plautz

Guest
Senhores,

Aqui está o projeto de um instrumento muito útil para nós: capacímetro, indutímetro e frequencímetro.

O projeto se mostrou estável e confiável, tendo resultados excelentes para um projeto montado em casa.

Os resultados das medições de capacitores foram comparados com um capacímetro comercial da ICEL (modelo CD-300A) e as diferenças foram mínimas.

Quem for montar deve se lembrar de programar o PIC ANTES de colocá-lo no circuito, senão nada funciona.

Conforme descrito no texto, a precisão dos resultados dependem diretamente da qualidade e precisão das peças usadas. As peças críticas são:

Capacitores C5A, C5B, C6A e C6B (todos de 10nF).

Resistores R3 (10k - 1%) e R4 (1K - 1%).

Ainda, o CI oscilador (HEF4011BP) não deve ser trocado por de outro fabricante. Em testes realizados com CI fabricado pela Texas os resultados foram os mais estapafúrdios possíveis (ex.: capacitor de 1000µF com resultado de 1800µF).

No mais, é um excelente projeto para quem, como nós, não pára de mexer com essas pecinhas de fazer doido.

Abaixo está um pequeno vídeo que fiz demonstrando o funcionamento do projeto.

Um forte abraço e um excelente 2012.

tiagojoy

Handmaker
  1. tiagobarretosoares@hotmail.com
Meu caro Plautz, acabei de ver o video e você ou vocês que desenvolveram estão de Parabens!!

Resolveu presenter bem esse fim de ano eim?

Fique até com vontade de montar ele!!

Desculpe a minha ignorancia mais como seria programar o pic ..?

Parabens novamente!!
(brav)

filhipi

Guest
Excelente projeto, Plautz. Ha um tempo atrás comprei os componentes para seu capacimetro. No caso, o PIC16F84A-20/P usado naquele projeto não serve para este?

plautz

Guest
:)

Não desenvolvi (ou desenvolvemos) nada.

O projeto saiu na edição de maio de 2005 da revista Everyday Practical Electronics. Eu só fiz o layout e traduzi o código fonte.

O PIC se parece com um circuito integrado comum, mas na verdade é um microcontrolador programável.

Se você comprar um PIC, muito provavelmente ele estará em branco.

Então se faz necessário você pegar o código (LCFMet790.hex) e gravar no PIC usando um hardware específico. No meu caso clonei um PICKit 2.

Encaixo o PIC no soquete ZIF, abro o software de programação (da fabricante do PIC) e mando gravar o PIC.

Mal comparando, é como se o PIC fosse um CD-RW e o código (LCFMet790.hex) os arquivos que você quer botar no CD.

Deu pra entender ou compliquei muito?

Abração.

Quote from: filhipi on 31 de December de 2011, as 15:56:30
Excelente projeto, Plautz. Ha um tempo atrás comprei os componentes para seu capacimetro. No caso, o PIC16F84A-20/P usado naquele projeto não serve para este?

Não. São totalmente diferentes.

Aquele projeto é apenas capacímetro. Este também é indutímetro e frequencímetro.

Abraços.

tiagojoy

Handmaker
  1. tiagobarretosoares@hotmail.com
Quote from: Plautz on 31 de December de 2011, as 15:56:58
:)

Não desenvolvi (ou desenvolvemos) nada.

O projeto saiu na edição de maio de 2005 da revista Everyday Practical Electronics. Eu só fiz o layout e traduzi o código fonte.

O PIC se parece com um circuito integrado comum, mas na verdade é um microcontrolador programável.

Se você comprar um PIC, muito provavelmente ele estará em branco.

Então se faz necessário você pegar o código (LCFMet790.hex) e gravar no PIC usando um hardware específico. No meu caso clonei um PICKit 2.

Encaixo o PIC no soquete ZIF, abro o software de programação (da fabricante do PIC) e mando gravar o PIC.

Mal comparando, é como se o PIC fosse um CD-RW e o código (LCFMet790.hex) os arquivos que você quer botar no CD.

Deu pra entender ou compliquei muito?

Abração.

Quote from: filhipi on 31 de December de 2011, as 15:56:30

Não. São totalmente diferentes.

Aquele projeto é apenas capacímetro. Este também é indutímetro e frequencímetro.

Abraços.

A entendi!

Tem mais o menos o valor gasto pra montagem ?

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Plautz

Deu para perceber que a parte de indutância é sempre a mais problemática. Você fez medições com indutores maiores, tipo 1mH a 10mH?

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

Chris

Handmaker
Shut Up 'n Play Yer Guitar!

plautz

Guest
Quote from: Eduardo on 31 de December de 2011, as 16:31:48
Oi Plautz

Deu para perceber que a parte de indutância é sempre a mais problemática. Você fez medições com indutores maiores, tipo 1mH a 10mH?

Abraços

Eduardo

O que percebi, nesse projeto, foi justamente o contrário. A parte de indutância foi a mais tranquila. Só ajustei o trimpot e o circuito ficou pronto para uso.

Estou medindo agora o indutor que tirei da lâmpada econômica queimada. A marcação dele é 4.7mH. O resultado mostrado é 4.615940mH.

Abração.

Eduardo

Hand MasterMind
Que Beleza! No video dá a impressão contrária. Você grava um PIC para mim?

plautz

Guest
Quote from: Eduardo on 31 de December de 2011, as 17:19:32
Que Beleza! No video dá a impressão contrária. Você grava um PIC para mim?

Já tá gravado!

Quando o Haroldo puder trazer o indutímetro comercial dele vou bater os resultados como fiz com capacitores e postar aqui.

Só corra atrás do cristal que é chatinho também de achar.

Abraços.

ZAS

**
Freqüente
Um ao outro ajudou.
Aqui tem o Programador PIC Pablin IIbastante usado e fácil de montar. O programa IC-Prog pra instalar no PC e abrir o arquivo LCFmet790.HEX que será gravado no PIC é bem conhecido.
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: ZAS on 31 de December de 2011, as 17:26:04
Aqui tem o Programador PIC Pablin IIbastante usado e fácil de montar. O programa IC-Prog pra instalar no PC e abrir o arquivo LCFmet790.HEX que será gravado no PIC é bem conhecido.

Além do ICPROG eu sugiro também o WINPIC800 que tem algumas vantagens (tem controle do Vpp antes do Vdd - pra PICs gravados com oscilador interno).  Programador mais simples é o JDM (2 transistores BC548, 2 zeners 5V1 e 8V2, capacitores, diodos 1N4148) mas precisa de uma porta serial de PC desktop (alguns notebooks nao servem).   Mas programador bom de PIC é o PICKIT2 e seus clones.
http://www.winpic800.com/
http://letsmakerobots.com/node/1435
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Scorpion

Handmaker
  1. e-castilho@hotmail.com
parabens!! denovo!! parabens,

é justo o que estou precisando aqui!!! (aplaus)

será que poderia ser vendido os componentes mais criticos como o pic gravado e coisinhas amais :( heim!!
diz que sim!!

e parabens denovo!

Eduardo

Hand MasterMind
Nossa! É fácil gravar esses PICs! Achei que precisasse de alguma parafernalha sofisticada! Valeu Zaz e Xformer!

Abraços

Eduardo

rafammbass

Guest
Gostei do "Deu merda!" Olha!!! Merda não é palavrão! palavrão não pode! Leia as regras.!

-----

Se eu não tivesse um multímetro que faz tudo isso, eu montaria um!
Programar o PIC seria meio difícil pra mim... O mais perto que eu cheguei de programar algum chip foi um 27C040, pra desbloquear um DVD player gringo! Mas acho que o 27C040 é EPROM, xi, pior ainda...