[Pedido] Layout Para Pré Valvulado

Started by jboufelli, 15 de July de 2011, as 11:18:55

Previous topic - Next topic

Alan Ares

Guest
Bom dia galera, tenho uma dúvida, tenho lido alguns artigos na net que dizem que pedais valvulados apresentam melhores resultados com tensões mais altas.Quais seriam as diferenças no som e no circuito caso ele fosse alimentado com tensões maiores?obrigado

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Alan Ares on 10 de May de 2012, as 10:16:52
Bom dia galera, tenho uma dúvida, tenho lido alguns artigos na net que dizem que pedais valvulados apresentam melhores resultados com tensões mais altas.Quais seriam as diferenças no som e no circuito caso ele fosse alimentado com tensões maiores?obrigado

A massa esmagadora das válvulas são projetadas ter um ponto de operação usando tensões mais altas que os equivalentes semicondutores. Ou seja, é de se esperar que elas funcionem melhor com as tensões corretas.

Em pedais, não é muito simples obter tensões maiores, principalmente a partir de uma bateria. Como algumas válvulas funcionam, com limitações, em tensões mais baixas, alguns circuitos valvulados são projetados assim. Perde muito em linearidade e resposta.

Mas isto pode não ser um problema em pedais, alguns deles até tomam partido destas limitações (overdrivers e distorcedores). Assim sendo, a diferença não preocupará o usuário.

Isto está mais ligado a arquitetura do pedal que a válvula propriamente dita e vai depender da opinião de quem ouve.

Para o meu gosto, a maioria dos overdrivers valvulados, mesmo aqueles com baixa tensão, tem um som bem particular e aproveitável.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

GrAmorin

Hand MasterMind
Adicionando sobre o que o HGamal ja mencionou, tem os pedais que sao alimentados apenas por fontes, como no caso do VTwin da Mesa Boogie, que sao fontes AC, e dentro tem um pequeno transformador que eleva a tensao para faixa dos 200V (similar ao modo de ligaçao de transformador invertido, que muitos usam).

Em pedais deste tipo ja vi algumas pessoas usando fontes com tensao maior que a do original, para ter mais tensão de alta.
Mas este procedimento requer uma mod no interior do pedal, ja que os filamentos das valvulas nao suportaram o excesso da tensao.
Nao sei ate que ponto seria recomendado aumentar esta tensão, ja que o transformador interno original é projetado para certa faixa.

guitar_luthier

Guest
Parabéns! Chris!! seu layout ficou  :tup