Fonte de pouca amperagem

Started by gabrielperes95, 08 de August de 2011, as 13:33:09

Previous topic - Next topic

gabrielperes95

Guest
Estou precisando de uma fonte pra um outro pequeno projeto meu, ela precisa ser 12V e como vai ser so pra ela pode ser de pouca amperagem, 0.21A.
Ja vi diversos projetos de fontes 9V aqui no site e pelo que eu pensei seria necessario somente trocar o CI Regulador de tensão.
Estou certo???
É possivel descobrir a amperagem e voltagem em um regulador de tensão sem procurar no datasheet? Aqueles numeros tipo CI 7809 esse 09 seria a voltagem?
Vi no  google que o CI 7812 é 12V, colaborando com a pergunta de cima, mas ele é 1A tem algum CI de 12V quem forneça 500ma??

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Sim, os dois algarimos finais indicam a voltagem de saída.
Você pode usar o regulador de 1A mesmo.
Com a amparagem menor seria o 7805 78L05 (formato de um transistor BC549) por exemplo.

markb

Guest
Amigo esse "1A" é corrente maxima suportada pelo regulador, vc pode usar até pra acender 1 led (+ou- 0,020A)
lembre-se que vc so não poder usar essa fonte em uma carga que "puxe" acima de 1A.

Abraços.

gabrielperes95

Guest
Isso eu sabia so que eu não quero fazer com 1A porque eu queria a fonte o menor possivel, aquelas que pluga direto na tomada.

Marcos Câmara

*
Iniciante
O que você pretende alimentar com essa fonte?

Talvez não seja necessário o uso do regulador.

Compre um trafozinho de 100mA e os demais componentes de uma fonte.  ;)

gabrielperes95

Guest
preciso alimentar separadamente um cooler 12V pra um projetinho besta meu.  ;D ;D ;D ;D ;D

Marcos Câmara

*
Iniciante
Fonte simples.
Trafinho 12V, + diodos e um capacitor eletrolítico 1000uF x 16V já resolvem. Pode até fazer a retificação em meia onda.

gabrielperes95

Guest
Como assim ??? 
você pode desenhar isso pra mim???

-----

desculpa a pergunta mas ainda tenho muito o que aprender.  ;)

luiz_anb

Guest
Aproveitando o topico,
eu tenho um adaptador aqui em casa e gostaria de aproveita-lo como uma fonte. Mas eu quero que ele alimente 3pedais ao mesmo tempo, é possivel ? E outra, se eu quiser alimentar um pedal apenas com esse adaptador 9V e 800mA, ele ira queimar (sendo que a corrente que sai do adaptador é bem maior que seu consumo) ou a corrente que fluirá sera apenas a consumida pelo pedal ?

Desculpe pela minha ignorancia, e obrigado desde ja.

DARKSEK

Guest
Quote from: luiz_anb on 09 de August de 2011, as 21:56:25
Aproveitando o topico,
eu tenho um adaptador aqui em casa e gostaria de aproveita-lo como uma fonte. Mas eu quero que ele alimente 3pedais ao mesmo tempo, é possivel ? E outra, se eu quiser alimentar um pedal apenas com esse adaptador 9V e 800mA, ele ira queimar (sendo que a corrente que sai do adaptador é bem maior que seu consumo) ou a corrente que fluirá sera apenas a consumida pelo pedal ?

Desculpe pela minha ignorancia, e obrigado desde ja.

Pode-se usar tranquilamente fonte que fornece corrente maior do que a consumida pelo aparelho, isso é até recomendado, o que não pode é utilizar fonte de corrente menor do que a exigida pelo aparelho, fazendo isso, você pode danificar algo.

luiz_anb

Guest
E olhando no site, me ocorreu outra duvida. Como faço para conseguir algo parecida com a imagem abaixo para poder conectar os pedais ?

http://www.handmades.com.br/images/stories/projetos/fonte9v/13-ext.jpg

Marcos Câmara

*
Iniciante
Simplesmente o cara ligou varios P4 em paralelo, juntos numa caixinha com um J2.
Você pode usar um J4 na fonte e ligar varios P4 em paralelo (de um plugue puxe o + e GND e solde no próximo e assim por diante).

Tmc

Colaborador
Se Deus é por nós quem será contra nós!
alguém pode me sanar uma dúvida? qual a corrente que os reguladores (78xx) e (79xx) suportam?? estou a montar uma fonte do GGG (general guitar gadgets) "Bipolar power supply" por se utilizar transformador com custo menor.
o que dizem?

Marcos Câmara

*
Iniciante
Os CI reguladores 78XX suportam até 1A de corrente.

-----

Mas você quer montar uma fonte simétrica mesmo?
O que pretende alimentar?

Tmc

Colaborador
Se Deus é por nós quem será contra nós!
isso mesmo, uma fonte simétrica! quero alimentar um amplificador preciso de 3 a 4 amperes de corrente