Capacitores de controle tonalidade

Started by leehfreire, 25 de May de 2011, as 09:29:32

Previous topic - Next topic

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
A minha Tele American Special (a do meu avatar aqui) tem esse circuito. Na minha opinião ele funciona e bem até. Mas, além dele, é importante ver o valor do pot de volume e que tipo de captadores estará usando. A Special vem com Texas Special, que eu particularmente gosto muito, e não são extremamente brilhantes como alguns outros.

KEM, você chegou a experimentá-lo com humbuckers?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

kem

DIY Freak
Alex, só com singles mesmo.
Mas os Texas Special são assim independente do controle de tom... arriscaria que mesmo pots de 500K não os deixariam agudos.
Isso é assunto que tenho debatido no outro topico sobre indutancia em captadores...
I don't want to die young...
I want to diode!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Resolvi dar mais uma chance aos mojismos capacitivosnos controles de tonalidade da guitarra. Mais precisamente numa Les Paul Studio. Consegui alguns capacitores óleo/papel e os coloquei no lugar dos cerâmicos originais. Diferenças? Sim, muito sutis, mas existem...  Difícil dizer se tem a ver com o material, ou mesmo pequenas diferenças de valor. Já que estava com a mão na massa resolvi experimentar a tal ligação 50's e essa sim teve certo impacto no uso do controle de tonalidade. Depois resolvi experimentar mais um pouco e coloquei no controle de tonalidade do captador do braço um cap de .01uF, a metade do valor original. Olha, acho que vai ficar assim, ao menos até poder tocar mais com a guitarra e ter um parecer mais sólido. Eu não sou grande fã dos pickups da Gibson mais modernos. Com o objetivo de obter mais nível de saída os médios se tornaram muito proeminentes, na minha opinião. Eu prefiro os Burstbuckers aos 490 e 498, ou mesmo os 57's. Mas achei q a Studio soou bem com os 490 e 498 originais nessa nova configuração.

A gente tenta entender o que na prática afeta o som final da guitarra e de que forma afeta antes de chegar aos nossos pedais e amps... Há algum tempo, no iutubis acho eu, vi um vídeo feito em uma universidade brasileira com testes para provar que diferentes madeiras não afetariam o timbre final do instrumento... Ainda não me convenceu... Mas entre fetiches, modismos, mojismos e a realidade sonora ainda há coisas a resolver...
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Patines

Handmaker
A lenda assombra a mente na hora do pesadelo!!  T+

-----

O lado negro da força dos capacitores está capacitando muito!!  T+

pit.du

Guest
Alguem já fez testes para ver a diferença entre os Bumblebee, e os capacitores a oleo encontrados hoje em dia?