Adaptações em pre amps para uso em powers diferentes

Started by Jorge Lopes, 09 de March de 2011, as 15:10:41

Previous topic - Next topic

Jorge Lopes

*
Iniciante
Say What?
amigos e mestres,

to com uma dúvida e acho que é meio boba mas eu de fato ainda não sei, é o seguinte:

Analisando um esquema de uma válvulado, quais os principais fatores que devemos considerar ao pensar em adaptar um pré qualquer para o uso em power a parte.
Exemplo: Quero pegar um power de uma marca qualquer, Fender, marshall, hiwatt etc. E adaptá-lo ao uso em power, podendo ser um 18w marshall ou mesmo no Iall 10.5.
O que devo avaliar ao tentar essa adaptação?

abraços.
Jorge
Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil

flaviobei

Guest
acho que o importante é, analisar se o pré atende às suas necessidades (guitarra, voz, audio hifi, etc) e dai ver se a saída dele tem condição de excitar o power, se sim, não vejo mais detalhes....

Jorge Lopes

*
Iniciante
Say What?
E ai Flávio,

então, no caso considerando amps de guitarra e também cada um sabendo o seus aspectos relativos ao som. Claro que o casamento dará diferenças no som e tal, mas essa curiosidade é bacana. =]

Eu temo um pouco é pela complexidade técnica (se há) desse casamento.

obrigado pela resposta.

Abraço

Jorge

flaviobei

Guest
então jorge, mas qual seria a complexidade desse casamento?

o pré pega o sinal da fonte (microfone, guitarra, dvd player, etc) faz os ajustes de tom e aumenta o ganho pra que um power consiga usar.

os powers em geral precisam de um sinal com mais milivolts que o original que saiu da guitarra, pra isso funciona o pré amp..

basicamente o caminho é esse

fonte >> pré amp >>> power

se você está citando a parte técnica de ligações, geralmente é bem simples, pois um pré amp pra guitarra por exemplo é mono e tem uma saída e um terra, isso você liga na entrada do power e temos som..

realmente deve ser bem curioso fazer várias combinações de pré e power... com certeza o som vai mudar muito de um pré para outro e não sei te dizer como os power reagem a prés diferentes, eu acho que só mudaria o volume, visto que o "timbre" deve vir do pré

Jorge Lopes

*
Iniciante
Say What?
Flávio,

valeu demais pela explicação.

A parte técnica a qual eu me referia não é exatamente a ligação mas sim o casamento, por exemplo acontecer como você citou mais acima de o pré, mandar um sinal maior do que o que o power está preparado para receber e esse ser excitado exageradamente, entende?
Nesses casos não há necessidade de trabalho nas impendâncias, certo?
Exemplo: Imagino que um pré da Marshall ligado a um power fender irá excitar mais o power do que um pré fender, certo?

abraços.

Jorge

flaviobei

Guest
pra falar com certeza só com os esquemas...
um excesso de amplificação no pré vai distorcer muito no power, mas não sei se chega a ser perigoso, a ponto de detonar sua potência.. vou pesquisar algo e já posto aqui

Jorge Lopes

*
Iniciante
Say What?
Então Flávio, de acordo com o meu pouco conhecimento de válvulados também não teriamos muito problema mas não custa nada ver com quem tem mais experiência.

Pelo que to lendo aqui, o que mais afetaria é no caso que citei acima de excitar excessivamente a ponto de vc conseguir som limpo apenas a m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) baixo volume, entretanto isso não parece ser danoso ao circuito. Pode ser que encurte a vida útil das válvulas do power mas ai eu já não sei dizer.

Pensando aqui, me deu vontade de ter a montagem de um pré do bassman usando o power iall 10.5, acho que daria uma coisinha m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) boa em termos de som.

O que acham a respeito?

abraço.

Jorge

hgamal

Hand MasterMind
Jorge,

O IALL precisa de algo em torno de 1V RMS para dar máxima potência. A sensibilidade varia um pouco, em alguns IALLs 700mV já chega lá, em outros 1.1V.

Assim, o pré tem que fornecer no máximo 1 V de saída. Valores acima destes irá causar ruídos e outros bichos.

Alguns acham que podem saturar a entrada, entregando 15V na entrada do IALL, o resultado, pelo menos para mim, é horrível, uma distorção pouco usável, captação de muito ruído e muitas vezes oscilação.

Limite a saída do pré a 1V, fique de olho nos loops de terra e vai dar tudo certo.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Jorge Lopes

*
Iniciante
Say What?
Hgamal,

obrigado por essa aula em poucas linhas. :)

Outras perguntas: Eu posso simplesmente diminuir essa saída do pré, caso ela esteja saindo muito alta, antes de mandar pro power?

Outra dúvida é: Quais os parâmetros no caso do Iall que definem qual a tensão ideal que o power deve receber? As tensões de trabalho das válvulas dele?

To aqui dando uma pesquisada usando o The Tube Amp Book e nele o que o autor diz é que a função do pré é simplesmente elevar a entrada ao nível em que o power trabalha, casando exatamente com o que todos disseram acima.

(Outra coisa, se eu tiver enchendo o saco é só avisar. :) )

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Jorge Lopes on 09 de March de 2011, as 18:26:15
Hgamal,

obrigado por essa aula em poucas linhas. :)

Outras perguntas: Eu posso simplesmente diminuir essa saída do pré, caso ela esteja saindo muito alta, antes de mandar pro power?
Em princípio sim. O problema é fazer isto sem alterar as características do pré

Outra dúvida é: Quais os parâmetros no caso do Iall que definem qual a tensão ideal que o power deve receber? As tensões de trabalho das válvulas dele?
O IALL tem um documento que chamo de labnotes, lá tem algumas destas informações.

To aqui dando uma pesquisada usando o The Tube Amp Book e nele o que o autor diz é que a função do pré é simplesmente elevar a entrada ao nível em que o power trabalha, casando exatamente com o que todos disseram acima.
Nada mais certo. Apenas lembre que alguns destes prés excitavam powers muito pouco sensíveis. Alguns com necessidades de 5 VRMs ou mais!

(Outra coisa, se eu tiver enchendo o saco é só avisar. :) )
Quando começar eu falo!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Jorge Lopes

*
Iniciante
Say What?
Hgamal,

Quanto a diminuir a saída ficou claro.

por hora, você poderia me dar alguns exemplos desses prés pouco sensíveis?

Já tinha o documento do iall com a última atualização e agora deu pra dar uma estudada melhor nele.
O Iall pode ser considerado um Power sensível, então?

obrigado pela paciência.

abraço.

Jorge

marcelosaguiar

Guest
Qual power eu posso usar no pré JCM 800?? alguma dica??

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: marcelosaguiar on 25 de May de 2011, as 18:19:25
Qual power eu posso usar no pré JCM 800?? alguma dica??

o do próprio JCM 800 ?? :-\
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

marcelosaguiar

Guest
Opa, eu quis dizer do pré em formato de pedal do jcm 800.Se eu colocar um power nele que casa certinho será que fica bom? e qual colocar?

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: Jorge Lopes on 09 de March de 2011, as 15:10:41
...quais os principais fatores que devemos considerar ao pensar em adaptar um pré qualquer para o uso em power a parte.
Exemplo: Quero pegar um power de uma marca qualquer, Fender, marshall, hiwatt etc. E adaptá-lo ao uso em power, podendo ser um 18w marshall ou mesmo no Iall 10.5.
O que devo avaliar ao tentar essa adaptação?

abraços.
Jorge

Completando o primeiro post do Flavio, e os posts do Haroldo (HGamal), se o que voce se refere é utilizar o send de um pre e ligar no return de um outro power, (em alguns amps tem o preout e poweramp in, é praticamente a mesma coisa de send/return), o que se deve analisar no "casamento" sao ops niveis de sinal, geralmente expressos em dB.

Alguns amps tem uma chave de seleçao de nivel, outros nao tem tal chave...

O ideal é saber qual a sensibilidade do power, e qual a intensidade emitida pelo pre.
Pode variar muito de um amp a outro.
Tem amp com as opcoes -16dB, -7dB, 0dB, +4dB.

Cada uma dessas "intensidades" pode ser para um uso especifico.
-20dB e -16dB sao a intensidade de saida de um pedal ou guitarra, 0dB e +4dB sao intensidades de "linha" um é americano e o outro é europeu, nao lembro se nesta sequancia...