Fonte de PC

Started by farley_hora@hotmail.com, 13 de April de 2011, as 20:59:52

Previous topic - Next topic

michelterres

**
Freqüente
Quote from: GrAmorin on 13 de April de 2011, as 23:21:41
Quote from: flaviobei on 13 de April de 2011, as 22:50:37
é, "ser o aterramento" do circuito pode não ser saudável!!!  :D
E ja pensou se tiver acabado de sair do banho, e ainda estiver descalço...  :D

ainda mais se tiver cabelo comprido, me parece que os sais do shampoo misturados com a agua aterram legal, pelomenos eu tenho um bom receio de qualquer coisa eletrica ao sair do banho, choque com cabelo molhado não é bonito...

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: michelterres on 14 de April de 2011, as 00:13:23
ainda mais se tiver cabelo comprido, me parece que os sais do shampoo misturados com a agua aterram legal, pelomenos eu tenho um bom receio de qualquer coisa eletrica ao sair do banho, choque com cabelo molhado não é bonito...
Ainda bem que meu corte de cabelo é tipo militar. :D

flaviobei

Guest
tem um tiozinho aqui do bairro, que inclusive foi o cara que refez a fiação da minha casa, manja muito, e tem um método não muito convencional pra descobrir fases na tomada, pega os fios, segura aos pares, dai durante o choque vai falando... 110... 220... 110... doidão

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Quote from: flaviobei on 14 de April de 2011, as 08:17:58
tem um tiozinho aqui do bairro, que inclusive foi o cara que refez a fiação da minha casa, manja muito, e tem um método não muito convencional pra descobrir fases na tomada, pega os fios, segura aos pares, dai durante o choque vai falando... 110... 220... 110... doidão

Meu pai, de 75 anos de idade, ainda faz isso (apenas com os dedos polegar e indicador de uma das mãos, obviamente) para testar se aqueles fusíveis antigos de cartucho estão bons ou não...

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
 Esse é o modo "DIGITAL" de se medir tensões e correntes...  :D

haha ignorem o trocadilho !!!

GrAmorin

Hand MasterMind
Na verdade, existe um modo de voce pegar nos dois fios da rede eletrica e nao sentir choque nenhum, ou muito bem fraquinho.
É ate considerado um truque.
Se voce criar uma resistencia na mao, nao sentira o choque.
Eu ja fiz isso, parecido com o metodo do Pai do Adiel, porem os dedos que uso é indicador e medio.

Se alguel quiser saber como é, só perguntar...
Nao guardarei segredo, mas ja adianto, precisa ter coragem...

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Eita. Manda aí....   8)
Talvez eu tome umas cervas e faço o teste  :D :D

Adiel

DIY Freak
A coragem ajuda.  Eu já fiz isso também, quando estava sem ferramentas para medir os fusíveis.  Basta esbarrar ligeiramente o dedo no outro contato, enquanto o outro dedo está encostado do outro lado.  Não se pode esquecer de usar um sapato de borracha e de não encostar em nada que esteja aterrado, caso contrário, vai levar um pequeno susto...   (rckt

farley_hora@hotmail.com

Guest
HEHEH FOIMAL, NEM SABIA DO RISCO =)

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: farley_hora@hotmail.com on 14 de April de 2011, as 17:08:33
HEHEH FOIMAL, NEM SABIA DO RISCO =)
Todo cuidado é pouco.

Nao tem nada demais.
O segredo é o seguinte:
Se voce estiver com a mao aberta (tipo para dar um tapa) voce sentira o choque eletrico.
Na verdade, o que sente é a corrente eletrica passando.

Se voce fechar a mao, voce não sentira o choque.
Voce deve fechar a mao e deixar apenas os dedos indicador e medio (por exemplo) curvados, bem proximo como se estivesse com toda a mao fechada.

Se voce ir esticando bem lentamente os dois dedos citados, começara a sentir a corrente eletrica.
Voce retrai os dedos novamente, e para de sentir a corrente eletrica.

Coloquei duas fotos que acabei de tirar para facilitar o entendimento da posicao da mão.

O que acontece, é que a resistencia (OHMs) da mao aberta é diferente da resistencia com a mao fechada.
Por isso este evento...

Ao testar este metodo, alguns cuidados basicos:
Mão nao deve estar molhada, nao deve estar descalço.

Antigamente, nao existia equipamentos com preços acessiveis, e as vezes nem existia tais equipamentos, para fazer tais medições.
Entao usava estes metodos, ou o que tivesse em mãos (nossa, isso parece ate ironico, ou comico ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ).

Isso pode ate ser uma questao de "cultura" esquecida, mas é o que se podia fazer na epoca...
Hoje voce pode comprar um multimetro digital por R$ 15,00 (em minha cidade encontra a partir deste valor), daqueles vindo do paraguay ou china.

Em 1994 comprei meu primeiro multimetro digital, na epoca paguei R$ 40,00, era o mesmo que 1 salario minimo inteiro, na mesma epoca um analogico era pouco mais que a metade.
Por ai se vê que antes o negocio nao era to facil... Ja hoje... nem precisa comentar...

Só nao me perguntem como é o truque para colocar os fios na boca e nao levar aquele baita choque.
Este eu nao sei. Ate me ensinaram uma vez, mas nao tive coragem de testar...

leehfreire

*
Iniciante
  1. leandro_183@hotmail.com
Cara... isso é medonho... ??? To doido pra fazer isso  (deathmet

Adiel

DIY Freak
Quote from: leehfreire on 14 de April de 2011, as 18:01:49
Cara... isso é medonho... ??? To doido pra fazer isso  (deathmet

Se puder evitar, é melhor...   :D :D :D

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Pessoal

Quando eu vou mexer na rede elétrica e não posso desligar a força, uso aquelas luvas amarelas de borracha que a faxineira veste para lidar com água sanitária! Funcioa muito bem! Não requer coragem e nem cerveja!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

GrAmorin

Hand MasterMind

leehfreire

*
Iniciante
  1. leandro_183@hotmail.com
Não relatei antes pois era hora do meu irmão no computador  :'(
Mas na mesma hora fui fazer o teste, e não é que funciona?  >d