Ligação de falantes

Started by juanito640, 08 de April de 2011, as 18:29:21

Previous topic - Next topic

juanito640

Guest
Olá galera, meu cabeçote chegou hoje, e estou querendo ligar na caixa que tenho, já conectei os alto falantes em 4 ohms, porem estou em dúvida com relação ao positivo e ao negativo que parece que esta invertido no jack.
O positivo do falante esta ligado na parte do meio do jack e o negativo na ponta do jack em cima. Não liguei ainda p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) tenho medo de pipocar tudo, então por favor me ajudem ai galera.
Sei que para pedais o meio e o GND aqui acho que é a mesma coisa mas não tenho certeza.

Dese ja agradeço

Scorpion

Handmaker
  1. e-castilho@hotmail.com
é ao contrario

positivo na ponta
negativo no corpo

GrAmorin

Hand MasterMind
É o que o Scorpion disse.
Por qualquer duvida maior, posta uma foto para vermos como esta.

Jupterra

Guest
juanito640.

Uma grande parte de pedais trabalham com tensões negativas; por isso as ligações deles são diferentes.

Pode ligar sem medo teu cabeçote à caixa; porque a ligação está correta.

Abraços.

ricardo rk

Guest
na verdade tanto faz. o importante é que os falantes estejam ligados corretamente entre si (+ com + e - com -). 
na ligação do jack, o que vai mudar é a fase do sinal, que no caso não vai aterar em nada o som. 

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: ricardo rk on 09 de April de 2011, as 17:15:36
na verdade tanto faz. o importante é que os falantes estejam ligados corretamente entre si (+ com + e - com -). 
na ligação do jack, o que vai mudar é a fase do sinal, que no caso não vai aterar em nada o som. 

Se a fase no falante estiver invertida ele vai bater para tras, dependendo do falante pode ocorrer danos.

ricardo rk

Guest
qualquer que seja a fase, o falante vai se movimentar nos dois sentidos. o que muda é que na ligação convencional, quando a tensão é positiva, o cone se move pra frente, e quando negativa para trás. invertendo a fase esse sentido será o contrario, mas o cone continua se movendo na mesma região, apenas em sentido inverso.  inverter a fase de um falante é o mesmo que inverter a fase de um captador, se ele trabalha sozinho não vai haver nenhuma diferença sonora.

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Quote from: ricardo rk on 11 de April de 2011, as 10:32:40
qualquer que seja a fase, o falante vai se movimentar nos dois sentidos. o que muda é que na ligação convencional, quando a tensão é positiva, o cone se move pra frente, e quando negativa para trás. invertendo a fase esse sentido será o contrario, mas o cone continua se movendo na mesma região, apenas em sentido inverso.  inverter a fase de um falante é o mesmo que inverter a fase de um captador, se ele trabalha sozinho não vai haver nenhuma diferença sonora.

Mas haverá um desgaste que prejudicará o falante devido ao movimento contrário.

ricardo rk

Guest
não há diferença no desgaste, pois o movimento é o mesmo, na mesma região, só muda o sentido.

em um ciclo de movimento, o cone se move para frente, depois para trás e volta à posição zero. em fase invertida é o contrário, para trás, para frente e zero.

se vc inverte a fase no falante, ou inverte a fase no captador, ou então no pré, dá tudo no mesmo.

só há diferença se vc usa 2 falante ou mais e estiverem em fases diferentes. quando um empurrar o ar, o outro vai estar puxando, anulando a compressão. isso também depende da frequencia, quanto mais baixa, mais perceptível. em tweeters, por exemplo quase não se nota diferença.

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Marcos

Não faz a menor diferença! Pode ligar invertido que a vida útil será exatamente a mesma. O que ocorre é que ligando alguns falantes em fase e outros em contra-fase, haverá perda de eficiência no som.

É como dois homens remando um bote. Se os dois remam para frente, o bote anda. Se um rema para frente e outro para trás, o bote fica girando no mesmo ligar sem andar, mas a longevidade dos homens não se altera pelo esforço inócuo.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

Scorpion

Handmaker
  1. e-castilho@hotmail.com
verdade

só se criou um padrão para não iverter a fase na ligação de 2 ou mais falantes

boa sorte ao nosso amigo que criou o tópico

e que essa discução tenha sanado a dúvida dele!

samuelluthier

Guest
pessoal bom tópico esse pra mim, se ligassemos um falante com fase invertida ele queimaria em pouco tempo, mas de acordo com os amigos isso não é verdade, muito bom saber.
obrigado a todos.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Um bom teste: se tiver uma bateria eletrônica ou um computador com algum software com som de bumbo que voce possa disparar manualmente ou por uma sequencia em loop, o que é melhor ainda. Experimente com o falante em fase e fora de fase, depois me diga se o resultado é o mesmo!

Certos transientes devem apresentar diferença sim. Outros nào. Na verdade somente coisas mais percussivas e graves, como palm muting sem distorção, no caso de guitarras. O movimento do cone estar em fase é o melhor, pode ter certeza.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

bossman

Administrator
DIY Freak

Com toda certeza Alex !
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Quanto à durabilidade do falante, nào vejo por que sofreria mais de um jeito que de outro.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!