Qual pedal me indicam para esse efeito?

Started by Rikrdo, 26 de December de 2010, as 12:24:07

Previous topic - Next topic

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Quote from: Audrec on 27 de December de 2010, as 00:37:49

Se for o que você postou aqui eu dei uma olhada, deu vontade de fazer, mas ando meio com preguiça  ;D
Rapaz Adoro o 2 octaves up do Whammy ,
Pena que é tão caro  :'(

São outros, Audrec.  Os que postei aqui são muito mais simples.

ApAcHee*

Guest
Quote from: Cleiton Carvalho on 27 de December de 2010, as 07:46:38
Aos 9.30 do video mostra ele desligando um pedal creio eu seja um A/B box, o efeito pode ser sim do whammy com o delay com o mesmo level da guitarra.

Eu tenho um whammy e h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) a noite assim que eu chegar em casa farei os testes e comparações para ter a absoluta certeza.

Também pode perceber que ele ligou um Proctavia

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
O Proctavia nào passa de mais um pseudo clone do Octavia, um octaver analógico que funciona criando um timbre distorcido com grande ênfase no primeiro harmônico, dando a impressào de oitavar, principalmente nas notas mais agudas da escala, a partir do 12o traste. O ideal é utilizar o captador do braço para ressaltar o efeito. É bom lembrar também que o efeito é monofônico e normalmente quando se toca duas ou mais notas há um efeito parecido com o de ring modulation, o que dá pra brincar em cima também... O Proctavia ele liga aproximadamente aos 8:45 min do clip e desliga aos 9:04 min. Aí manda ver no Digitech 33B, através do bypass remoto na pedaleira.

Dois oitavadores analógicos vào dar um efeito muito longe do apresentado no clip. algo próximo disso é o pedal da ZVex: Johnny Octave.

http://www.youtube.com/watch?v=Zx8RhbDJi4U

Quanto ao usar o Whammy, pode-se conseguir intervalos fixos, mas o Whammy é apenas um pitch shifter "burro",  ele nào muda o intervalo para acompanhar a tonalidade da música. Além de oferecer apenas um intervalo em relaçào à nota original. No clip, é tào claro escutar as duas notas formando um acorde, nào sei como conseguir algo parecido com o Whammy. Se o seu der duas notas com intervalos de terça e quinta, parabéns!!! :D

E realmente concordo com o Adiel, o Whammy é um pitch shifter polifônico, porém seu algoritmo privilegia as notas solo, a idéia original era essa mesmo, para riffs e solos. quando se toca duas notas ou mais ele dá uma oscilada. O meu EHX Ring Thing é até melhor nisso, mas nào tem a naturalidade do Whammy nas notas tocadas sozinhas, o som é mais sintético ainda. Mesma coisa com o EHX MicroPOG.

http://www.youtube.com/watch?v=tV6pSml-zXI

Mensagem Mesclada

Ah, o pedal que o Satch liga e desliga é um bypass/looper do rack Digitech 33B, ele explica tudo claramente no vídeo.  (rckt
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

bossman

Administrator
DIY Freak
O whammy é muito bom pra esse tipo de coisa aqui :

http://www.youtube.com/watch?v=MXkU0k2pDkg
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Isso mesmo, Bossman, como escrevemos aqui, riffs e solos, notas isoladas, nào acordes, infelizmente.  Mas cá pra nós, o Tom Morello é brincadeira, né? O sujeito faz misérias com qualquer equipamento. O poder mesmo está nas màos, coração e cabeça do cara!
Pagão e feliz!!

ApAcHee*

Guest
Quote from: Alex Frias on 27 de December de 2010, as 09:32:41
Isso mesmo, Bossman, como escrevemos aqui, riffs e solos, notas isoladas, nào acordes, infelizmente.  Mas cá pra nós, o Tom Morello é brincadeira, né? O sujeito faz misérias com qualquer equipamento. O poder mesmo está nas màos, coração e cabeça do cara!

Rapaz, você acredita que só percebi agora que ele não ligou, mas sim desligou o Proctavia  :D

bossman

Administrator
DIY Freak

Verdade! o Tom Morello realmente usa e abusa de qualquer equipo.

Mensagem Mesclada

Verdade! o Tom Morello realmente usa e abusa de qquer equipo.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Roberto Alves

Hand MasterMind
Acho que o cara tá escrevendo com um delay ligado no teclado!
hehehe

Mas, quanto a inovação de efeitos....ouçam Cathedral e a Intro de Fair Warning do Van Halen.

Na época, ninguém tinha nem ideia de como fazer algo parecido.
Eclético mas com parcimônia!!!

Cleiton Carvalho

Colaborador
  1. guitarcleiton@hotmail.com
Consegui um som semelhante ligando guitarra > drive > whammy com dobra em 3ª > delay

se ligar o whammy depois o drive a dobra sai como se estivesse tocando em power chords.

h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) a noite farei novos testes.

Roberto Alves

Hand MasterMind
Acho que 3 não dá....porque o tom é menor em Am e você acabaria tendo erros de intervalos.
Coloque em 5ª pois é o intervalo que ele usa e ficará mais parecido.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Nào entendi, do que estão falando? Que efeito seria esse de que estào falando agora? )>|

Roberto, quanto às músicas por voce citadas, nada mais fácil de se fazer. Uma guitarra com humbucker na ponte e alavanca (nada mais banal e genérico), uma unidade de delay e um bom amp distorcido. Junte a isso um Eddie Van Halen e "voila"!!! :D

Aqui só pra felicidade geral da nação, Eddie, Tony Levin e Jan Hammer:

http://www.youtube.com/watch?v=6qA26A62bBM&playnext=1&list=PL0EC0F6F41B2EB2C8&index=31

Isso é um tributo ao Les Paul, nào reconheci o batera, mas gostei bastante!
Pagão e feliz!!

Audrec

Guest
Quote from: Adiel on 27 de December de 2010, as 08:04:33
Quote from: Audrec on 27 de December de 2010, as 00:37:49

Se for o que você postou aqui eu dei uma olhada, deu vontade de fazer, mas ando meio com preguiça  ;D
Rapaz Adoro o 2 octaves up do Whammy ,
Pena que é tão caro  :'(

São outros, Audrec.  Os que postei aqui são muito mais simples.

Quais seriam ?

É Alex, Tom Morello faz som até com caneta  :D
Realmente eu adoro  o som daquele cara, tenho um Master Class dele aqui, cara cada coisa  ;D

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
O equipamento é uma coisa legal, mas o que importa é o que nós fazemos com ele, daí é que saem coisas realmente interessantes.
Pagão e feliz!!

Roberto Alves

Hand MasterMind
Quote from: Alex Frias on 28 de December de 2010, as 15:32:53
Roberto, quanto às músicas por voce citadas, nada mais fácil de se fazer. Uma guitarra com humbucker na ponte e alavanca (nada mais banal e genérico), uma unidade de delay e um bom amp distorcido. Junte a isso um Eddie Van Halen e "voila"!!! :D

Eu sei que é fácil mas na época quando se ouvia pela primeira vez não se tinha ideia de como fazê-lo. Lembre-se que o Fair Warning ainda pega o final dos anos 70, se não me engano.

Cleiton Carvalho

Colaborador
  1. guitarcleiton@hotmail.com
conclusões retiradas.

Realmente como os colegas acima disseram o whammy chega perto mas fica longe de chegar ao som do satriani no solo execultado no vídeo.

:)