Posso trocar um potenciômetro por resistor?

Started by brunosousa, 30 de November de 2011, as 20:08:40

Previous topic - Next topic

brunosousa

*
Iniciante
Galera é o seguinte, estou com um Fuzz da Cool Cat e o pot está com defeito. Comprei um pot normal desses circulares rotativos mas o original do pedal é muito menor e com uma carcaça quadradinha, e nao encontrei pra comprar em nenhum site(olhei em vários, soh achei na china), entao queria substituir por um ou dois resistores, mas nao sei como fazer isso ou se funciona (pot de 10kB)

Abraço

jpdiman

Guest
Poder pode, só que não vai ter regulagem. Você poderia medir a resistência em uma posição que você goste e colocar um resistor de valor próximo.

Se não me engano você coloca o resistor entre os terminais 1 e 3 do potenciometro e um jumper entre o 2 e o 3.

Edit: confirmei a informação, é isso mesmo, mas o método que o Eduardo citou também funciona.

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Bruno

Pode colocar os resistores no lugar do potenciômetro. Você coloca um resistor indo do terminal 1 até o 2 e outro indo do 2 ao 3. A soma dos valores dos resistores deve dar algo perto de 10K com erro de mais ou menos 10%. POde usar 4k7 e 5k6, por exemplo, para dar um ajuste médio.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

brunosousa

*
Iniciante
Ok Valeu galera....vou tentar a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) novamente.

Jpdiman e mestre Eduardo

Abraço

kem

DIY Freak
Pode também usar um só com o mesmo valor do potenciometro caso pretenda deixar regulado para o maximo ou minimo...
I don't want to die young...
I want to diode!

GrAmorin

Hand MasterMind
Se usar um trimpot da para ir regulando como um potenciometro, e achar o ponto que agrada.

brunosousa

*
Iniciante
b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum) galera acho que vou colocar no maximo (10k), p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eh de Tone entao acho melhor ficar com brilho do q sem brilho nenhum.

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)

jpdiman

Guest
Sabe que se colocar os 10k, vai ser como se o potenciômetro estivesse no zero né? O potenciômetro quando está no minimo tem a resistência total, ao girá-lo em sentido horário, diminui-se a resistência.

brunosousa

*
Iniciante

jpdiman

Guest
Exato, você coloca um jumper entre os terminais 1 e 3 do potenciometro e um jumper entre o 2 e o 3.

brunosousa

*
Iniciante

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: jpdiman on 01 de December de 2011, as 17:11:16
Sabe que se colocar os 10k, vai ser como se o potenciômetro estivesse no zero né? O potenciômetro quando está no minimo tem a resistência total, ao girá-lo em sentido horário, diminui-se a resistência.
Depenjde  :)
Se medir do pino 2 para o 1, quando no minimo, tera resistencia 0, e do pino 2 para o 3, tera resistencia maxima.
Se medir do pino 2 para o 3, quando no maximo, tera resistencia 0, e do pino 2 para o 1, tera resistencia maxima.
Tudio dependera de como é feito a ligacao do pot.

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Pessoal

Tem um monte de gente aqui dando palpite sobre como ligar os resistores, mas não vi nenhuma foto do aparelho nem identificação dos pinos do potênciometro. Dependendo de como você conta os pinos, a ligação não vai funcionar.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

GrAmorin

Hand MasterMind
De fato o Eduardo tem razao.  8)
Olhando o potenciometro de frente (eixo de frente para quem ve) o pino (terminal 1) é o da esquerda, o pino centrel é o 2, e o pino 3 é o da direita.

Bacelete

*
Iniciante
Acho muito pouco pratico voce fazer essa "gambiarra" com os resistores, justamente por perder o controle do pot. Tenta repor o potenciometro, pelo que eu olhei esse seu pot deve ser aqueles de 9mm, na smallbear tem dele de varios valores Http://www.smallbearelec.com/Detail.bok?no=693. Abraço