Fuzz Factory - equivalente AC128 - fui enganado??

Started by joaopaulocs, 28 de May de 2012, as 22:35:42

Previous topic - Next topic

joaopaulocs

Guest
pessoal, estou montando um fuzz factory....dei uma estudada antes de começar esse meu projeto, mas como várias pessoas aqui, não consegui encontrar o AC128 germanio pra utilizar....

fui até uma loja e o cara me vendeu um transistor dizendo ser a mesma coisa....

mas não consigo nem identificar que transistor que é pra poder procurar sobre a equivalencia....
no transistor tem a inscriçaõ na frente assim:

SID
B 405-6
021s

e atras esta escrito SC

alguem poderia me ajudar com a identificacao desse transistor??? sera q é mesmo equivalente ao AC128??

to seguindo o link desse site...

http://membres.multimania.fr/davpseudo/ffactorx.htm

Fabio D.

Colaborador
Acho que os equivalentes são esses AC 153, AC 188,espera alguem que entenda mais ajudar.
:tup
ex fabio123,nick novo Fabio D.

joaopaulocs

Guest

whitebilly

Guest
_ sabia que conhecia esse email.rs
Esses de germânio  você só vai encontrar na smallbear se tiver. o Felix manja mais desses componentes de mojo.
Da uma olhada neste layout do Big.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1046.0

e este aqui o pessoal falando que usou par casado de AC128.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=869.0

Recomendo usar esquemas postados aqui no site pois foram testados e sempre tem componentes.

Abraço

Boa sorte.

felixmeirelles

Guest
Ao procuramos um transistor para fuzz devemos seguir essa ordem:

1o Germânio é raro
2o Dentro do beta ou hfe ideal (70-130) é mais raro ainda
3o Sendo AC128 é rarissimo

É melhor um Fuzz com um transistor de germânio genérico dentro da faixa de ganho que um AC128 com ganho alto demais.

joaopaulocs

Guest
valeu branco! eu já tava de olho nos esquemas daqui mesmo....o mais dificil é encontrar transistor de germanio em algum lugar...

felixmeirelles

Guest
Eu tenho tanto os AC128 casados quanto genéricos dentro do hfe ideal, qualquer coisa me manda uma mensagem.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Já montei alguns Fuzz Factory e todos eles funcionaram sem problemas. Ou melhor, com os problemas (ou bizarrices? rs) que são parte do projeto: autoscilação, sons "errados" e até sons normais de fuzz.

Nunca usei AC128, até por que é difícil achar um par desses transistores que preste. Uma regra básica para encontrar um bom par de transistores para ele é usar o mesmo tipo de escolha de transistores  PNP de Germânio que se faz para um Fuzz Face. Com a facilidade de que o Factory é mais relaxado em relação a isso. O próprio Zachary Vex não está usando AC128's em seus Factory's há bastante tempo.

Os que gostei mais foram os 2N404A,. Mas já testei vários que funcionaram a contento. O problema é que achar transistores de Germânio em lojas comuns não é nada fácil. Recorrer ao Ebay pode ser uma boa, ou comprar em boas lojas na rede para confecção de pedais, como SmallBear, por exemplo.

-----

Ou comprar de alguém do fórum, como nosso colega Félix, que já vende os transistores do jeito que devem ser...rs
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
O estranho deste pedal é que tem quem adora, assim como os que não gostam, por causa das bizzarrices que citou o Alex.  Meu filho chegou a pensar que era defeito, mas quando eu mostrei que nos vídeos da Zvex, ocorriam as tais oscilações, ele torceu o nariz e disse "não gostei".

felixmeirelles

Guest
Foi pura sorte encontrar um Ucraniano que tinha uns 200 MP21 com o beta entre 80-90, comprei 120 com ele, agora tenho só 8, e 100 estão a caminho.

Nos specs que encontrei desse transistor o beta pode variar de 40-200...

O bom que eles tem a mesma pinagem dos AC128 ai já ajuda bastante.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Para uma coisa eu tiro o chapéu para o Zachary: distorção é produto de algo totalmente indesejado quando os amplificadores foram criados. O Mr Z Vex apenas levou adiante esse conceito de "aproveitar um defeito" ou "usar o efeito colateral" ao manipular componentes fora dos parâmetros de "segurança".

Acho que Death-by-Audio foi mais fundo nessa idéia e investiu direto na cena NOISE.

O Fuzz Factory não é pra quem tem estômago fraco...rs Apesar de reproduzir alguns bons sons de fuzz mais convencionais, ele não tem a gordura e os graves profundos de um Fuzz Face bacana, por exemplo.
Pagão e feliz!!

joaopaulocs

Guest
Quote from: Alex Frias on 28 de May de 2012, as 23:47:39
Para uma coisa eu tiro o chapéu para o Zachary: distorção é produto de algo totalmente indesejado quando os amplificadores foram criados. O Mr Z Vex apenas levou adiante esse conceito de "aproveitar um defeito" ou "usar o efeito colateral" ao manipular componentes fora dos parâmetros de "segurança".

Acho que Death-by-Audio foi mais fundo nessa idéia e investiu direto na cena NOISE.

O Fuzz Factory não é pra quem tem estômago fraco...rs Apesar de reproduzir alguns bons sons de fuzz mais convencionais, ele não tem a gordura e os graves profundos de um Fuzz Face bacana, por exemplo.

eu quero é barulho mesmo haushaus...sou apaixonado por fuzzes...

Quote from: Alex Frias on 28 de May de 2012, as 23:11:18
Já montei alguns Fuzz Factory e todos eles funcionaram sem problemas. Ou melhor, com os problemas (ou bizarrices? rs) que são parte do projeto: autoscilação, sons "errados" e até sons normais de fuzz.

Nunca usei AC128, até por que é difícil achar um par desses transistores que preste. Uma regra básica para encontrar um bom par de transistores para ele é usar o mesmo tipo de escolha de transistores  PNP de Germânio que se faz para um Fuzz Face. Com a facilidade de que o Factory é mais relaxado em relação a isso. O próprio Zachary Vex não está usando AC128's em seus Factory's há bastante tempo.

Os que gostei mais foram os 2N404A,. Mas já testei vários que funcionaram a contento. O problema é que achar transistores de Germânio em lojas comuns não é nada fácil. Recorrer ao Ebay pode ser uma boa, ou comprar em boas lojas na rede para confecção de pedais, como SmallBear, por exemplo.

-----

Ou comprar de alguém do fórum, como nosso colega Félix, que já vende os transistores do jeito que devem ser...rs

dei uma olhada por ai...vi algumas pessoas dizendo q usaram os 2SB de germanio, tais como o 2SB178C ou o proprio 2N404A....isso nao influenciaria no restante dos componentes?

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Se usar qualquer Ge PNP com uma corrente de fuga aceitável e um hfe entre 200 e 50, normalmente funciona e bem!
Pagão e feliz!!

Bacelete

*
Iniciante
Eu to tentando fazer meu Fuzz Factory funcionar direiro a séculos. Montei ele com um par de Ac 128 mais ficou uma bosta, o barulho que ele gera quando ta com o drive no máximo é insuportável. Se o senhores esperarem um pouco, eu irei postar um layout que eu fiz do Supersonic Fuzz Gun da Death by Audio que o Alex citou. Esse pedal é rival direto do Fuzz Factory, tem os controles parecidos mais tem a vantagem de não usar esses transistores de germanio dificeis de arrumar. Vou terminar a documentação do layout em breve e irei postar. Abraços