Comutação de relés com chave de contato momentâneo.

Started by michelterres, 01 de September de 2011, as 23:38:12

Previous topic - Next topic

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Não seria interessante usar um resistor entre o integrado e a base do transistor, de uns 10K, ou 4K7?

michelterres

**
Freqüente
Quote from: Adiel on 17 de March de 2012, as 14:43:34
Não seria interessante usar um resistor entre o integrado e a base do transistor, de uns 10K, ou 4K7?

Adiel, qual seria o proposito deste resistor? rebaixar a tensão na base do transistor? vou testar depois com a fonte que vou usar, porque meus relés são de 6V, botei 12V no exemplo que eu postei porque são os mais comuns de serem encontrados.

Adiel

DIY Freak
Se o circuito já foi testado e funcionou, deixe quieto.  Se não testou, eu colocaria um resistor para que a tensão na base não passe de 0,7V, o que iria danificá-lo.

michelterres

**
Freqüente
Quote from: Adiel on 17 de March de 2012, as 15:03:58
Se o circuito já foi testado e funcionou, deixe quieto.  Se não testou, eu colocaria um resistor para que a tensão na base não passe de 0,7V, o que iria danificá-lo.

Eu testei este mesmo circuito sem o resistor uns meses atraz, funcionou, mas ficou com um pouco de interferencia, as vezes o relé desarmava sozinho, talvez por isto, desta vez eu testei só o circuito de acionamento, com um CD4053 sendo acionado, eu tava testando um chaveamento na protoboard, e resolvi deixar ele ali só pra ver se dava pra acionar com fios muito longos, mas vou tentar essa do resistor aqui, muito obrigado.

Adiel

DIY Freak
Se você utilizar fios longos com o 4049, pode haver instabilidades, dada a alta sensibilidade do CMOS.  Talvez transistores bipolares sejam opção mais interessante, com nos pedais Boss e afins.

Patines

Handmaker
Quote from: Adiel on 17 de March de 2012, as 17:31:01
Se você utilizar fios longos com o 4049, pode haver instabilidades, dada a alta sensibilidade do CMOS.  Talvez transistores bipolares sejam opção mais interessante, com nos pedais Boss e afins.

Tive que colocar o circuito que recomendei., RC na entrada das portas, porque as portas queimavam nos dias de tempestade...  Mas pensando melhor, creio que não se aplica ao circuito do camarada.

T+

michelterres

**
Freqüente
Quote from: Patines on 17 de March de 2012, as 22:23:15
Tive que colocar o circuito que recomendei., RC na entrada das portas, porque as portas queimavam nos dias de tempestade...  Mas pensando melhor, creio que não se aplica ao circuito do camarada.

T+

Então devo usar transistores bipolares como o adiel sugeriu? e outra, provavelmente vou ter que deixar o circuito uns dias sendo testado com uma lampada aqui, sem trocar a fiação das minhas lampadas, fiquei preocupado com essa, vai que da um temporal e eu tenho que subir la pra puxar fio porque queimou o circuito hahaha

Patines

Handmaker
Quote from: michelterres on 18 de March de 2012, as 13:09:58
Quote from: Patines on 17 de March de 2012, as 22:23:15
Tive que colocar o circuito que recomendei., RC na entrada das portas, porque as portas queimavam nos dias de tempestade...  Mas pensando melhor, creio que não se aplica ao circuito do camarada.

T+

Então devo usar transistores bipolares como o adiel sugeriu? e outra, provavelmente vou ter que deixar o circuito uns dias sendo testado com uma lampada aqui, sem trocar a fiação das minhas lampadas, fiquei preocupado com essa, vai que da um temporal e eu tenho que subir la pra puxar fio porque queimou o circuito hahaha

No meu caso era bem pior.  O técnico que fez a instalação tinha que viajar 400km pra trocar placas...  muitas vezes, até que foi elaborado e colocado o circuito de proteção, pára-raios e esquema correto de aterramento.

Quote from: Adiel on 17 de March de 2012, as 17:31:01
Se você utilizar fios longos com o 4049, pode haver instabilidades, dada a alta sensibilidade do CMOS.  Talvez transistores bipolares sejam opção mais interessante, com nos pedais Boss e afins.
Transistores bipolares também queimam quando interfaceados com fios longos.  para diminuir essa quima, se pode colocar um diodo com polaridade invertida entre base e emissor, além de um resistor de pequeno valor do fio até a base do transistore, não excluindo ainda capacitores e diodos  para a fonte.

Na faculdade meus colegas enchiam bastante o meu saco por causa dos circuitos de proteção que eu colocava nos projetos.  Mas o tempo de técnico antes de entrar na universidade me curtiu bastante com esses problemas que as pessoas acham que nunca vão acontecer.

Minha avó falava assim:  igual a São Tomé, tem que ver pra crer.  Cada um que chegue as suas conclusões, veja e creia.

T+

michelterres

**
Freqüente
Quanto a fonte vou ser charope tambem, não vou improvisar nada, ja pretendia fazer uma fonte dedicada só pra isso, mas muito obrigado pelas dicas, vou implementar aqui, muito obrigado.