Distortion+ SMD feito por min esta semana.

Started by guitarjunior, 28 de July de 2012, as 11:39:17

Previous topic - Next topic

otton

**
Freqüente
rock in roll
  1. ottonguilherme@hotmail.com
e também o esquemático com os controles de grave e agudo
para a gente fazer o layout com componentes normais.
desde ja agraço

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Belíssima montagem.

O legal é que dá pra colar a placa no fundo da caixa e pronto. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.... resolve o problema de fixação.

guitarjunior

Guest
Olá pessoal,

Mais tarde posto o esquema elétrico, um detalhe interessante é que uma parte da clipagem é feita por diodos schotky, já nos componentes discretos usei todos com tolerancia 1% da marca samsung.
Para o equalizador que usei neste projeto, tentei vários passivos, que não funcionaram, ai parti para um ativo com operacional.
O som mesmo com o drive em 100% possui baixíssimo ruido pelo fato dos componentes e por ser SMD.

rikathu

Guest
Quote from: guitarjunior on 29 de July de 2012, as 08:50:28
Olá pessoal,

Mais tarde posto o esquema elétrico, um detalhe interessante é que uma parte da clipagem é feita por diodos schotky, já nos componentes discretos usei todos com tolerancia 1% da marca samsung.
Para o equalizador que usei neste projeto, tentei vários passivos, que não funcionaram, ai parti para um ativo com operacional.
O som mesmo com o drive em 100% possui baixíssimo ruido pelo fato dos componentes e por ser SMD.
Parece ter ficado ótimo! E pelos samples que você postou, ficou bom mesmo. E sobre os custos, saiu mais caro, mais barato ou deu no mesmo do que se tivesse construído com esses componentes normais que todo mundo usa? (Deixando de considerar a comparação da qualidade entre eles).

rafammbass

Guest
Só não entendi o papel da moeda de 10 centavos ali... É alguma coisa anti ruído? Vou por em alguns pedais meus!

Tô brincando, Ficou bem bacana! Abs

guitarjunior

Guest
Olá rikathu,

Não tive custos para a montagem deste circuito apenas com a PCB de fenolite e com os potenciômetros, o restante dos componentes consegui por aqui, em perda de máquina insersora SMD pick & place, pra vc ter uma ideia o valor unitário de um resistor SMD 0805 quando comprado em quantidade sai por 0,002 reais, é muito barato, e o CI 4558 por 18 centavos de real.
O custo dos insumos para montagem de um pedal desse, em produção em serie seria mais ou menos de 3 reais.
O mesmo projeto montado em PTH sairia o dobro do preço, por isso as grandes empresas optam pela qualidade rapidez e eficiência dos SMD.

Abraço.

Lamer

Handmaker
Manipular esses componentes exige prática... acho que a economia pode ser sentida apenas em produção em série, pois nem todos compram pacotes de componentes.. e mesmo se comprar creio que os equipamentos para manipulação são mais caros, no caso do guitarjunior ele já trabalha com isto... com o ferro de solda que tenho... soldar SMD é um desastre! :D

guitarjunior

Guest
Quote from: Lamer on 29 de July de 2012, as 15:02:02
Manipular esses componentes exige prática... acho que a economia pode ser sentida apenas em produção em série, pois nem todos compram pacotes de componentes.. e mesmo se comprar creio que os equipamentos para manipulação são mais caros, no caso do guitarjunior ele já trabalha com isto... com o ferro de solda que tenho... soldar SMD é um desastre! :D

olá,

Também pensava como você, mais em 2003 vi que não existia segredo, com um ferro de solda normal e barato, pode-se facilmente soldar e dessoldar estes componentes, sem se preocupar muito com a temperatura do ferro de solda.
Para soldar um capacitor você estanha os pads do componente na PCI depois solda um lado dele e depois solda o outro, aprendi em um dia e meio no ano de 2003, onde era técnico de bancada.  Abaixo uma foto do material que estou usando nele note que o material é bem baixo custo:

-----

Olá pessoal segue o esquema elétrico e o BOM dele, agradeço sugestões de melhorias.

Obs, potenciômetro de ganho 250k B, volume 100k A, potenciômetro agudos e graves 100k B

bom.txt

Abraço.

-----

Quote from: otton on 28 de July de 2012, as 20:38:44
e também o esquemático com os controles de grave e agudo
para a gente fazer o layout com componentes normais.
desde ja agraço

Olá  segue o esquema elétrico e o BOM dele, agradeço sugestões de melhorias.

Obs, potenciômetro de ganho 250k B, volume 100k A, potenciômetro agudos e graves 100k B

bom.txt

Abraço.

Lamer

Handmaker
Você não usa lupas? Acho muito pequeno os componentes, minha dificuldade é principalmente identificá-los, tendo em vista que trabalho muitas vezes no período noturno.

Abraço.

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Quote from: Lamer on 29 de July de 2012, as 18:02:23
Você não usa lupas? Acho muito pequeno os componentes, minha dificuldade é principalmente identificá-los, tendo em vista que trabalho muitas vezes no período noturno.

Abraço.

O rapaz tem só 30 anos de idade, eu tenho mais que isso de profissão, e só trabalho com SMD equipado com uma lupa, além dos multifocais...   :pinchX

Meu falecido sogro sempre dizia que enquanto a gente está nos "inta", tudo é uma maravilha, mas quando chega nos "enta", o bicho pega...   :D

Lamer

Handmaker
Daqui uns dias ultrapasso 1/4 de século... mas minha visa na frente do PC só prejudica minha visão! :D

guitarjunior

Guest
Quote from: Lamer on 29 de July de 2012, as 18:02:23

Abraço.

Olá,

Ainda não uso lupas, mais como o Adiel falou, quando chegar aos 40 usarei, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
Para facilitar o trabalho com SMD o segredo é segrega-los por valores, assim não precisa olhar o valor no corpo do mesmo, em capacitores não existe o valor no corpo, então segrega e organiza por valor.

Grande abraço a todos!!

GuitarCris

Handmaker
Um grande pedal com pequenos componentes!!!Cara assim dá para reduzir muito o tamanho do pedalboard. :tup
Em busca do drive perfeito!!!

guitarjunior

Guest
bom dia pessoal!

será que um purple plexy ficaria legal com controle de equalização mais atuante?.
to pensando em fazer algo do tipo.