Saturação no Booster

Started by jboufelli, 05 de March de 2012, as 15:35:52

Previous topic - Next topic

jboufelli

Guest
Olá pessoal, estou desenvolvendo meu primeiro pedal um booster para guitarra usando somente o LM386 (tenho um monte em casa) e estou com uma duvida :

É normal ele saturar no ganho máximo ou tem algo errado ?

Posto o esquema dele a tarde

Grande Abraço a Todos

xandaum

Handmaker

jboufelli

Guest
Quote from: xandaum on 05 de March de 2012, as 16:10:02
Depende do booster. ;)

Agora voce apertou sem abraçar !!!!!  :D :D :D

..... o que depende ?, a idéia era criar um booter clean

basque

*
Iniciante

jboufelli

Guest
Quote from: basque on 05 de March de 2012, as 16:36:53
aumenta o valor dos capacitores

Ok .... Vou modificar depois posto os resultados

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
Acredito que seja normal que qualquer booster sature no volume máximo.
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

basque

*
Iniciante
vai rolar um layout pra gente analizar melhor?

felixmeirelles

Guest
A ideia é nunca precisar usar o volume máximo de um boost a menos que você queira criar dinâmicas excêntricas.

Por exemplo:    

boost no talo -> flanger simples, envelope filter ou wah wah -> overdrive(pode ser uma distorção ou outro boost) com drive setado médio e o ganho bem baixo para reduzir o excesso na saída, tudo isso chaveado em uma A/B Box.

Esse exemplo ai de cima é algo que dá certo, tanto é que existem guitarristas que "empurram" tudo no wah para depois abafar no drive e fazem sons bem legais.

O engraçado é que esse tipo de artimanha fica melhor com "wah wahs" modernos com sistema ótico e sem os indutores tradicionais, isso porque nos pedais clássicos o ganho excessivo na entrada costuma deixar o efeito "apagado" e  embolado.

Como eu acho que qualquer boost no meio do caminho ajuda a apagar certos harmônicos, eu particularmente prefiro usar um wah tradicional no "inicio".

jboufelli

Guest
Quote from: basque on 05 de March de 2012, as 16:56:06
vai rolar um layout pra gente analizar melhor?

Sim, sim, a noite posto ele

-----

Quote from: felixmeirelles on 05 de March de 2012, as 17:05:57
A ideia é nunca precisar usar o volume máximo de um boost a menos que você queira criar dinâmicas excêntricas.

Por exemplo:    

boost no talo -> flanger simples, envelope filter ou wah wah -> overdrive(pode ser uma distorção ou outro boost) com drive setado médio e o ganho bem baixo para reduzir o excesso na saída, tudo isso chaveado em uma A/B Box.

Esse exemplo ai de cima é algo que dá certo, tanto é que existem guitarristas que "empurram" tudo no wah para depois abafar no drive e fazem sons bem legais.

O engraçado é que esse tipo de artimanha fica melhor com "wah wahs" modernos com sistema ótico e sem os indutores tradicionais, isso porque nos pedais clássicos o ganho excessivo na entrada costuma deixar o efeito "apagado" e  embolado.

Como eu acho que qualquer boost no meio do caminho ajuda a apagar certos harmônicos, eu particularmente prefiro usar um wah tradicional no "inicio".

Entendi ..... bom ele a 50% +ou - não distorce, só acho que ele deveria ter mais ganho ...... "acho", mas posto o esquema daqui a pouco

marcioulguim

**
Freqüente
Buenas

O LM386 não é o CI mais indicado para este fim, pois se trata de um amplificador com impedância de saída baixa, muito utilizado para alimentar fones de ouvido.
A saturação é normal sim.
O que tem conectado entre os pinos 1 e 8? (muda o ganho)
Qual a tensão de alimentação?
Com os pinos 1 e 8 desconectados o ganho deste CI é de 20, com um resistor de 1k2 em série com um capacitor de 10uF, o ganho é de 50 e somente com o capacitor o ganho é de 200.

Eu construi um amplificador para meus fones com este CI, com controle de tom, brilho, volume e ganho. Uso na guitarra e no note (para melhorar o som).O meu funciona com 9V.

Espero ter ajudado.

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
O overdrive do super hard on no máximo é uma coisa de louco...
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

xandaum

Handmaker
Por isso só uso XOTIC RC BOOSTER, pois tem controles de Bass, Treble, Vol e Gain...aí eu saturo tudo no Gain (como o hard On), mas posso deixar o volume baixo, sem exageros...além dos gravões e brilho do agudo se eu quiser.
Para mim é o melhor ;)

Albuquerque

Guest
Realmente como falado o LM386 não é o mais indicado para circuito de booster. O que não indica que não se possa desenvolver um para o mesmo, mas com algumas limitações, como por exemplo o ganho excessivo do mesmo. A princípio os pinos 1 e 8 (como já falado) não devem ter conexão alguma, pois o ganho cresce exponencialmente.

Ed_gein

**
Freqüente
Pô Xandaum apontou o santo mostra o milagre pra gente! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Brincadeiras a parte o seu RC é original ou tem o layout do bicho? Abração e boas palhetadas! :)
Live together, die alone...

jboufelli

Guest
Quote from: Jairo on 05 de March de 2012, as 17:28:30
O overdrive do super hard on no máximo é uma coisa de louco...

Já tenho planos pra eles hehehehehe

Bom o esquema que eu fiz é esse aqui: http://www.4shared.com/office/hgPGZpjR/Pepper_Booster_Esquema.html?