Percloreto novo! mas não está corroendo.

Started by guitar_luthier, 26 de January de 2012, as 19:31:40

Previous topic - Next topic

GrAmorin

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,354
Location: Presidente Prudente-SP
Logged
Quote from: Plautz on 26 de January de 2012, as 20:51:12
Não é o fato de usar a fastpcb que causa isso, a não ser que permaneça o véu entre as trilhas. O chamado véu é uma camada da tinta que não saiu completamente e, apesar de ser praticamente invisível, está lá. Como saber? Não sei...
Antigamente, eles diziam que nao formava véu...
Mas o véu é uma luz que transpassa o fotolito, vamos assim dizer...

Seria dificil saber se ele esta la, de fato.
Se estiver opaco onde nao ha trilhas, é possivel que tenha o véu. Se raspar algo como uma chave de fenda, estilete, ou similares, e ficar um brilho onde raspa, ja sabe.
Uma coisa simples que eu fazia, quando usava emulsao serigrafica, era esfregar sal de cozinha, ficava ate polido, e corroia facinho...


aron62br

Guest
Logged
Para testar se é o percloreto ou algo na placa, como véu. Não jogue fora o percloreto ainda, pegue um pequeno retalho de placa virgem, faça uma limpeza com bombril no cobre, faça alguns traços com caneta para PCB (na realidade caneta de retroprojetor) e coloque para corroer.

Depois vc. diz para nós o que é que deu.

Saudações

Aron

Lamer

****
Handmaker
Posts: 1,629
Logged
Bem lembrado!!! Isto já soluciona sua dúvida... Ou pelo menos é um indicativo!

GrAmorin

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,354
Location: Presidente Prudente-SP
Logged
Otima ideia esse teste.

Quote from: Lamer on 26 de January de 2012, as 20:57:16
Se fica mais fraco... isto não posso afirmar....
Tava me lembrando aqui de um acontecido.
Enfraquece sim  :o
Certa vez uma embalagem de percloreto, ainda nao preparado, molhou, e nao percebi.
Quando vi, para nao jogar fora (ja que estava dentro do pote) preparei a soluçao.
Ela é bem fraca em sua reaçao.

Mas faça o teste sugerido pelo aron.

guitar_luthier

Guest
Logged
#19
Pessoal, vou fazer o teste amanha e já postarei o resultado. Afinal eu quero que esse tópico seja muito útil para aqueles que podem um dia passar por essa experiência e com ajuda de todos vc´s saberem resolver o problema. Vou achar o link onde eu ví esses dias no site http://freestompboxes.org que os handmades Brasileiros estão de parabéns em soluções e problemas apresentados, que nossos conhecimento estão bem afiados, e que os layout, acabamento em pedais, são de qualidades excelentes inclusive eles procuram em nossos fórum soluções em que eles não conseguem solucionar. Parabéns! equipe Handmades Brasil!!!!!

-----

Pessoal, agradeço a todos de coração! pelas respostas e dicas principalmente. O plautz mencionou o véu na placa, e o nosso querido Amorim matou a pau a dica  de passar o sal na placa, só foi eu fazer isso começou a corrosão normalmente! agora é só alegria  :tup  que isso seja para o bem de todos que algum dia poderão passar por um problema desse como o meu. Aqui está a solução :tup

agtsouza

Guest
Logged
Quote from: GrAmorin on 26 de January de 2012, as 20:20:47
Isso é normal de acontecer  :D
Meus percloretos ficavam em garrafas e galoes, geralmente ficavam no quintal, as vezes dias de chuva, o bemdito resolvia estourar... ja imaginou como ficava o quintal  :D

Meio atrasado, mas enfim... Por que cargas d'água estourava as garrafas em dias de chuva??

GrAmorin

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,354
Location: Presidente Prudente-SP
Logged
É curioso  :o
Sempre achei isso um negocio curioso, se reparar, quando  o percloreto fica um tempo parado, ele retrai, ou estufa a garrafa onde esta armazenado, isso se o recipiente for plastico.
Se reparar, quando abre a garrafa nestas condicoes, ela volta ao estado normal, ou sai um "ar", tipo quando abre uma lata ou garrafa de bebida, mas em escala bem menor.

As garrafas (plasticas) e galoes rachavam quando a chuva batia nelas.
Creio que o motivo seja por causa do choque termico.

Eduardo

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,672
Paricipe da World Community Grid!
Logged
#22
Oi Pessoal

A explicação de porque as garrafas murcham ou estouram é bem simples, quando se estuda o funcionamento do percloreto. O percloreto usado absorve oxigênio do ar.

No meu tópico sobre como recuperar percloreto, tem a reação de oxidação do ferro +2 em ferro +3, que recupera parcialmente a força do percloreto usado. Essa reação retira oxigênio do ar dentro da garrafa fazendo ela murchar.

Quando o percloreto é usado para corroer cobre, a reação libera calor. Assim a solução estará um pouco mais quente ao final da corrosão.

Agora vem a parte legal. Imagine que você acaba de usar percloreto para corroer uma placa grande. Ele está quentinho e com sede de oxigênio. Daí é trancado em uma garrafa de vidro fechada. Com o tempo o ar dentro da garrafa esfria criando um vávuo leve. Então o percloreto oxida aos poucos aumentando o vávuo. Se houver uma queda brusca de temperatura (dia de chuva), o vávuo aumenta ainda mais ate que o vidro não aguente.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

Marcus Vinícius

***
Colaborador
Posts: 908
Logged
acho que vou pra casa por o porte de percloreto ja utilizado na rua...
me deu medo, eu tenho um pote de cozinha roubado do meu pai,
eu faço a corrosão e depois fecho o pote bem como não pode :x\\ :-X
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!

Eduardo

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,672
Paricipe da World Community Grid!
Logged
Quote from: marcusbass on 03 de February de 2012, as 09:35:05
acho que vou pra casa por o porte de percloreto ja utilizado na rua...

Percloreto velho tem contaminação com cobre. Não pode ser jogado no lixo comum. Você deve dar a destinação descrita no tópico de recuperação de percloreto.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

felixmeirelles

Guest
Logged
Falando nisso, comprei um em pó aqui no Centro do Rio a 7 reais, joguei 100g em uns 300ml de água em inacreditáveis 5 minutos a placa ficou linda.

Em breve vou postar as fotos.

GrAmorin

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,354
Location: Presidente Prudente-SP
Logged
Sempre deixei o percloreto descansar um pouco, antes de re-colocar na garrafa onde costumo guardar.
No topico do Eduardo, tem uma menção para isso tambem, que é bom deixar por um tempo para a solucao pegar o oxigenio...

O percloreto recem feito, corroe as placas be rapido mesmo, mas depois de um tempo... pode levar ate 40 minutos para uma plaquinha de 5 x 7.  :(

Lamer

****
Handmaker
Posts: 1,629
Logged
Olha o Eduardo arrebentando com sua aula de termodinâmica... gostei muito das suas aulas do youtube também, já indiquei para um colega que é professor na ETEC, para que ele possa repassar para os alunos, pois hoje em dia é dificil achar uma material rico em conteúdo, com uma linguagem acessível, é óbvio que com passar do tempo você aprende a garimpar as informações, mas até chegar neste nível, seus post ajudam muito.
Abraço!

Marcus Vinícius

***
Colaborador
Posts: 908
Logged
pra mim que estou matriculado em licenciatura em física,
mesmo que no começo ainda ver isso tudo me estimula muito,
com certeza o que aprendi nesse fórum enriqueceu e muito meu conhecimento!

ver os mestres aqui ajudando todo mundo só me deixa mais inspirado!
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!

agtsouza

Guest
Logged
Humm, interesante a explicação das garrafas explodirem. Depois dessa explicação vou tirar o vidro de percloreto do meu quarto... Ferro +2, +3... caramba não intendo um ovo de química... hehe
Abraços!