CASAR FETS ???? DUVIDA

Started by Putz, 06 de April de 2010, as 09:19:16

Previous topic - Next topic

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Agora o Marcos me pegou, mas se a memória não falha seriam 3 TLC2262 e um TL072 no GT-2 original...

No XXL da mesma Tech21 são um TL072 e um TLC2262. Outra característica que ele tem, diferente da maioria dos outros operacionais é que ele é Rail-To-Rail, um nível de saída monstruoso.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

GrAmorin

Hand MasterMind
IC1 = TL072
IC2 = TLC2262CP
IC3 = TLC2262CP
IC4 = TLC2262CP

Tem uma versao do GT-2 que usa 1 JRC4558 e 3 TL062.

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Quote from: Alex Frias on 08 de August de 2012, as 14:59:20Outra característica que ele tem, diferente da maioria dos outros operacionais é que ele é Rail-To-Rail, um nível de saída monstruoso.

Alex se possível explica um pouco mais pra gente sobre operacionais rail-to-rail.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Não sei muito sobre a arquitetura deles, mas sei que nesse caso do TLC2262 a saída dele é que pode chegar bem próximo ao valor da alimentação, dos "supply rails". Há outros que tem esse tipo de tolerância na entrada também.

Quem sabe isso não seria interessante para interfaces com circuitos valvulados...

Dêem uma olhada na "folha de dados" dele, é bem interessante e educativo...rs
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Estava pesquisando a respeito e encontrei essa leitura: www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/1486

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Patines

Handmaker
Essa informação é geralmente lida na característica  "Output Voltage Swing".

Por exemplo, no LM741(diferente do que o Newton C Braga fala), diz que quando derivando aproximadamente 5mA (10V/2k), pode existir uma queda de tensão de 5V no CI.

Por exemplo, se alimentarmos o CI com -7V e +7V, a saída segundo o datasheet, não é obrigada a dar mais que -2V e +2V !!

Os níveis de tensão de entrada também são importantes na polarização, e para a maioria dos projetistas de primeira viagem, nem são levados em conta.  Geralmente a tensão nos terminais de entrada de amplificadores operacionais são os motivos de não compatibilidade entre CIs quando alimentdados por baixa tensão, tipo pedais alimentados com 9V.

Abraçoss, T+

Electric Effects

Handmaker
Minha pergunta é a seguinte, eu já vi em algum lugar que temos por exemplo 4 transistores NPN encapsulados num CI, será se existe essa mesma opção com os FET's? Assim não seria necessário casá-los.

felixmeirelles

Guest
Se existir a chance deles estarem casados é 1 em 400 em relação a casar individualmente os fets (que já é por volta de 1 em 40 dependendo do FET), o encapsulamento no CI não garante isonomia entre os componentes, muito pelo contrário, as tolerâncias em integrados costuma a ser muito maior que em componentes discretos.

xandaum

Handmaker
há um tempo atrás peguei emprestado 2 MXR PHASE 90 ORIGINAIS e liguei os dois para comprar e...surpresa...tinham o som diferente. Iguais, mas diferentes! ;D

Conclusão: casar FETs é muito essencial, mas sempre teremos phasers 90 diferentes...o importante é não ficar MUITO diferente, né?  :D :D :D

Foco na força do efeito...e pronto. ;) :D