Ajuda com Shelter CE-100

Started by Dabreu, 23 de July de 2011, as 22:45:47

Previous topic - Next topic

Dabreu

*
Iniciante
David Abreu
  1. lavad@terra.com.br
Um dono ligou o pedal em uma fonte emprestada sem conferirir a voltagem e polaridade da mesma e o pedal parou de funcionar. Ao abrir o pedal percebi que o capacitor eletrolitico usado para filtrar a alimentação e um dido zener 9V estavam estourados. Substitui essas duas peças e o pedal voltou a acender o led ao ser ativado mais o efeito não sai.

Não consegui encontar o esquema do pedal em lugar nenhum para tentar identificar outro componente defeituoso.

Algum dos senhores handmakers teria o esquema desde pedal ou saberiam dizer se ele foi "copiado" de algum pedal existente? 

diogogranado

Guest
Dabreu, esse pedal seria de chorus? Se for verifica se tá chegando energia nos CI's e se o regulador de tensão 7805 não foi danificado também.

Dabreu

*
Iniciante
David Abreu
  1. lavad@terra.com.br
É o chorus. Verifiquei as tenções no opamp e tá chegando 5,6V, acho que deveria ser maior nesse ponto. Nos outros ci's peguei o datasheet mais não pude conferir hoje.
E o regulador 7805 confesso que acabei esquecendo de olhar... )>| )>|
Amanhã faço essas verificações, pois não tenho acesso a minha bancada a esta hora.  :'( :'( :'(

GrAmorin

Hand MasterMind
É muito comum queimar o 7805 quando se liga fonte invertida, ou fonte AC.
Lembrando, que o 7805 usado em pedais geralmente é aquele em formato de transistor...
A tensao no op.amp estao baixas mesmo.
Alguma coisa esta baixando a tensao, ve se nao tem um dos op.amp queimado.
Outra dica, sobre o zener, sempre tem um resistor em serie, troque-o tambem.
Se o zener entra em curto este resistor sofre as consequencias...

O pedal é digital ou usa MN?

Dabreu

*
Iniciante
David Abreu
  1. lavad@terra.com.br
Quote from: GrAmorin on 24 de July de 2011, as 01:13:27
O pedal é digital ou usa MN?

Ele usa o ES56028S, que segundo o datasheet é um 'echo soud processor'.

O regulador está queimado, vou arranjar outro para colocar no lugar e continuar os testes.

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: Dabreu on 24 de July de 2011, as 16:14:22
Ele usa o ES56028S...
Entao é digital.
Este CI é o mesmo usado pelos Boss digitais (chorus, flanger...).

Retire o regulador e veja se a tensao de 9V ainda cai.

Dabreu

*
Iniciante
David Abreu
  1. lavad@terra.com.br
Olá senhores!

Terça passada pude comprar o regulador 78l05 que não tinha em mãos, e continuando a verificação encontrei um transistor s9014 queimado e substituindo esses dois componentes o pedal voltou a vida. ;D ;D ;D

Obrigado a todos que contribuiram com as dicas que foram bastante uteis.  :tup

VOX

Handmaker
Dabreu, só me tira uma dúvida:Antes da substituição do regulador o efeito era zero ou bem fraquinho??

Dabreu

*
Iniciante
David Abreu
  1. lavad@terra.com.br
Era zero. Não estava chegando alimentação no ci ES56028S e o regulador danificado estava derrubando a tensão que ia para os opamp's.

Biograve

*
Iniciante
  1. fbnandes@gmail.com
Pessoal, gostaria da ajuda de vocês.
Uma amigo me pediu para eu tentar arrumar um pedal BCH 300 da groovin que como sabemos é a mesma placa do CE-100 do nosso amigo, tudo igual até o mesmo CI.
Enfim, o problema desse pedal é um pouco mais complicado.
O som sem efeito sai normal, porém quando se liga o efeito o som sai com um chiado forte mas bem ao fundo da para se ouvir o som com efeito chorus porém bem baixo e distorcido.
Eu estou quebrando a cabeça, mas meu problema parece mais profundo que um simples regulador hehe.
Infelizmente muito provavelmente foi excesso de tensão, pois a fonte usada nesse pedal estava dando 11,5 volts  ???.
E o pior foi eu quem deu a fonte para o meu colega..  >>(:enfim estou em uma situação muito chata e preciso muito da ajuda de vocês.
Por favor alguém que tenha alguma ideia me da uma luz...
Obrigado

-----

Amigos, vou postar alguns teste que já fiz me baseando em tópicos que vi por aqui.
O bass chorus da groovin é baseado no  CI ES56028S.
O esquema só mudando a equalização que é mais simples é igual ao boss CS-5, podem baixar e acompanhar o esquema.
http://www.eserviceinfo.com/download.php?fileid=41772

Enfim fiz vario testes:
*Os reguladores de tensão de 5V estão ok.
*Os reguladores de 4V e 8V estão ok.
*As linhas de 9V também.
*Todos os CIs estão recebendo a alimentação que deveriam receber.
*O by pass também esta ok.
Ai quando se liga o efeito vem um chiado infernal e lá no fundo o efeito chorus.
Eu peguei o sinal da saída do Q3, abri o capacitor C16 e liguei nele através de um fio direto e o chiado não apareceu, sai o som limpo, então co IC2 esta ok.
Restou apenas o IC1  (ES56028S), IC4 e IC6, e todos os outros componentes que circundam os mesmos...
Caso alguém tenha alguma ideia estou a no aguardo ansioso.
Obrigado.

Queria ter mais tempo para meus handmades...

GrAmorin

Hand MasterMind
Com base no esquema do CE-5:
Retire C2, e C43.
interligue onde é - de C2 a onde é + de C43, interligue usando um capacitor, pode ser um desses 2 retirados.
OBS. não precisa retirar, pode ser apenas levantado um dos terminais.

É comum esses CIs queimarem.
Ja o fato da fonte soltar os 11V não é prejudicial, e praticamente não atacará o ES56028, já que este recebe alimentação que passa por um regulador. Entao sempre estará recebendo 5V independente da tensão na entrada.

Minhas fontes soltam entre 14 e 17V, e nenhum pedal queimou ate hoje.

Biograve

*
Iniciante
  1. fbnandes@gmail.com
Obrigado GrAmorin, eu fiz o teste que você me sugeriu apenas coloque em série um potenciometro de 50k pois o R10 no pedal da groovin fica antes do capacitor e o resultado do teste foi o mesmo chiado.
Ai já fiquei feliz pois o CI ES56028S um CI SMD estava ok, ufa..
Enfim continuei na mesma analogia e retirei o capacitor C51 e liquei o C2 direto como no outro teste e desta vez o som saiu limpo..
Matei a charada o problema esta no IC 4 que é o NJM022BM ou em algum componente ao seu redor. Para finalizar verifiquei os resistores e tudo estava ok.
Então antes de fechar o cachão resolvi resoldar o IC 4 que um SMD e liguei tudo no original e para minha surpresa...O pedal voltou a funcionar normal sem chiado (rckt)
Ai deixei o pedal ligado por pouco mais de uma hora e de vez em quando ia tocar com ele, mexia nas regulagens e ele funcionou perfeitamente. Enfim acho que era alguma solda fria do IC 4....
Agradeço ao GrAmorin por ter mostrado o caminho a seguir e Graças a Deus não precisei trocar nada, agora vou devolver para me colega só que sem a fonte e espero que o pedal se comporte daqui para frente hehe.
(aplaus)
Queria ter mais tempo para meus handmades...

felixmeirelles

Guest
Estou com um digitech aqui parado que acho que tem o mesmo problema, depois não sabem porque odeio SMD.... >;( )>| >>(:

O pior que tem aqueles transistoresinhos micro smd.