Hughes & Kettner Attax 80

Started by biglouis, 28 de July de 2011, as 14:15:55

Previous topic - Next topic

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Boa tarde meus queridos!

Um amigo possui um amplificador desses, que por sinal é excelente, e fez o favor de ligar no 220...

Trouxe pra eu arrumar.

Não achei o esquema na net, mandei e-mail pra empresa pedindo, e disseram que não mandam pra quem não é assistente autorizado.

Numa pesquisada pela net, achei um cara que afirma ter feito a mesma proeza, e consertou apenas trocando os dois darlingtons do power.

Eu encomendei no ebay os transistores, mas fico na dúvida se o problema é só esse.

O amplificador tem 2 fusíveis de 2A que queimaram... e mais dois que ficaram intactos.

De acordo com o cara, quando ligou, ouviu um estouro no alto falante, e o ampli ficou ligado, porém, mudo!

Alguém tem alguma ideia de algo mais que pode ter acontecido, além dos transistores?

Ele usa um par PNP/NPN MJ4035 e MJ4032

Abraços

bossman

Administrator
DIY Freak
Big veja se o falante não foi pro espaço junto com os transistores de saída.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
O falante ta legal... ja testei...

É um Celestion... G12 se não me engano.

bossman

Administrator
DIY Freak
Já abriu ele pra testar transformador e ver se tem alguma avaria visível, tipo resistor de emissor queimados e etc.

kem

DIY Freak

Luis_RP

*
Iniciante
Pelas suas postagens sei que é técnico experiente, porém não custa mencionar que quando acontece isto, (ligar em tensão errada) pode estar queimado a fonte principalmente o capacitor de filtro do prímario se não for de tensão de trabalho de 400V volts e consequentemente a saída também queima.
Depois da substituição eu ligaria em uma tomada em serie com lampada de 150W. para ter certeza que mais nada esta avariado. e evitar mais danos "Já que o falante esta ok".

até

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Visualmente, o único dano foram nos fusíveis.

Numa primeira analisada, os componentes são todos "super dimensionados"... suportando tensões bem mais altas que a de trabalho.

Mas vou olhar com mais carinho hoje pra ter certeza.

O manual dele eu ja tinha pegado na net e dado uma olhada, mas não foi de grande ajuda.

Valeu a todos pela força...

bossman

Administrator
DIY Freak
Big o Luiz citou algo importante! Nas próximas vezes que for ligar o amp. use uma lâmpada série pra não queimar mais nada.

gubterra

Guest
Cara verifica bem os componentes em volta dos darlington, eles quase sempre levam alguma coisa junto com eles, dificil queimar só eles......

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Só pra constar!

Semana passada chegaram os novos transistores que encomendei.
Dei uma boa revisada no amplificador, não achei mais nada de crítico.
Troquei os darlingtons, e agora o danado está funcionando lindamente!

Fica a dica!

Grande abraço, e desculpem pelo sumiço!