porque amplificadores valvulados?

Started by Metal Militia, 15 de November de 2010, as 11:41:37

Previous topic - Next topic

Metal Militia

Guest
estou querendo fazer um amplificador de qualidade para mim, isto é, com o minimo de ruidos e sons desagradaveis, mas com uma distorçao brutal e agradavel, ai me veio a cabeça o famoso valvulado  

eu entendo muito de eletronica, e tenho um certo conhecimento acerca de amplificadores,  as valvulas foram substituidas pelos transistors devido a maior eficiencia, mas por algum motivo (que eu desconheço) o som de valvulas parece ser infinitamente superior

gostaria  de saber tecnicamente, porque os  amplificadores valvulados sao melhores q os trasistorados, se transistores e valvulas sao componentes eletronicos que ''fazem'' a mesma coisa? qual a grande vantagem?

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Metal Militia on 15 de November de 2010, as 11:41:37
estou querendo fazer um amplificador de qualidade para mim, isto é, com o minimo de ruidos e sons desagradaveis, mas com uma distorçao brutal e agradavel, ai me veio a cabeça o famoso valvulado  

eu entendo muito de eletronica, e tenho um certo conhecimento acerca de amplificadores,  as valvulas foram substituidas pelos transistors devido a maior eficiencia, mas por algum motivo (que eu desconheço) o som de valvulas parece ser infinitamente superior

gostaria  de saber tecnicamente, porque os  amplificadores valvulados sao melhores q os trasistorados, se transistores e valvulas sao componentes eletronicos que ''fazem'' a mesma coisa? qual a grande vantagem?

A razão é cultural. Calma eu explico.

Qualquer amplificador, quando submetido fora de sua área de trabalho, irá distorcer. A distorção é resultado dos harmônicos gerados pela operação do amplificador fora de sua área linear. Assim, fica fácil de perceber que dependendo da tecnologia usada, a qualidade dos harmônicos será diferente.

Um amplificador valvulado, fora de sua área linear, irá distorcer, produzindo mais harmônicos pares do que impares. A baixa eficiência das válvulas faz com que ele tenha uma fator de amortecimento pior, ou seja, elas "sofrem" com a variação da carga. Isto resulta na compressão do sinal.

Os amplificadores transistorizados apresentam maior capacidade de corrente e por isso tem imunidade maior a variação da carga. Além disso, os harmônicos gerados são em sua maioria impares.

Os amplificadores transistorizados tendem a distorcer mais tarde que seus irmãos valvulados, ou seja, a região não linear das válvulas é alcançada mais cedo, as vezes - no caso de amplificadores de guitarra - o tempo todo.

Na cultura ocidental, onde a escala temperada é quase que uma lei, os harmônicos de ordem par são muito aprazíveis de serem ouvidos - dai o tão falado som aveludado das válvulas.

O efeito da compressão valvulada causa a entrega de uma potência média maior. Não que os valvulados sejam mais altos, mas sim que, quando o dial de volume mostre "4", por exemplo, este volume é parecido ao "8" do transistorizado. O problema é que psicoacusticamente, um músico suporta um "4" cheio de harmônicos do que um "8" limpinho. Dai a lenda da potência valvulada maior que somos obrigados a ouvir aqui o tempo todo.

Estas são as razões da popularidade dos valvulados, o som sai mais distorcido e mais alto, mas o resultado agrada. Ou seja, a distorção agradável versus o som limpo.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

binba2008

*
Iniciante
se me permitem a "intromissão' num sei como se escreve isso.o amplificador valvulado é melhor para distorção como o transistorizado é melhor para clean .tipo muitos músicos que tocam limpo no estilo jazz preferem o jazz chorus e pra rock sempre tem aqueles clássicos britânicos ex Orange,marshal,vox,etc me corrijam se eu estiver errado.

guii_music

Guest
Quote from: binba2008 on 15 de November de 2010, as 14:57:31
se me permitem a "intromissão' num sei como se escreve isso.o amplificador valvulado é melhor para distorção como o transistorizado é melhor para clean .tipo muitos músicos que tocam limpo no estilo jazz preferem o jazz chorus e pra rock sempre tem aqueles clássicos britânicos ex Orange,marshal,vox,etc me corrijam se eu estiver errado.
Está certo.. Mas nesse caso ficaria melhor se tivesse dito: "Desculpe-me intrometer,...".
Nem sempre o valvulado é melhor para distorção e transtorizado para clean. É mais frequente esse caso, porém existe o VOX AC30, que é valvulado e tem um clean que nenhum transtorizado consegue ter. Um transtorizado bom para clean é o Fender Frontman 212R, o som é animal!

Quote from: Metal Militia on 15 de November de 2010, as 11:41:37

eu entendo muito de eletronica, e tenho um certo conhecimento acerca de amplificadores,  as valvulas foram substituidas pelos transistors devido a maior eficiencia, mas por algum motivo (que eu desconheço) o som de valvulas parece ser infinitamente superior

gostaria  de saber tecnicamente, porque os  amplificadores valvulados sao melhores q os trasistorados, se transistores e valvulas sao componentes eletronicos que ''fazem'' a mesma coisa? qual a grande vantagem?

Metal Militia, bem vindo ao Fórum!

Isso não depende somente do amp, mas também depende dos pedais, afinação, captadores, sua pegada na guitarra, palhetas e até cordas. O bom mesmo é você pesquisar que tipo de som você quer fazer e ver qual equipamento é mais utilizado para essa finalidade.
Os transistores e as válvulas possuem finalidades semelhantes, umas das diferenças são a eficiência e o consumo de energia elétrica. Engana-se quem pensa que o valvulado é melhor no quesito amplificação fiel à entrada.
Os amps transtorizados atuais são hi-fi, ou seja, alta fidelidade. A diferença é que nós, guitarristas, gostamos do drive que as válvulas inserem nessa amplificação - que realmente são bem mais interessantes que um drive por clipagem de diodos - e por isso, e outros fatores, permanecem as válvulas no mercado.
Nesse sentido, não é possível afirmar e generalizar se caixas valvuladas são melhores que as transtorizadas, por que cada pessoa tem seu gosto. Se você quer tocar Heavy, valvulados são uma boa pedida, somado a uma guitarra em Drop C ou D e um bom set de pedais. Se você é um bom guitarrista, fará o som que quer.

Cuidado com o "internetês" hein!

Abraços

Metal Militia

Guest
pessoal, muito obrigado pelas rapidas e concretas respostas, agora eu saquei o som das valvulas...  8)
Mas oque seria essa compressao ?????

o famoso marshall jcm 800 possui um circuito relativamente simples ? estou querendo fazer um, mas quero modificalo para ter mais graves ...

anaksun

Guest

binba2008

*
Iniciante
eu tambem quero montar o jcm800 mas me fala ai voces que montaram ele tem um cleam legal, e music obrigado pelas observaçoes.

mrmagoo

Colaborador
  1. andremasterblaster@hotmail.com
Quote from: hgamal on 15 de November de 2010, as 12:16:40
Um amplificador valvulado, fora de sua área linear, irá distorcer, produzindo mais harmônicos pares do que impares. A baixa eficiência das válvulas faz com que ele tenha uma fator de amortecimento pior, ou seja, elas "sofrem" com a variação da carga. Isto resulta na compressão do sinal.

Os amplificadores transistorizados apresentam maior capacidade de corrente e por isso tem imunidade maior a variação da carga. Além disso, os harmônicos gerados são em sua maioria impares.

Hum.. tenho feito algumas simulações Spice para comparar válvula x transistor e tenho obtido exatamento isso: Valvula harmônicos pares, transistor impares.

Muito bom texto!
Americana-SP

Jupterra

Guest
Apenas para complementar:
Os amplis "transistorizados" [que prefiro chamá-los de "SS"] quando bem dimensionados; quanto á sua fonte, pré power e falante; são uma ótima opção para os musicos e ainda oferecem custo baixo.
Se ao construir um "SS" prestarmos atenção aos aterramentos necessários; teremos um amplificador sem ruídos e com ótima resposta sonora.
Abraços.

Chris

Handmaker
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
vale ressaltar também alem do som é claro
a questão do peso, consumo de energia, durabilidade de um solid state para um all tube
Shut Up 'n Play Yer Guitar!

bec2010

Guest
"porque amplificadores valvulados?"

Porque dão bastante manutenção, aumentam a conta de luz, utilizam tecnologia ultrapassada a preços exorbitantes...

Queria saber porque amps valvulados são tão caros?
Deve ter a ver com a lei da oferta e procura, porque a tecnologia deles está bastante ultrapassada...

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: bec2010 on 06 de December de 2010, as 21:27:23

Porque dão bastante manutenção, aumentam a conta de luz, utilizam tecnologia ultrapassada a preços exorbitantes...

Deve ter a ver com a lei da oferta e procura, porque a tecnologia deles está bastante ultrapassada...

VocÊ NÃO leu o post do Haroldo só pode...
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Quote from: bec2010 on 06 de December de 2010, as 21:27:23

Por que violinos Stradivarius?

Dão muita manutenção pois a cola de quase 300 anos vive soltando. Utilizam uma técnica de construção arcaica e tem uma potência sonora limitada se comparado a violinos de construção moderna.

Por que os Stradivarius são tão caros? Por que alguém pagaria tanto por uma velharia dessas? Será que é apenas a lei de oferta e procura?

Para entender certas coisas é preciso ter um certo refinamento.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

guii_music

Guest
Não são só os valvulados. Depende também de qual valvulado se fala. Porque tem valvuldado aí no mercado que é bem ruim. E transtorizado que é bom. Recentemente tive a oportunidade de me deparar com um tone King, da tubetech (ou tubeamps, não lembro a a marca). Simplesmente incrível! Ele só tinha três potênciômetros: Volume, Treble e Bass. Com o volume no mínimo fala pra caramba. Usa 2 falantes de 12", que são de marca, é claro, e faz um som lindo, tem baixa saturação e é bem timbrado. Esse é um amp que eu gostaria de ter. Supera qualquer amp que eu já tenha escutado até hoje. E é Valvulado.

Fernando Bello

Handmaker
  1. nandobello2003@hotmail.com
Por favor, fiquem longe de amplificadores valvulados.
Eu acho que ninguém deva usar amplificador valvulado.
A exemplo do que acontece com carros antigos.
Existem pessoas que tem o péssimo gosto de restaurar e colecionar carros antigos. O que acontece? Cria-se dois problemas:
1 - aparece um mercado especulativo que aumenta o preço de peças "raras", qualquer carcaça velha é considerada uma relíquia arqueológica e vendida por muito dinheiro nos Mercados Livres da vida.
2 - qualquer idiota reforma um Fusca na massa plástica ou uma Brasília, põe um adesivo da Audi atráz e fala que tem um "antigo"..

Eu vejo muita gente querendo dar uma de esperto vendendo peças de valvulados a preço de ouro, fazendo uns projetos meia-boca e criando uma mítica absurda sobre algumas coisas que não tem fundamento, etc, etc.

Então façam um favor, não gosta de valvulados, não tem conhecimento, não sabe mexer, NÃO USE, e convença os seus amigos pra fazer o mesmo, assim quem sabe o mercado volte ao normal...
Salto - SP