Mais dist no Real McTube. Alguem conhece algum mod?

Started by Fusion, 07 de August de 2012, as 16:50:07

Previous topic - Next topic

hugob

Guest
para obter mais ganho do mc tube , coloque dois diodos 1n4007 de clip na saida, ai sim voce tera bem mais distorção.. abraço.

kem

DIY Freak
hugob, mais ganho é uma coisa, e mais distorção outra.
E a saturação de uma valvula é muito mais agradavel que a distorção por diodos.
I don't want to die young...
I want to diode!

bossman

Administrator
DIY Freak
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

hugob

Guest
concordo plenamente! achei que você estaria a procura de mais distorção, pois essa seria uma opção simples.. abraço!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Kem, eu, como já afirmei, discordo em parte de você. Tentar tirar muita distorção de um duplo triodo normalmente resulta em um som mais fuzzy que de overdrived. O ideal é fazer cada estágio distorcer um pouco em cascata. Eu ainda acho que um drive leve com saída alta pra "esquentar" o primeiro triodo ainda tem resultados melhores. Outro fator interessante é enfatizar os médios antes dos estágios distorcidos e equilibrar a equalização posteriormente.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

kem

DIY Freak
Alex, eu concordo com você também... Mas nesse esquema não estou tirando muita distorção do triodo.
Mais que o McTube, mas nada exagerado. O legal ai é o Mosfet, ajudando a não perder muito sinal no tone stack...
I want to diode!

visioncb

Hand MasterMind
Experimenta colocar um booster com o mosfet na entrada, antes do primeiro triodo.. e usa o outro no tonestack, após o segundo triodo..

Quanto aos diodos usaria eles entre os 2 triodos

É o q eu faria..

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
A idéia do uso de MOSFET´s poderia vir a calhar também pra colocar um reverber de mola em um amplificadorzinho valvulado simples...
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

kem

DIY Freak
Quote from: Alex Frias on 13 de August de 2012, as 23:40:00
A idéia do uso de MOSFET´s poderia vir a calhar também pra colocar um reverber de mola em um amplificadorzinho valvulado simples...
Alex, o mosfet nesse caso esta configurado com seguidor de catodo.
Não da pra substituir um triodo pelo mosfet para amplificar o sinal.
Para usar nesse caso precisaria ser um LND150 ou similar, que são dificeis de se achar.
visioncb, mesma coisa. Pra usar na entrada, ou usa o LND150, ou 1 FET + mosfet (o que aumentaria a complexidade do circuito) ou um FET com baixa tensão (o que também aumentaria a complexidade).
Fiz de um jeito pra manter o circuito simples, o mais proximo do original o possivel.
Mas foi só um "estudo"... Da pra fazer de N maneiras...

-----

Quote from: visioncb on 13 de August de 2012, as 23:12:04
...Quanto aos diodos usaria eles entre os 2 triodos...
Exatamente onde eu pensei (isso no 2º circuito).
Da pra colocar uma chave pros diodos entrarem no lugar do divisor resistivo logo após o pot de ganho.

I want to diode!

jboufelli

Guest
Kem .... pensei em colocar um J201 antes do primeiro triodo ..... talvez chegue em um hi gain utilizando o enrolamento de 6,3 para alimentar o Fet ..... será que dá certo  mais essa heresia ? _

roadie

Guest
Galera, eu montei um Mctube e o fiz para não distorcer, mesmo usando uma 12ax7. Para que não distorcesse muito (a captação da minha guitarra é forte e eu queria usa-lo como pré), eu tive que aumentar a tensão de 160 para 270v, enrtão o que eu recomendo apora v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) é colocar um potenciômetro de 10k (daqueles grandes com cabo de plástico), sendo uma das pontas aterrada, a outra ponta no Vcc e o meio do pot para alimentar o circuito. Desse modo, v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) vão conseguir diminuir a tensão de placa das válvulas e verificar com qual tensão a distorção fica melhor. Depois vc scompram um transformador com uma tensão menor.