Atenuação através de redução de tensão do +B

Started by bossman, 10 de May de 2011, as 01:23:33

Previous topic - Next topic

bossman

Administrator
DIY Freak
Achei esse esqueminha aqui e to curioso pra saber se funciona mesmo ou é furada.Claro que quero ter certeza de que não vou estragar minhas válvulas antes, então posto aqui pra avaliação dos colegas de fórum

Obs.: o cara que publicou esse circuito (Dana Hall) só garante ele pra amps com bias por cátodo e com menos de 30w (por que pode super aquecer o MOSFET)

O MOSFET pode ser um NTE2973 ou equivalente.

PS.: tomara que não dê problemas com os estrangeiros novamente.

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Bossman

É um bom circuito para estragar válvulas! Você vai conseguir um aumento na corrente da grade auxiliar proporcional a redução da voltagem. Isso fará as grades aquecerem e possivelmente entrarem em curto.

Os pentodos de saída devem sempre trabalhar com a tensão de placa maior ou igual a de grade auxiliar, ou ela superaquecer. Reduzir a tensão de placa, principalmente em uma EL84, vai danificar a peça.

Se você conseguir reduzir a tensão de grade junto, ainda vai ter problemas. Com a redução de correntes, vai faltar bias em aparelhos com bias pelo catodo. Novamente temos dano.

A tensão de trabalho no aplificador não é escolhida ao acaso. Procure respeita-la.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

Jupterra

Guest
Isso deve ser invenção de algum "aventureiro".
Ainda bem que temos pessoas interadas no assunto pra ajudar nessas horas.
Descartemos essa idéia... né?

Eduardo

Hand MasterMind
Quote from: Jupterra on 10 de May de 2011, as 08:18:25
Descartemos essa idéia... né?

Completamente! Não ser brinca com bias e tensão de placa das válvulas de potência. É muito fácil torrar alguma coisa. Leva uns minutos, mas torra. Com transistores é mais divertido fazer este tipo de teste. Eles explodem assim que se liga a força! Válvula aguenta um tempo, por isso tem aventureiro fazendo essas gambiarras.

Mais uma dessas dicas de auto-trepanação!

Abraços

Eduardo

bossman

Administrator
DIY Freak
Valeu pela explicação Eduardo! Ainda bem que eu vim aqui perguntar hehe  ^-^

Fernando Bello

Handmaker
  1. nandobello2003@hotmail.com
Não era o Pedrone que fazia um esquema assim nos amps dele, pra saturar o power sem muito volume?
Salto - SP

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Fernando Bello on 10 de May de 2011, as 16:39:53
Não era o Pedrone que fazia um esquema assim nos amps dele, pra saturar o power sem muito volume?

Nem sei Bello o Pedrone depois de um tempo parou de dilvulgar informações técnicas, acho que devido ao grande volume de trabalho.

Eduardo

Hand MasterMind
O que eu vejo por aí é que quem menos sabe, mais divulga! Divulgar conhecimento bom dá muito trabalho e exige responsabilidade. Divulgar porcaria é fácil.

Estou montando meu site sobre válvulados e cada vez que escrevo um parágrafo, perco uma tarde pesquisando para não falar besteira.

Abraços

Eduardo

maioli

Guest
O orange tiny terror tem variação de 15 - 7W por redução da tensão de alimentação. Só que ele baixa todo o setor de alta tensão, e não apenas o +B. Assim, todas as tensões de polarização são reduzidas proporcionalmente, sem perhaps.

Mas tudo isso virou bobagem depois que inventaram o master volume...

Fernando Bello

Handmaker
  1. nandobello2003@hotmail.com
Não é o caso. O master volume você controla a saturação do pré, nesse caso de reduzir a tensão seria pra saturar o power, porém com menos volume.
Salto - SP