Projeto 18WATT com EF184

Started by kem, 21 de September de 2011, as 17:05:42

Previous topic - Next topic

harckan

Guest
Quote from: kem on 26 de September de 2011, as 19:09:30
http://altanatubes.com.br/index.asp?secao=22&categoria=113&subcategoria=25&id=2556

Valeu mesmo KEM pela dica, eu já ia importar dos EUA pois estava querendo mesmo fazer com turrets ao invés de ilhoses, ah, e para não esquecer também ao Eduardo por disponibilizar no mercado nacional opções diversas.

:tup

guitar_luthier

Guest
Deixa eu fazer uma pergunta de leigo, a valvula ECL82 pode ser colocada no lugar das EL84???

kem

DIY Freak
guitar_luthier... substituir nesse esquema não.
O que você pode fazer é montar um amplificador com 2 ECL82 e usar a EF184 como pré mas seguindo outro esquema (o Iall 10.5 por exemplo).
Você não vai precisar da 12AX7 pra inversora (a ECL82 vem com um pentodo e um triodo) e a pontencia final vai ser de 10W (contra 15~17W das EL84).
I don't want to die young...
I want to diode!

guitar_luthier

Guest
Ken, mais uma vez fico muito grato pela sua atenção. Preciso achar um material de estudo sobre valvulas, segundo um amigo meu me diz que todas as valvulas tem in,out,neg-e B+ que se eu aprender a fazer funcionar uma valvula pelo seu detached eu consigo fazer qualquer amplificador é verdade isso??? já olhei alguns detached mas é dificil enteder aqueles riscos hehehehehe!!!!! mas é isso ai um dia chego lá! obrigado a todos.

kem

DIY Freak
guitar_luthier... Sem querer ser chato... mas é datasheet.
O que seu amigo falou é mais ou menos verdade. Só que não e tão simples, precisa estudar MUITO, e o trabalho que da as vezes não compensa.
Tem muito esquema pronto de amplificador valvulado ja testado e aprovado por ai. Pra que queimar a pestana com projetos novos?
Veja o caso do Iall 10.5... O Eduardo e o Haroldo são 2 pessoas que tem esse conhecimento.
O Iall já é um projeto pronto e que funciona bem. Eles estão "apenas" melhorando, e ja tem alguns meses em testes e prototipos. Imagina começar do zero.
Monte alguns, veja como funciona.... se a vontade continuar, estude... estude... Quanto mais você souber mais vai entender as dificuldades...
[]s.

Ps1. Material para estudo você encontra em http://www.nartlof.com/CursoMonitor.aspx . O site é do Eduardo.... Ele esta escaneando um curso sobre valvulas do Instituto Monitor... Mas temos que esperar o Eduardo ter tempo (e saco) de escanear (quem ja fez isso sabe como é chato).
Ps2. Sem querer ser chato 2, mas é KEM, com "M"... :)
I want to diode!

guitar_luthier

Guest
Kem, desculpe as falhas hehehe!! gostaria de um projeto pronto com duas ECL82, e duas 12ax7 tem um cara no mercado livre que mostra um gibson, mas só com uma 12ax7. Sabe eu comprei um lote de valvulas que veio um monte de ECL82 e 6n2p e gostaria de achar um projeto para essas valvulas, será que o Iall eu posso usar ele como power e duas 6n2p como pré??? o duro é achar um projeto desse ponto a ponto né??? mas v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) Kem vc é nota 10!!!!

kem

DIY Freak
Que mais veio nesse seu lote?!? :) Manda por MP pra não poluir o topico... fiquei curioso.
Então.... as 12AX7 são duplos triodos de alto ganho (as 6N2P são similares, mas os filamentos são ligados de forma diferente e de acordo com o Eduardo o som não é tão bom). Normalmente se usa de 2 a 3 12AX7 em um pré de ampli de guitarra. Com 3 delas, ou você faz um canal sujo e outro limpo, ou você vai ter um som sempre sujo (saturado - a não ser que deixe as 12AX7 com um ganho pequeno, mas ai não tem sentido).
Veja o topico do Projeto 18W (um clone simplificado do Marshall 18W - http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2529.0).
Ele utiliza 2 12AX7 + 2EL84. São 2 triodos pro pré + 2 triodos para inversora + 2 pentodos (power). O lance é que as ECL82 ja vem com 1 triodo cada... Então montando um power só com elas, você vai ter 2 pentodos pro power + 2 triodos geralmente usados na inversora. Se você acrescentar + 2 12AX7, terá 4 triodos pro pré...
Tem varios esquemas de pré com 2 12AX7 no AX84.com... http://www.ax84.com/corepreamps.html
Pode ver que a maioria que usa 2 12AX7 tem canal sujo e limpo...
[]s.

I want to diode!

guitar_luthier

Guest
KEM, nesse lote vieram: 10- ecl82, 10-6as7, 10-6sj7, e 10 6n2p. Comprei de um cara que trabalhava com rádios antigos. O que sei é que as 6as7, e 6sj7 são retificadoras agora onde vou colocar ela não sei hehehehe!!!Eu particularmente gostei das 6n2p, dá um brilho legal mas tem menos drive que as 12ax7 isso que percebi. v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) KEM!

kem

DIY Freak
guitar_luthier... Acho que você esta enganado...
A 6AS7 é um duplo triodo de potencia... Com apenas uma dela da pra fazer um power de 10W de potencia. Vai precisar de inversora é pré, claro...
A 6SJ7 é um pentodo (Sharp-Cutoff Pentode) que pode ser usado como pré.
Lote legal esse.
[]s.
I want to diode!

guitar_luthier

Guest
KEM,obrigado pela dica.

guitar_luthier

Guest
Kem, perto do capacitor eletrolitico de 33uf 25v, vc colocou um resistors de 100k, ou 1000k??? não dá pra definir direito na imagem, vc também colocou um capacitor de 033uf é isso mesmo??? estou montando ele confere isso pra mim ok? abç

kem

DIY Freak
guitar_luthier, logo abaixo das imagens na primeira pagina tem um link para a mesma imagem mas com mais resolução. Baixe ela que da pra ver melhor.
Qualquer duvida me fale.
Ja mandou fazer os transformadores?
Usando o esquema, o de força precisa de secundarios de 270V 150mA + 6,3V 2.2A.
[]s.
I want to diode!

guitar_luthier

Guest
Kem, já baixei aquele com a melhor resolução, mas mesmo assim não dá pra saber direito vc pode responder a minha pergunta??? porque pelo esquema está complicado aqueles dois itens que mencionei. Eu mandei o esquema para o cara me fazer os transformadores é assim mesmo??? ou tenho que mencionar os valores?

kem

DIY Freak
guitar_luthier, posso responder sim, mas é que não entendi de qual componente você esta falando...
O unico resistor de 100K que tem perto de um capacitor de 33uF é o do Tone Stack. É esse?
Mas adiantando... O que for 1.000K esta como 1M.
E você tem certeza de que baixou a imagem com mais resolução? Quando você clica no link, aparece uma pagina com a mesma imagem que ta no topico. Você tem que clicar nessa imagem e ai sim vai aparecer uma com maior resolução. Baixe essa ultima.
[]s.
I want to diode!

guitar_luthier

Guest
Kem, estou falando do resistor que fica acima do capacitor 0,01uf ok?