limpando placa depois de pronta!

Started by Tmc, 05 de April de 2012, as 17:04:46

Previous topic - Next topic

Finck

Handmaker
Ah,o Patines está se referindo aos resíduos de fluxo de solda. Ele tem razão, o único jeito de remover estes resíduos é usando um pouco de "força bruta", e os palitos de dente são bons para isso (só que não vai ser UM palito, porque o esforço vai arregaçá-los...). Não adianta usar nenhum produto para tentar amolecer o fluxo seco, na verdade o melhor mesmo é remover a sêco. Depois disso feito, é só partir para a já descrita escovação com isopropílico.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Um método que já usei e funciona, é o de simplesmente pegar um palito de dentes, quebrar a sua ponta para que fique com o diamêtro do palito, e enrolar um pedacinho de Bom-Bril fazendo ficar parecido com um cotonete. Pass-o em todas as trilhas.

Patines

Handmaker
Quote from: Marcos Câmara on 11 de April de 2012, as 14:24:44
Um método que já usei e funciona, é o de simplesmente pegar um palito de dentes, quebrar a sua ponta para que fique com o diamêtro do palito, e enrolar um pedacinho de Bom-Bril fazendo ficar parecido com um cotonete. Pass-o em todas as trilhas.

Eu uso um pedaço maior de lã de aço, com sabão e água debaixo da torneira.  Mas se o circuito estiver montado, passar bombril é pedir pra queimar.  Bombril é um monte de curto circuito grátis e voador perto da bancada, teclado ou computador.

T+

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Patines,

claro que eu fiz isso longe de qualquer aparelho eletrônico. Depois passei um jato de ar na placa e beleza.

Lamer

Handmaker
Tenho certeza que após uma boa limpeza, como o Marcos Câmara mencionou, a placa ficará uma boa aparência, após isto passe um verniz ou breu com alcool para finalizar!

Finck

Handmaker
Depois de limpar, um negócio bom para usar como verniz na placa é a "cera" Brilho Fácil (na verdade é um tipo de "verniz acrílico aguado"). Só que tem que esperar pelo menos 1 dia (melhor 2) antes de ligar/alimentar o circuito, porque tem que esperar secar bem (além do que a umidade residual, mesmo que pouca, provoca mal funcionamento). Ao contrário do breu, o negócio praticamente dura para sempre...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...