Como fixar dissipador de calor em um CI?

Started by Eduardo13, 10 de March de 2012, as 11:43:46

Previous topic - Next topic

Sérgio Crepaldi

Guest
Boa noite Eduardo...

A respeito da fixação do CI no dissipador, vale lembrar que nem todos eles podem ser colocados sem isolamento no dissipador, não é o caso desse em que o terra pode entrar em contato com o parafuso. Nesses casos existem uns tipos de buchas para parafusos de transistor que devem ser usados. E mica também. A mica suporta calor e isola.

Não é o caso desse CI, mas foi apenas para ressaltar em um futuro projeto.

A respeito da pinagem do CI, o colega já postou uma imagem, mas tem no próprio tutorial:
http://www.handmades.com.br/conteudo/projetos/pedais/fonte9v/2-7809.jpg

Você precisa de retificação de onda completa em ponte, pelo que li seu transformador tem dois fios no secundário.
Se fez a placa igual a do projeto do site, fonte de 9 volts, basta acrescentar dois diodos, vão ficar fora da placa, mas você não vai precisar fazer outra e em nada prejudica, desde que você faça com um certo cuidado pra não dar curto.
Fiz um desenho e postei aqui:
http://s1074.photobucket.com/albums/w406/sergiocrepaldi/?action=view&current=fonte-1.jpg

os diodos D3 e D2, desenhei em laranjado. São eles que precisa colocar a mais. Solde o catodo do diodo 3 com o anodo do diodo 1, solde o catodo do diodo 2 com o anodo do diodo 4, e solde um dos fios do secundario do transformador nos anodos dos diosos 2 e 3, e o outro fio do secundário nos catodos dos diodos 1 e 4.

Se eu escrevi algo errado, peço aos colegas mais experientes que corrijam por favor, e se tiver algo que eu possa ajudar conte comigo.

Boa sorte,

Abraço

Edit: Depois do GrAmorin verificar um erro no desenho que fiz, coloquei outro, peço que aguarde a confirmação dele por favor

GrAmorin

Hand MasterMind
Faltou ligaçao para o GND?

O desenho esta correto, mas a ligação certa seria:
Soldar os fios do transformador na junçao de D1 com D3, e na junçao de D4 com D2.
Solda um fio dos anodo de D3 e D2, na trilha que esta marcado "0V".

Sérgio Crepaldi

Guest
Quote from: GrAmorin on 10 de March de 2012, as 19:12:53
Faltou ligaçao para o GND?

O desenho esta correto, mas a ligação certa seria:
Soldar os fios do transformador na junçao de D1 com D3, e na junçao de D4 com D2.
Solda um fio dos anodo de D3 e D2, na trilha que esta marcado "0V".

Boa noite GrAmorin, por favor, corrija se eu tiver errado de novo...
Obrigado por avisar:
http://s1074.photobucket.com/albums/w406/sergiocrepaldi/?action=view&current=fonte-1.jpg

Abraço

GrAmorin

Hand MasterMind

guitar_luthier

Guest
Pessoal. montei um power com CI 7294 e coloquei um dissipador com pasta térmica direto nele e parafusei não usei mica, mas se eu parafusar o dissipador direto no chassis o sim sai rachado, se eu tiro do chassis o som sai normal. O que pode ser isso? será que precisa de mica para isolar???

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Nem todo Circuito Integrado a parte metálica do dissipador é ligada internamente ao "terra" e neste caso é preciso "isolar" com "mica" e "bucha" pástica no furo onde se coloca o parafuso.

Para ter certeza o correto é dar uma olhada no datasheet de cada integrado.  Eu costumo usar sempre isolado.

guitar_luthier

Guest
Alfredo, mas mesmo isolado é comum ele esquentar?

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Sim com certeza!  Tem alguns integrados, que quando próximo do máximo volume nem dá para colocar a mão sob risco de provocar queimaduras.

Por isto que alguns integrados requerem dissipadores grandes e em alguns casos até com ventilação forçada.

visioncb

Hand MasterMind
Quote from: jpdiman on 10 de March de 2012, as 13:15:44
É como o nome sugere, uma estação de trabalho, esta para trabalhos de furação.

http://www.lojatudo.com.br/suporte-vertical-work-station-dremel-220.html

Parabéns.. agora você me fez 307,26 reais mais pobre!  :D
Muito bom, não sabia que existia esse workstation, deve ser excelente para furar plaquinha e outros afins!

Epron

Guest
Realmente! Por isso que eu comprei!
Comprei ela porque eu ja tinha a dremel, mas existem furadeiras verticais melhores.
As peças desse workstation são feitas de plástico, acredito que com o tempo de ficar tirando e colocando o plástico se desgaste.
Bom, mas enquanto estiver bom, os furos em placas sairão perfeitos e com vários diametros diferentes... hehe

Abçs!

Eduardo13

Guest
Valeu galera! Vou seguir o projeto e depois conto se deu certo.

GrAmorin

O que é uma ponte retificador? Não seria a própria associação de diodos que coloquei?

-----

Galera, to com um pouco de dúvida sobre como funciona a chave SPDT para soldar os fios do transformador.

Comprei uma chave tem 3 polos (6 pinos). Fazendo teste de continuidade nos pinos quando a chave ta em 110 funciona apenas 1 pino do polo central 1 e 1 pino do polo da esquerda. Quando a chave ta em 220 funciona 1 pino do polo central e 1 pino do polo da direita.

GrAmorin

Hand MasterMind
A assossiação dos diodos como descrito forma uma ponte retificadora.
Existe um componente que se chama ponte retificadora.
Dentro é a mesma coisa que a assossiação, com a unica diferença se estar tudo em uma unica peça, e apenas 4 terminais para soldar, ao inves de 4 peças interligadas, outra coisa, é o tamanho que a ponte tem, se comparado aos diodos em assossiação (desde que seja de mesmas caracteristicas. Nao adianta comparar o tamanho de uma ponte para 10A com 4 diodos de 1A, mas se comparar uma ponte de 1A com doiodos de 1A vera a diferença.)