Dremel ou furadeira de bancada?

Started by fallout, 25 de April de 2012, as 12:24:32

Previous topic - Next topic

fallout

Guest
Quote from: Eduardo on 27 de April de 2012, as 12:38:47
Quote from: kem on 27 de April de 2012, as 08:29:08
Quote from: Eduardo on 26 de April de 2012, as 15:52:04
...Para furar placas de circuito, eu uso broca de dentista...
Eu também uso dessas... são excelentes.

Você não vale! É covardia!

(cá pra nós, depois de furar placa, você volta a obturar com elas?  :D)

Os pacientes dele devem ficar com um gostinho de fenolite e cobre na boca que não deve ser muito agradavel xD

Isso ae galera fui de Dremel mesmo, agora é so aprender usar.

kem

DIY Freak
Quote from: kem on 27 de April de 2012, as 08:29:08
...Para furar placas de circuito, eu uso broca de dentista...
Eu também uso dessas... são excelentes.

Você não vale! É covardia!

(cá pra nós, depois de furar placa, você volta a obturar com elas?  :D)
Hahaha...
Sou ortodontista... não uso broca... ;)
Eu pego umas usadas com meus colegas de profissão... mesmo as que não estão mais boas pra dente, furam fenolite e fibra com muita facilidade (dente é MUITO mais duro)...
I don't want to die young...
I want to diode!

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Fallout legal esse kit da Dremel !!  Já veio com o mandril ajustável (a primeira peça da segunda linha - abaixo dos rolinhos de lixa). Não tem segredo pra usar, basta colocar a ferramenta acessório, ligar na tomada e ser feliz.  Isso com a broca de dentista (escariador) é o bicho !!!
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

zekkez

Guest
Bem... Fui voto vencido.  Meus parabéns pela aquisição.

Mas furar caixa de alumínio, ferro, ou outra chapa com uma dremel, ninguém merece !

A Dremel é uma ótima ferramente para serviços leves.
Uma recomendação:  Use óculos de segurança, sempre.  Esse brinquedinho gira para chuchu ! Um caquinho de broca ou de outro acessório num olho faz um estrago bem feio !

Pessoalmente prefiro uma furadeira de bancada usando um acessório destes, um eixo flexível:
http://www.casaferramentas.com.br/eixo-flexivel-bosch-acessorios.html
Ou estes:
http://lista.mercadolivre.com.br/EIXO-FLEX%C3%8DVEL-PARA-FURADEIRA-CHICOTE
Tem até uma dremel paraguaia que já vem com um destes:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233910619-mini-retifica-tipo-dremel-40-pcs-extenso-eixo-flexivel-nf-_JM

E prefiro por uma razão simples. Acho a Dremel e suas congêneres um tanto gordinhas de segurar na mão. A pegada é sempre ruim.  Estes eixos flexíveis, por não possuirem um motor interno, são pouco mais grossos que uma caneta. Facilita o manuseio imensamente. A precisão também.

O problema deles é que não aguentam rotações muito altas. Mas você tem torque ! Você pode observar que os gravadores usam estes eixos, pelo maior controle. Mas normalmente as velocidades são baixas, embora trabalhem com materiais mais duros que fenolite.

Fica a dica de segurança.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: zekkez on 27 de April de 2012, as 17:32:04
Bem... Fui voto vencido.  Meus parabéns pela aquisição.

Mas furar caixa de alumínio, ferro, ou outra chapa com uma dremel, ninguém merece !

A Dremel é uma ótima ferramente para serviços leves.
Uma recomendação:  Use óculos de segurança, sempre.  Esse brinquedinho gira para chuchu ! Um caquinho de broca ou de outro acessório num olho faz um estrago bem feio !
....
Fica a dica de segurança.

Cara, não pense assim. Aqui ninguém compete com ninguém por causa de opinião diversa. A opinião de cada um ajuda a um camarada tomar uma decisão (se certa ou errada, ele quem vai descobrir depois), mas todos dão uma luz pra quem tem dúvida. Esse é o espírito.  Eu tenho as duas ferramentas e preciso das duas. Mais enriquecedor ainda é seu lembrete de segurança, que muitos esquecem ou não dão bola.  Ã"culos de segurança sempre.  E pra melhorar eu uso uma máscara pra não respirar a poeira ou resíduos que saem desses trabalhos.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Epron

Guest
Po, que maneiro cara!
Gostei da bolsa!
A minha veio com a maleta de plástico... A bolsa deve ser bem melhor pra guardar e melhor pra carregar tambem... hehe

Parabéns pela aquisição! Depois conte-nos sobre a sua experiencia com ela.

Abçs!

fallout

Guest
Quote from: xformer on 27 de April de 2012, as 16:51:24
Fallout legal esse kit da Dremel !!  Já veio com o mandril ajustável (a primeira peça da segunda linha - abaixo dos rolinhos de lixa). Não tem segredo pra usar, basta colocar a ferramenta acessório, ligar na tomada e ser feliz.  Isso com a broca de dentista (escariador) é o bicho !!!

Esqueci de avisar, esse mandril não vem no kit não, paguei R$28 nele e acho que um desse seria essencial para ela, no kit não vem mandril para brocas finas.

[spoiler]
Bem... Fui voto vencido.  Meus parabéns pela aquisição.
Quote from: xformer on 27 de April de 2012, as 17:43:55
Cara, não pense assim. Aqui ninguém compete com ninguém por causa de opinião diversa. A opinião de cada um ajuda a um camarada tomar uma decisão (se certa ou errada, ele quem vai descobrir depois), mas todos dão uma luz pra quem tem dúvida. Esse é o espírito.  Eu tenho as duas ferramentas e preciso das duas. Mais enriquecedor ainda é seu lembrete de segurança, que muitos esquecem ou não dão bola.  Ã"culos de segurança sempre.  E pra melhorar eu uso uma máscara pra não respirar a poeira ou resíduos que saem desses trabalhos.
[/spoiler]

Exato, fui vencido pelo "a Dremel faz o serviço da furadeira de bancada mas não da para fazer o contrario". Veja bem, a furadeira de bancada seria muito mais eficiente para minha necessidade no momento, mas com a Dremel mesmo que com dificuldades posso furar as placas e fazer serviços extras, pois só vou ter grana para comprar outra ferramenta quando terminar de pagar a Dremel. (comprei em 5x  :()

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!

Este chassis foi furado com uma Dremel!

Como eu disse, já cortei até parede com essa ferramenta super versátil!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

zekkez

Guest
Quote from: xformer on 27 de April de 2012, as 17:43:55
Cara, não pense assim. Aqui ninguém compete com ninguém por causa de opinião diversa.

Não há problema ! Não me considero ofendido pelo fato da opção adotada ter sido diferenta da que eu preconizava.  :tup  Cada um sabe das suas necessidades e disponibilidades. Sei que uma ferramenta de bancada ocupa algum espaço. As vezes não temos onde instalar o que desejamos. A opção por algo mais portátil pode ser mais sensata.

Quote from: Eduardo on 27 de April de 2012, as 18:43:25
Este chassis foi furado com uma Dremel!
Como eu disse, já cortei até parede com essa ferramenta super versátil!
Abraços
Eduardo
Jamais negaria a versatilidade das micro retíficas, possuo algumas, seja as de 20 reais, uma com bateria, uma Toolmix, a própria Dremel, uma Makita 906, até uma C-Air pneumática. Mas quando penso em ferramenta, penso também em meu conforto e na durabilidade da própria. Exigir demasiado delas só lhes encurta a vida útil. Quero é facilitar o meu trabalho.

Parabenizo-o pelo trabalho de furação do chassis (aplaus). Eu me considero um cara paciêncioso, mas jamais encararia uma empreitada destas com uma Dremel.  Apelava direto para uma furadeira, depois a serra tico-tico e, onde esta não servisse, tascava uma lima bastarda ! hehehehehe

fallout

Guest
 Acabei de fazer o meu primeiro trabalhinho com ela, cortei um pedaço de chapa de ferro de 2mm de espessura, cortei uns 3cm rapidinho. Realmente muito boa! Agora entendo a rasgação de seda para a micro-retifica.

Realmente o corte no chassi do Eduardo eu também iria de tico-tico, mas pra quem não tem a tico-tico a Micro-retifica da conta tranquilo.

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Pessoal

O problema de se colocar uma tico-tico, que eu também tenho, num chassis de alumínio é que a base dela riscaria tudo. Teria que adaptar um feltro por baixo.... fica meio perigoso. Já com a retífica, eu tenho muita precisão de movimento e sem o risco de danificar o chassis.

Quote from: zekkez on 27 de April de 2012, as 19:18:21
Apelava direto para uma furadeira, depois a serra tico-tico e, onde esta não servisse, tascava uma lima bastarda ! hehehehehe

Lima? Faz tempo que eu não sei o que é isso! Só uso se for coisa realmente muito pequena e delicada. Para todo o resto vou de ferramenta elátrica (leia-se retífica). Aliás, Fallout, aquele rebolo rosa que vem na retífica é ótimo para afiar facas, formões, tesouras, podadores, machados....

Cabe um alerta aos novatos com a Dremel. Se beber, não retifique! Tem que ter a mão firme! E sempre que for usar o disco de corte, use óculos de segurança. Esses discos tem o péssimo costume de quebrar e voar cavacos. Como são leves, é muito difícil que machuquem, mas cuidado sempre é bom.

Abraços

Eduardo

GuitarCris

Handmaker
Na epoca em que fiz protese dentária eu usava um motor chicote Fava com 15.000 rpm. achava aquilo o bicho, cortava ligas de cobre aluminio numa boa. o chato era a caneta que tinha uma abertura para passar um pino de trava e depois uma chave 10 para tocar as pontas(existiam versões com caneta de engate rápido, porem mais caro).
Anos depois fui trabalhar em uma oficina com um luthier amigo meu. O cara tinha(tem até hoje)uma dremel. a primeira vez que usei fiquei de boca aberta com o seu tamanho(pequeno em relação ao motor que eu usava) e como é rápida. Chegavamos a usar até aonde a tupia não entrava. Arredondei várias cavidades de captadores com ela.
Realmente compensa muito ter uma dremel. É com comparar uma furadeira Makita com uma Ferrari.
Como o Eduardo disse: se beber não retifique. É capaz dela pular da sua mão e causar um acidente.
Em busca do drive perfeito!!!

fallout

Guest
 Bom a saga continua! Hoje fui comprar as brocas de dentista, mas fui muito mal atendido o vendedor era um babaca que não entendia nada do produto dele,  nao soube me dizer o diametro das brocas nem qual servia pra furar apenas abriu o mostruario e me mandou escolher. Escolhi as mais fininhas do mostruario, são umas que a ponta é uma bolinha mas são ruins pra furar pois a ponta fica "sambando" e o furo fica maior talvez por ser das baratinhas saiu R$2,50.
Já tinha desanimado quando lembrei de um maluco aqui do forum que usa alfinetes pra furar as placas, não é que da certo!  :D com o alfinete apontado fica ruim poir ele "queima" a fenolite e ela estufa, fiz um corte na diagonal na ponta e ficou filé  :D furei a placa todinha.

Mas acho que vou comprar brocas normais mesmo, tem uma loja aqui que tem 0,5mm a R$12.

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Fallout

A que se usa para furar placa é essa com cabeça de bolinha mesmo. O segredo é usar baixa rotação. São brocas de baixa rotação, lembra?

Tem que deixar elas bem centrada na pinça da retífica, senão o furo fica largo. O legal é apoiar a placa em uma chapa de isopor e ir furando. Assim você trabalha em uma superfície firme.

E nunca pergunte pro balconista qual o diâmetro da broca. Ele provavelmente não sabe o que é diâmetro!! :D

Abraços

Eduardo

tiagojoy

Handmaker
  1. tiagobarretosoares@hotmail.com
Eu comprei há mais de um ano uma maleta com 2 micro refitica da Master Homes , e consigo furar de 30 a 50 placas em um dia sem ele travar nenhuma vez , pela comparação de preço dela para a Dreamel  sou mais ela. ...e olha que uso a micro pequena a grande uso mais para cortes , ja utilizei em chassis e corta que é uma beleza..

http://www.maladeferramentas.com.br/loja/pages/viewProduct.jsf?VP=M5sWjRnBOnq9XLpNGZeul1LU484Eg2rMsjMFNXlxrEw303o%2Bp4fn%2Bw%3D%3D&VPP=KIT+MICRO+RETIFICA+MASTER+HOME+243+PECAS