Trilhas para altas amperagens

Started by FESTER, 02 de August de 2011, as 15:19:12

Previous topic - Next topic

FESTER

Guest
E ai galera, beleza?

Tentei achar informações no google, mas não consegui.

Eu queria saber qual a largura de uma trilha para aguentar 70A.
Ou melhor, se vocês tiverem uma tabela que relaciona cada milímetro de trilha com a amperagem suportada.

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) galera.

plautz

Guest
Pra que você quer tudo isso, só por curiosidade?

A largura para 70A (segundo o Sprint Layout é de 22.76mm, ou 1100mils.

Abraços.

FESTER

Guest
É que estou desenvolvendo uma placa para minha empresa onde preciso de uma ponte retificadora na placa (ou pelomenos tentar desenhar para caber na placa) e ela vai precisar aguentar míseros 70A  ???

Mas v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pela dica Plautz.

E este programa você utiliza é bom?

plautz

Guest
Quote from: FESTER on 02 de August de 2011, as 15:27:20
E este programa você utiliza é bom?

Eu o uso apenas quando tem que fazer uma placa baseada em um desenho da PCB original ou quando tenho que saber essa informação (quantos ampéres a trilha aguenta; claro, sempre uso um pouco mais por segurança).

Abraços.

FESTER

Guest
POxa, legal, to tentando puxar este programa, mas não consigo.

Sabe os pdf do site tonepad? qual programa faz ficar daquele jeito?

plautz

Guest
Quote from: FESTER on 02 de August de 2011, as 16:14:15
Sabe os pdf do site tonepad? qual programa faz ficar daquele jeito?

Corel Draw.

E os pdf's aqui do site são mais bonitos.

Abraços.

FESTER

Guest
Sim, concerteza.
Mas eu perguntei qual programa faz aquilo, para saber se era programa para desenhar PCI, que tenha um banco de dados etc...

Mas vou ter que me contentar com o eagle.

xD

GrAmorin

Hand MasterMind

Renan

**
Freqüente
Quote from: Plautz on 02 de August de 2011, as 15:21:36
Pra que você quer tudo isso, só por curiosidade?

A largura para 70A (segundo o Sprint Layout é de 22.76mm, ou 1100mils.

Abraços.

Plautz, eu costumo fazer trilhas de alta corrente mais grossas, e estanha-las com alguma "sobra" para conduzir ainda mais corrente, no caso dos 70A, isso não seria uma boa alternativa também?

Emerson_SNK

Guest
Nesse caso, não seria melhor usar FIO de cobre no lugar da trilha? A amperagem é muito alta, vai acabar ficando muito grande essa trilha.

Renan

**
Freqüente
Quote from: Emerson_SNK on 21 de October de 2011, as 08:52:30
Nesse caso, não seria melhor usar FIO de cobra no lugar da trilha? A amperagem é muito alta, vai acabar ficando muito grande essa trilha.

Talvez utilizar uma trilha da espessura do fio, e solda-lo "o caminho todo" de um pad até o outro...

Cogumelo

Guest
QuoteTalvez utilizar uma trilha da espessura do fio, e solda-lo "o caminho todo" de um pad até o outro...
EU usaria só o fio, não vejo o por que de se usar uma trilha e um fio, vai ser um fio bem grosso mesmo, acho que pra isso não precisa usar uma trilha, coloca só o fio mesmo!

Mais é uma putcha corrente heim! Cuidado com ela, é bem perigosa!

Abraço!

mrmagoo

Colaborador
  1. andremasterblaster@hotmail.com
Prefira cabo flexível ao invés de fio.

Para conduzir 70A precisaria de um cabo de seção de 16mm². Dimensionamento por capacidade de condução de corrente, pois, a passagem de corrente pelo condutor gera calor.

Se utilizar um cabo de 2,5mm² para conduzir 70A, devido seção transversal muito pequena, faz com que esquente bem mais que um de 16mm² ai então o isolamento do cabo pode não aguentar e derreter.
Americana-SP

guii_music

Guest
Quote from: FESTER on 02 de August de 2011, as 15:19:12
E ai galera, beleza?

Tentei achar informações no google, mas não consegui.

Eu queria saber qual a largura de uma trilha para aguentar 70A.
Ou melhor, se vocês tiverem uma tabela que relaciona cada milímetro de trilha com a amperagem suportada.

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) galera.
Fala cara
Eu atualmente estou trabalhando com eletroeletronica, e na firma onde trabalho fabricamos retificadores de diversas potências, mas uma coisa que é fundamental que existe na arquitetura da retificação de alta potência é usar dissipadores (parrudo) nos diodos, que são de rosca e de alta potencia.
Para interligar tudo usamos cabo de cobre flexível de seção grossa (como disse o amigo mr. magoo) o cabo é crimpado em terminais e fixado em outra secção com parafusos de latão e/ou bornes grandes (sindal) .
Lamento dizer mas acho para essa finalidade o máximo que você pode fazer para ficar parecido de PCB, é montar o dissipador (parrudo) e a fiação por cima de uma placa de fenolite grosso, a placa de circuito impresso não ficaria eficaz com tal corrente fluindo sobre ela.
Volto a dizer que o dissipador tem que ser parrudo,  :D
Por curiosidade, qual será a tensão de trabalho?
Abraços
Guilherme

gabritta

Guest
Quote from: guii_music on 21 de October de 2011, as 22:59:25

Para interligar tudo usamos cabo de cobre flexível de seção grossa (como disse o amigo mr. magoo) o cabo é crimpado em terminais e fixado em outra secção com parafusos de latão e/ou bornes grandes (sindal) .
Lamento dizer mas acho para essa finalidade o máximo que você pode fazer para ficar parecido de PCB, é montar o dissipador (parrudo) e a fiação por cima de uma placa de fenolite grosso, a placa de circuito impresso não ficaria eficaz com tal corrente fluindo sobre ela.
Volto a dizer que o dissipador tem que ser parrudo,  :D
Por curiosidade, qual será a tensão de trabalho?
Abraços
Guilherme

Outra sugestão seriam barramentos de cobre para interligaçao dos diodos com a saida do transformador, trabalho com cinema e utilizamos retificadores de 25-28V que podem chegar ate 120A tem que ter muito cuidado com isolamento das conexoes e disipadores pois a pancada é forte!!!

Valeu!!