Problemas na montagem do HI-OCTANE

Started by surfyrex, 16 de November de 2011, as 22:37:34

Previous topic - Next topic

surfyrex

Guest
Gente boa noite.

Bom vamos lá aos resultados do que os amigos aqui perguntaram.

Tensao nas pontas do secundario - 387 VAC
Tensão VDC nos diodos, ou seja, já retificado - 242,7 e 247,3 VDC tensão medida entre chassis e katodo de cada diodo.

Uma duvida o transformador tem CT mas pelo que entendi no esquema ele não está sendo utilizado, esta isolado, esta correto isso? ou devo liga-lo ao chassis?

Fiz a ressoldagem e nada, continua do mesmo jeito, apenas uma duvida, notei que tem um apito  que sai do chassis e não consegui identificar daonde, cheguei a desligar o AF de saida para tirar a duvida de que seria dele, mas nada, quando altero o volume ou os ganhos o apito some, mas se giro os mesmos no sentido horario ate o fim de sua escala volta o apito, fiquei sem entender nada......... :-[

Quanto as fotos de montagem estão abaixo.....

Estou cada dia mas desolado..... :-) com esta situação.....

Aguardo instruções e alguma ideia salvadora.

Abs a todos

http://img195.imageshack.us/img195/1511/dscn0082ed.jpg/
http://img194.imageshack.us/img194/6/dscn0084ip.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/191/dscn0083s.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/195/dscn0082ed.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/838/dscn0080m.jpg/

-----

os dois primeiros links estavão errados usem estes abaixo, desculpem minha ignorancia )>|

abs

http://imageshack.us/photo/my-images/194/dscn0084ip.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/194/dscn0084ip.jpg/

bossman

Administrator
DIY Freak
Começa que estes fios todos juntos assim pode estar dando algum problema !

Dicas:

Os fios de entrada e saída NÃO devem estar próximos

Como o Hi octane é um amplificador de alto ganho experimente usar cabo blindado no caminho de sinal

Use jack isolado do chassis

Use star ground

E tem mais coisas que eu não to lembrando nesse exato momento
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

surfyrex

Guest
so retificando o que disse antes, o CT do secundario 200-200VAC esta aterrado no chassis e ligado a chave stand by.

So não entendi o ultimo comentario do colega, aonde devo usar cabo blindado e oque significa ´´star ground´´ poderia explicar ao ignorante aqui,

abs

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: surfyrex on 18 de November de 2011, as 00:51:41
so retificando o que disse antes, o CT do secundario 200-200VAC esta aterrado no chassis e ligado a chave stand by.

So não entendi o ultimo comentario do colega, aonde devo usar cabo blindado e oque significa ´´star ground´´ poderia explicar ao ignorante aqui,

Significa aterrar todos os terras num ponto só do chassis

surfyrex

Guest
Imaginei que fosse, esta feito desta forma como pode ver em uma das fotos que postei.

Obrigado mesmo assim, abs

rafammbass

Guest
Tô morrendo de sono, mas só de ver esse monte de fio junto indo para os soquetes... Tem certeza que eles estão todos nos pinos certos?

-----

Mede a tensão em cada pino de cada soquete em relação ao terra, sem as válvulas e posta aqui pra gente dar uma apreciada.

surfyrex

Guest
Rafa, bom dia.

Tenho certeza de que todos os fios estão corretos, vou medir a tensão em todos os pinos das 2 valvulas 12ax7 e dos pionos da 6v6 e mais tarde posto aqui.

abs

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: surfyrex on 18 de November de 2011, as 00:59:54
Imaginei que fosse, esta feito desta forma como pode ver em uma das fotos que postei.

Algumas fotos EU não consegui visualizar aqui.

hgamal

Hand MasterMind
surfyrex,

Bom agora sabemos porque você não conseguia colocar os pots de ganho no máximo. O High-octane tem muito ganho. A disposição dos compomentes é muito crítica. Os fios enormes que levam o sinal para as válvulas, bem como os ligados aos pots são uma fonte de dor de cabeça.

É louvável a tentativa de organização, mas neste caso, os fios estão muito grandes.

A placa, embora bem feita, não me parece ter sido uma boa idéia, ela me parece mal organizada e acaba forçando os fios a ficarem longos.

Cololcar a válvula de potência entre as do pré não foi uma boa idéia. Esta disposição força as ligações a serem maiores.

Nunca vi uma montagem perfeita de High-octane em placa de circuito impressa. Eu mesmo só montei em ponte, com as ligações muito bem escolhidas e terras em pontos estratégicos.

Este é mais um caso, onde a inexperiência do montador fez diferença. Você devia ter começado por um projeto menor!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Pois é...

Dá para ver que a preocupação com a estética matou o amplificador. Das 5 fotos postadas, 4 mostram o a beleza e 1 mostra o que de fato interessa.

Aquele monte de fios amarrados são um convite a capacitância parazita e oscilação. Este é um amplificador que não vai funcionar com confiabilidade.

A solução é desmontar tudo, jogar fora o chassis e começar do zero uma montagem nova.

O apito que se ouve é uma oscilação que já se instalou na montagem.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

fallout

Guest
Infelizmente é isso que a galera falou, é melhor você montar outro amplificador, não necessariamente outro projeto mas refazer esse ai com um chassi menor e ligaçoes ponto a ponto. Da uma olhada no projeto original do site ax84 no layout deles tem marcado até os fios que precisam ser blindados e aquele terra com rebite não me inspirou confiança.

Sua organização e preocupação com a estetica foi muito boa, com uma montagem correta e o seu capricho tenho certeza que você montara um otimo amp.

GrAmorin

Hand MasterMind
Evite tambem de colocar os fios do filamento junto com os demais fios que vao as valvulas.
Principalmente se os filamentos estiverem alimentados com AC.

surfyrex

Guest
Quote from: hgamal on 18 de November de 2011, as 11:16:10
surfyrex,

Bom agora sabemos porque você não conseguia colocar os pots de ganho no máximo. O High-octane tem muito ganho. A disposição dos compomentes é muito crítica. Os fios enormes que levam o sinal para as válvulas, bem como os ligados aos pots são uma fonte de dor de cabeça.

É louvável a tentativa de organização, mas neste caso, os fios estão muito grandes.

A placa, embora bem feita, não me parece ter sido uma boa idéia, ela me parece mal organizada e acaba forçando os fios a ficarem longos.

Cololcar a válvula de potência entre as do pré não foi uma boa idéia. Esta disposição força as ligações a serem maiores.

Nunca vi uma montagem perfeita de High-octane em placa de circuito impressa. Eu mesmo só montei em ponte, com as ligações muito bem escolhidas e terras em pontos estratégicos.

Este é mais um caso, onde a inexperiência do montador fez diferença. Você devia ter começado por um projeto menor!

caro amigo obrigado por suas considerações

A placa e sua disposição foram extraidas do projeto do proprio site então não posso dizer nem mau e nem bem, respeitando o autor.

Com relação a disposição das valvulas e em função de minha falta de experiencia e levando-se em conta a estetica de minha parte, realmente errei e é algo que posso arrumar.

De qualquer forma não vou abandonar este projeto e nem jogar tudo fora como alguns sugestionaram, começar de novo e do zero sim, abandonar NUNCA.

Só espero que os amigos possam me indicar, e como vem indicando, a terminar o projeto e que fique bom.

Quanto as tensões estarei medindo de todos os pinos das valvulas e estarei postando aqui.

A unica coisa que me deixa sem resposta é o fato de ter funcionado muito bem, e depois de inserir o mesmo no gabinete (head) que fiz, ele parou (no dia seguinte), isso está me tirando o sono, estou pensando em comprar valvulas novas e experimentar, uma vez que não sei de as mesmas estão ou não ruins, pois não sei testar as mesmas.

Obrigado.

-----

Onde arrumaria a ponte? pronta ou terei que fabrica-la? se haver algum tutorial sobre este tema por favor me indiquem.

Quero retificar uma parte de minha colocação que alguns sugeriram que jogasse tudo fora, não é verdade, disseram apenas o chassis, justamente a parte mais vonita do projeto. heheheheheehe.

Tem uma Sr. no ML que vende o KIT e ele se dispos a ver pessoalmente qual o problema que esta acontecendo (ele esta em Campinas), mas gostaria de eu mesmo fazer tudo certo, confiavel e que funcione bem, mas bem mesmo (alias já funcionou. algumas horas. grrrrrrr).

abraço a todos.

fallout

Guest
Quando ele funcionou deve ter sido uma ruidera só! Esse amp tem muito ganho, você pode até montar nesse chassi separando os fios, blindando o caminho do sinal e funcionar tranquilo! Mas é como os amigos falaram, fios compridos + hi-gain = problemas.

surfyrex

Guest

eu acho que deveria
ter um manual de Montagem para hi gain
Alias se tiver me Indiquem
Abs