Dúvidas com minifuzz

Started by Eduardo13, 04 de February de 2012, as 01:17:53

Previous topic - Next topic

felixmeirelles

Guest
A melhor calculadora para o FF que eu já vi é essa:
http://www.diystompboxes.com/analogalchemy/emh/emh.html

Na parte fuzz-face, só colocar o hfe do q1 e do q2 escolher o tipo do pot de ganho e já era, ele dá os valores dos resistores balanceados para um ganho decente.

Mas isso só funciona com fuzz de dois transistores, como o fuzz-face, o bertola super fuzz e etc., não funciona em projetos de um transistor só, como o minifuzz, porque estes utilizam-se de transistores do tipo Darlington, isto quer dizer que "dentro" deste único transistor vem dois transistores casados.

JoaoVarios

Guest
Montei 2 minifuzz, um seguindo o projeto original e o outro estou fazendo experimentações, trocando alguns componentes, como os capacitores e o diodo de clipagem.

A saber, as modificações que fiz foram:
C1 de 0,47uF -> 0,1uF
C2 de 0,22uF -> 0,1uF
D1 de 1n4148 -> Led Vermelho, Led Verde e 2 1n4148 em paralelo

Porém, não tenho notado muita diferença no som do original para o modificado. Alguém tem alguma ideia de porque não percebo nenhuma mudança.

Mais algumas informações:
Eles estão ligados em série, com chaves DPDT e Decenium, seguindo a ordem:
Guitarra>Buffer>MFmodificado>MForiginal>amplificador e estão fora da gaiola de Farady.

Montei desse jeito para uma melhor comparação entre o original e o modificado.

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Experimenta testa-los sem o buffer. Quanto a questão dos diodos em paralelo, qual a sua intenção?

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Se colocar diodos em paralelo (com os anodos na mesma direção) irá prevalecer o de tensão de clipping mais baixa. Se puder, dê mais detalhes sobre como colocou os diodos (incluindo os emissores de luz - LED's)!

O capacitor de entrada já tem um valor bem alto e tende a deixar passar todas as frequências mais baixas do espectro de áudio. Talvez diminuí-lo tenha mais efeito no sentido de tornar o sinal menos fuzzy e mais distortion, com menos intermodulação entre graves e o resto das frequências, porém pode desagradá-lo a perda de grave no resultado final.

Fico bem contente que, além da vontade de fazer seu próprio fuzz, você mostre interesse em entender seu funcionamento e experimentar possibilidades novas, valores, outros componentes. Acho que o minifuzz, além de ser um bom projeto com timbre interessante, é ótimo para isso!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

JoaoVarios

Guest
Quote from: victor nery on 14 de May de 2012, as 08:26:35
Experimenta testa-los sem o buffer. Quanto a questão dos diodos em paralelo, qual a sua intenção?
Sem o buffer parece que o timbre "morre". Talvez por conta da diferença de impedâncias...

A intenção ao colocar os diodos em paralelo é mudar a configuração do esquema e consequentemente mudar o som produzido pelo pedal, enfim, é apenas experimentar modificações no projeto.

Quote from: Alex Frias on 14 de May de 2012, as 10:21:07
Se colocar diodos em paralelo (com os anodos na mesma direção) irá prevalecer o de tensão de clipping mais baixa. Se puder, dê mais detalhes sobre como colocou os diodos (incluindo os emissores de luz - LED's)!
Alex, coloquei dois 1n4148 em paralelo (com os anodos na mesma direção)

Quanto aos LEDs, utilizei LEDs comuns, de 5mm, respeitando a polarização do projeto, apenas tirei o diodo original e coloquei o LED no lugar.

O capacitor de entrada já tem um valor bem alto e tende a deixar passar todas as frequências mais baixas do espectro de áudio. Talvez diminuí-lo tenha mais efeito no sentido de tornar o sinal menos fuzzy e mais distortion, com menos intermodulação entre graves e o resto das frequências, porém pode desagradá-lo a perda de grave no resultado final.
Foi exatamente isso que eu senti, mas até que gostei do som ;D

Fico bem contente que, além da vontade de fazer seu próprio fuzz, você mostre interesse em entender seu funcionamento e experimentar possibilidades novas, valores, outros componentes. Acho que o minifuzz, além de ser um bom projeto com timbre interessante, é ótimo para isso!
Sim, isso é o mais legal desse projeto. Poder brincar com ele. E só não brinco mais do que estou brincando porque não tenho uma protoboard :D

Mas falando em entender o funcionamento de componentes, acho que depois vou dar uma lida nos datasheets dos componentes que compoem o fuzz. Quem sabe eu não descubro uma maneira de deixa-lo ainda mais personalizado ;)

E de quebra aprendo um pouco, afinal, pela simplicidade e pelo baixíssimo custo desse esquema, ele é ótimo pra "aulas práticas"...

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

João Varios, como o Alex Frias citou: "Se colocar diodos em paralelo (com os anodos na mesma direção) irá prevalecer o de tensão de clipping mais baixa." Não faz sentido por mais de um diodo na mesma direção a não ser que sejam em série.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

JoaoVarios

Guest
Quote from: victor nery on 17 de May de 2012, as 08:49:28
Saudações,

João Varios, como o Alex Frias citou: "Se colocar diodos em paralelo (com os anodos na mesma direção) irá prevalecer o de tensão de clipping mais baixa." Não faz sentido por mais de um diodo na mesma direção a não ser que sejam em série.

Abraço
Valeu Victor. Vou tentar coloca-los em série e ver o que acontece.

Aliás, era a minha próxima tentativa, hehehehe.