os fios, não faltei nessa aula de fisica.

Calma, o pessoal nesse final de ano está áspero.....

Falei pois não sei que está do outro lado, e se eu, a primeira vista, entendi errado, quem sabe outra pessoa que lê?

eduguitarhacker

**
Freqüente
Bom, eu ja construi a placa para esse esquema mas estou com uma dúvida sobre os capacitores. No esquema são citados 2 eletroliticos (1000uf e 100uf), como eu faço para saber a voltagem desses capacitores?

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Tem que ser mais alta do que a tensão de trabalho do circuito...

Cleiton Carvalho

Colaborador
  1. guitarcleiton@hotmail.com
Quote from: deimos on 10 de November de 2010, as 11:57:09

Esta fonte não pode fornecer 1A pois é o limite que um regulador LM7809 pode suportar diretamente. O regulador começaria a aquecer e haveria uma diminuição do valor da tensão de saida. Eu usaria esta fonte para um consumo máximo de uns 500 mA.

Tem razão, porem 1A é o limite máximo de trabalho, eu até hoje não vi ninguém usando a tantos pedais para consumir tanto.

O usuário da fonte tem que ter a noção dos equipamentos que estarão ligados a ela, nossos pedais analógicos não consomem tanto, uso no meu case 8 pedais tenho um amper meter em minha fonte não vi ela chegando a 400mA.

Uso um whammy tambem, dai fonte externa do próprio pedal o consumo do whammy é de 1,5A.

Então o segredo é saber o que esta usando e não extrapolar os limites.

deimos

Guest
Quote from: Cleiton Carvalho on 11 de November de 2010, as 12:55:47
...amper meter...

Cleiton
Onde vc comprou o amperimetro ?
A loja atende via internet ?