Qual a diferença entre potenciômetros "A" para "B" ?

Started by FitterMan, 12 de July de 2011, as 15:07:54

Previous topic - Next topic

FitterMan

Guest
De "A" Para "B" em potenciômetros e qual é aconselhável usar?

kem

DIY Freak
A = Logaritimo = + usado para volume
B = Linear = + usado para tom
I don't want to die young...
I want to diode!

Roberto Alves

Hand MasterMind
Lembrando que isto não é regra.
Depende do projeto.

;)
Eclético mas com parcimônia!!!

FitterMan

Guest
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) a e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) !!!

admin

Administrator
Handmaker
Fitter man.
Cuidado com o Internetês, como já foi amplamente escrito no forum usuários de outras linguas acessam nosso forum usando tradutores de internet, prejudicando o entendimento.

Abraços,
Barci
Barci
Administrador e Moderador - SP

EddieTavares

Guest
O título do tópico também não esta legal.

FitterMan

Guest
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) a e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) = internetês

Minha nossa, me desculpem !!! Eu cometi um crime de 2 palavras.

já mudei o titulo do tópico também.

mclasta

Guest
Nada drástico amigo, mas o ideal é orientar os colegas iniciantes desde o início, sabe como é!
Esperamos sua compreensão de que foi somente uma orientação.
Abraços!

yurice

Guest
Pontenciômetro A é o aumento do volume, no caso, é gradativo, enquanto que o B é praticamente de uma vez. Por exemplo: se você quiser fazer aqueles efeitos de violino, feito Malmsteen, o potenciometro B não é o mais indicado!

FitterMan

Guest
bem legal, não sabia que existiam esses truques para timbres na guitarra antes de conhecer o fórum. (aplaus)

Chris

Handmaker
Shut Up 'n Play Yer Guitar!

Lamer

Handmaker
Gostei do link Chris... embora em inglês, mas as figuras são auto explicativas, até quem não é muito habil com o inglês, consegue entender.

mclasta

Guest
O logarítimico é um fato elevado a um expoente, como X².
Pra que se usa isso?
Nosso ouvido não tem a percepção linear do aumento de volume, mas exponencial. Isto é.. se você tá no volume 4 de um aparelho, e pretende dobrar o volume no ambiente.. elevar para 8 num sistema linear não trará a sensação de dobro.. mas sim se vc elevar 4 ao quadrado, isto é, 16..
O logarítmo é a operação inversa da exponenciação.. como quando falamos em patonciômetro, falamos em resistencia, ele funciona ao contrário.. para aumentar a passagem do sinal e consequentemente elevar o som, é necessário REDUZIR a resistência.. como estamos trabalhamos redução da resistencia para uma percepção exponencial da elevação do sinal.. usamos o potenciômetro logarítmico..
Deu pra ter idéia?
Por isso na maioria dos bons projetos, a equalização por exemplo é linear.. mas os volumes são logarítmicos.. pra efeitos já não tem uma regra..
Abraços!