Como fazer um enxerto de madeira!

Started by FitterMan, 13 de May de 2011, as 09:59:05

Previous topic - Next topic

maioli

Guest
Logged
Eu não usaria de massa de tipo nenhum para fechar o furo, massa é só para dar acabamento.

FitterMan

Guest
Logged
o furo é interno mesmo
fica embaixo da ponte e do escudo
não aparece nada
o importante é resolver!!!

designermx2

Guest
Logged
Quote from: Marcos Câmara on 16 de May de 2011, as 10:14:35
Já vi meu luthier raspar madeira e misturar o pó com Super Bonder. Fica bem resistente.
Só para completar depois de alguns meses, esse é o método mais comum que vejo por aqui (se o reparo for pequeno como tapar furos por exemplo ou pedacinhos de 2 cm e 2 mm de profundidade. Maior que isso já entra em ação o que foi feito aqui).

O pó de madeira geralmente é tirada da própria guitarra lixando toda a área e colhendo o pó. A depender da cor da madeira e da área, é possível também reproduzir os veios, mas agora precisaria de um tópico exclusivo para isso e muitas fotos mostrando porque a coisa é bem artesanal e demorada pracas.

GrAmorin

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,354
Location: Presidente Prudente-SP
Logged
Quote from: designermx2 on 27 de December de 2011, as 12:33:37
O pó de madeira geralmente é tirada da própria guitarra lixando toda a área e colhendo o pó. A depender da cor da madeira e da área, é possível também reproduzir os veios...

Essa é uma tecnica usada por restauradores de moveis antigos.
O resultado é interessante.

Roberto Alves

*****
Hand MasterMind
Posts: 2,687
Location: Rio de Janeiro
Logged
Hoje em dia existe uma coisa bem interessante que é massa de madeira.
É tipo uma massa de modelar mas com cores de madeiras e para esse fim.
Eu uso muito na minha casa para várias coisas e reformas de portas, janelas, moveis e até em caixas de amps.
Quando faço caixas e uso parafusos, pregos ou a madeira tem alguma deformação, eu uso essa massa, deixo secar, passo lixa e depois cubro com courvin.
Ela evita que fique alguma deformidade na caixa, um relevo, um detalhe mal feito ou outras coisas.
Não serve para dar sustentação de parafusos, pregos ou em casos de se precisar refazer um buraco de cavilha que ficou muito grande, por exemplo.
Eclético mas com parcimônia!!!

GrAmorin

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,354
Location: Presidente Prudente-SP
Logged
Para o caso de depois de reparado ser coberto com algum acabamento, como por exemplo o corvin, ou tecido, tem outras opcoes viaveis tambem.
Neste caso costumo usar massa epoxi (tipo durepox), este suporta parafusos.

Ja se o acabamento for um verniz, ai fica melhor usar a tecnica de lixar, e misturar o po com cola.
Eu nao conhecia essa massa.
Ela tem cores diferenciadas ou cor unica?

Roberto Alves

*****
Hand MasterMind
Posts: 2,687
Location: Rio de Janeiro
Logged
Várias cores para mogno, imbuia, pinho, cerejeira, bla, bla, bla...não to lembrando de outras que já vi.
Pode procurar porque vale a pena.
Eu usei em casa até para tapar furos de brocas em portas e janelas (brocas não de perfuração, mas daqueles insetos horríveis que parecem cupim).
Usei até em um santinho de madeira que estava quebrado.
Eu o restaurei com massa nas partes lascadas e quebradas, depois lixei e pintei.
Ficou muito legal e a sanca que tenho em casa pode receber mais um hóspede.
Eclético mas com parcimônia!!!