EF184 no Valvolab (sugestão de pré)

Started by Eduardo, 24 de September de 2010, as 16:27:33

Previous topic - Next topic

Jupterra

Guest
Pode deixar, Eduardo... assim que tiver gravado, eu posto o link.

Abração.

viagem_mental

Handmaker
Criei um pequeno layout para este tentador preamplicador, que pretendo montar mais para frente...
Vou postar apenas a imagem, para que possam ser acrescidas sugestões.
Se eu entendi, todos os resistores podem ser de 1/8W. Mas como vi aquela tensão de 250V no B+, coloquei pads para resistores de 2W no R2 e no R3.
Caso alguém com experiência queira montar este layout, mande uma mp para mim.

-----

Quote from: Eduardo on 05 de February de 2011, as 18:26:03
Oi Pessoal

Quote from: Ledod on 04 de February de 2011, as 18:38:53
ps2: Roubei mesmo na cara dura sua idéia do valvolab! haha

O mais adequado é usar um tone stack depois, incluindo o potenciômetro de volume no lugar de R4, como o Jupterra fez.

Circuitos de controle de tom são gulosos por sinal. Eles cortam mesmo e sem dó. Por isso que este pré é interessante, já que com uma única válvula dá todo o ganho necessário para ser cortado num tone stack e então aplicado num amplificador com alta impedância de entrada. Se for usar em um amplificador com baixa impedância de entrada (leia-se SS), tem que por um buffer depois do stack.

Abraços

Eduardo

Você quer dizer que o tone stack viria nos pontos A e B da figura a seguir?

Guitar Craft

andrefreitas

Colaborador
  1. andrefreeitas@hotmail.com
Fiz um pequeno Layout baseado no do Chris pra esse Pre, quero ve-lo cantando rápinho aqui...rs (Que aliás, contem controles de Ganho, Tone e Master)
.
Porem gostaria que os Senhores dessem suas opinioes...

gubterra

Guest
Ola Amigos, Eduardo, posso usar esta EF184 no pré fender twin no lugar da 12ax7?

Chris

Handmaker
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Eduardo

da pra fazer um pré de microfone com esse circuito ai?
Shut Up 'n Play Yer Guitar!

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Pessoal

Quote from: gubterra on 24 de August de 2011, as 02:55:44
posso usar esta EF184 no pré fender twin no lugar da 12ax7?

Pode, mas mas preste atenção no ganho.

Quote from: Chris on 24 de August de 2011, as 03:12:56
da pra fazer um pré de microfone com esse circuito ai?

Dá sim e deve ficar bom!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

gubterra

Guest
Quote from: Eduardo on 24 de August de 2011, as 06:16:46
Oi Pessoal

Quote from: gubterra on 24 de August de 2011, as 02:55:44
posso usar esta EF184 no pré fender twin no lugar da 12ax7?

Pode, mas mas preste atenção no ganho.

Como assim Edu? Não entendi o preste atenção no ganho???   Desculpe, sou meio ignorantão em valvulas....

Eduardo

Hand MasterMind
O ganho conseguido com uma 12AX7, na melhor das hipóteses, chega a 70. A EF184 dá 450.

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Eduardo on 24 de August de 2011, as 14:47:35
O ganho coseguido com uma 12AX7, na melhor das hipóteses, chega a 70. A EF184 dá 450.

Para os "modeladores de timbre" (ou "fazedores de barulho"), normalmente é muito melhor ter menos ganho e aplicados a dois estágios separados, do que um único estágio com ganho imenso. A idéia por trás disso é introduzir as "não lienaridades" do circuito aos poucos. Você distorce o sinal um pouquinho de cada vez - reduzindo a amplitude antes de inserir o sinal no próximo estágio. Parece engraçado, dar ganho para depois atenuar, mas é justamente o que é feito nos "high-gain" da vida.

Ou seja, a decisão sobre qual tipo de válvula usar fica bem mais difícil a cada momento.

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

gubterra

Guest
Quote from: Eduardo on 24 de August de 2011, as 14:47:35
O ganho conseguido com uma 12AX7, na melhor das hipóteses, chega a 70. A EF184 dá 450.

O fender twin não deve estar configurado para trabalhar com este ganho não é?   Para um pré clean   12ax7 ou 12au7?  quero mandar um piano eletrico nela!   

Hgamal....   me ajuda a resolver cara huahuahuahuahau .... não a me deixar mais indeciso huahauhauhauhauhauha

Eduardo

Hand MasterMind
Quote from: gubterra on 24 de August de 2011, as 22:58:18
O fender twin não deve estar configurado para trabalhar com este ganho não é?   Para um pré clean   12ax7 ou 12au7?  quero mandar um piano eletrico nela!   

Existem mais coisas entre o pic-up e o speaker que supõem tua vã filosofia!  :D

O critério para escolha da válvula para um pré é bem mais complexo que simplesmente dizer "para limpo use  A e para sujo use B".

Abraços

Eduardo

gubterra

Guest
Ok é justamente por isso que eu to aqui no site a semana toda pedindo uma indicação de pré valvulado para este fim!!!  projeto e valvula.

andrefreitas

Colaborador
  1. andrefreeitas@hotmail.com
um pre-amplificador balanceado para microfone com esta válvula seria bem legal einh. ainda mais por ser uma válvula barata..

viagem_mental

Handmaker
Acabei de terminar esse pré mais o tonestack do fender twin. Simplesmente divino e viciante!  (guitar_player

Eduardo, antes de postar o projeto completo aqui, gostaria de uma sugestão de nome. Afinal, você merece todos os créditos pelo trabalho/projeto. (brav) [beer]
Guitar Craft

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Viagem_mental

Eu apenas identifiquei um ponto de trabalho no qual a válvula poderia ser usada! Você criou o layout, adaptou o tonestack e constuiu o protótipo sozinho! Eu não precisei mudar nada nos esquemas que você me enviou! O mérito por fazer desta "sugestão" um pré completamente funcional é todo seu! Parabéns!

Por isso eu acho que o pré deve se chamar Viagem Mental!

Novamente, parabéns por sua criação.

Grande abraço!

Eduardo