Layout Noise Gate DOD 230

Started by nader, 12 de January de 2010, as 12:40:16

Previous topic - Next topic

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Vou postar na seção de layouts agora

vandroyse

*
Iniciante
  1. nando88_1@msn.com
Pow... terminei o meu agora só que ele não passar nada. Eu coloquei aquela LED, mais mesmo sem ela ele já não estava respondendo. O esquema fala sobre um CLM50, o que é esse componente? mais não monta ele na placa... deve ter um jump no lugar? O único que não troquei foi o TR, eu estou usando 2n3904 na mesma posição.
Sabem o que pode ser?

Mensagem Mesclada

Tirei a LED...
Troquei CI.... E nada também!

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
CLM50 é a unidade óptica de Led + LDR.  Na placa a ligação dos dois fica abaixo do pot.

vandroyse

*
Iniciante
  1. nando88_1@msn.com
Eu devo coloca-los então? Você acha que meu erro está nisso? Até os CI eu já troquei!

Comparando o esquema e o Layout, da pra ver que perto do IN, Out, GND e 9v, tem uma resistência que no Layout e 10k e no esquema é 100r, eu estou seguindo 100r. É isso mesmo?

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
O resistor que vem seguido da alimentação de 9V é de 100R mesmo. O de 10K vem do IN.
Quanto ao LED e LDR , é óbvio que devam ser colocados. Acima onde tem a indicação + é o led (claro que já indica a posição do LED), e mais abaixo o LDR (não tem polaridade). Daí você coloca um de frente pro outro, como se olhassem um para o outro.

vandroyse

*
Iniciante
  1. nando88_1@msn.com
Noooo
Tomar que seja isso mesmo!
Muito obrigado! Vou testar ainda hoje. Não sei se acho LDR aqui em RIO Verde - Goiás... _

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R

GrAmorin

Hand MasterMind
Esses sistema indicado pelo amigo Adiel é muito bom.
Alem do preço ficar bem menor (em minha cidade um LDR custa R$1,50. e um LED custa R$0,20), funciona do mesmo jeito.
Alias, a Boss quando passou a nao ter mais o foto-acoplador P873, ela passou a recomendar a usar este sistema, um led vermelho e um LDR dentro de um tubinho opaco (espagete termico, termoretratil).

Uma recomendação, use led vermelho comum, nao use auto-brilho.

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Eu realmente tive alguns problemas por usar LED de alto brilho, pela voltagem e corrente de trabalho mais altas.  Tive que mudar o sistema de excitação, para que tudo funcionasse bem no projeto do octaver.

GrAmorin

Hand MasterMind
O alto-brilho realmente é muito forte, mesmo quando ja esta quase apagando, ele mantem a excitação do LDR quase no maximo.
A Boss recomendava o led comum mesmo, se bem que na epoca nem existia esses leds tao forte.
Percebi diferença tambem, quando se usa aqueles leds comum transparentes (sem ser alto-brilho) e os que sao de envolucro vermelho (aquele comunzao mesmo) este ultimo ficou bem melhor, em minha opiniao.

Jorge R

Guest
Adiel

Você encosta o led no LDR ou deixa espaço?

Herberthpv

Colaborador
  1. herberthpv@hotmail.com
No trmulus lune eu usei um pedaço de tubo de caneta Bic para colocar o led de uma e o ldr de frente para o led (ambos de 5mm) e revesti o tubo com fita isolante, ficou bem prático...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...E o led foi desses comuns mesmo, mas amarelo (Era o que tinha disponível antes que perguntem se faz diferença...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...)
Long live the King!

GrAmorin

Hand MasterMind
Ta ai outra otima ideia, usar o tubo de uma caneta.
Tambem pode experimentar a capa de um cabo coaxial (aqueles de antena).
Sobre a cor do led, depende, uma vez experimentei varias cores, a diferenca fica por conta da resistencia que o ldr fica.
Depende do espectro da cor.
Experimentei cor laranja, nao deu diferença nenhuma no resultado, creio que o amarelo tambem nao dara muita diferença.
Ja verde, azul e branco nao ficam muito bom.

Herberthpv

Colaborador
  1. herberthpv@hotmail.com
Pois é GrAmorin, na hora do improviso me veio essa idéia do tubo de caneta, e como funcionou muito bem vou utilizando a idéia...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...essa do cabo caoxial também é uma boa idéia, talvez até aqueles cabos de rede podem funcionar como outra forma de invólucro para o LED/LDR, mas apenas teoria...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...
Long live the King!

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: Herberthpv on 05 de April de 2011, as 16:49:08
...talvez até aqueles cabos de rede podem funcionar como outra forma de invólucro para o LED/LDR, mas apenas teoria...

A importancia é que o led e ldr fiquem iosolados de qualquer fonte de luz externa.
Entao é bem provavel que sirva tambem a capa dos cabos de rede.

Embora essas ja sao ideias simples e funcionais, vamos ver se aparace mais alguma outra ideia. (guitar_player