Como aproveitar madeira de moveis antigos pra corpos maciços?

Started by Metallover, 13 de October de 2012, as 13:11:56

Previous topic - Next topic

Metallover

Guest
E vi em algum lugar que da pra fazer isso, so nao sei como isso se procede. Alguem pode me dar uma luz?
Agradeço desde ja. :tup
Abraços

kem

DIY Freak
Hahaha... ja vi que não sou o unico doido aqui...
Minha sogra tem uma mesa enorme de mogno maciço, e toda hora que olha pra mesa vejo um monte de corpos de Les Paul...
Não é dificil aproveitar. Veja só se você consegue tirar do movel uma peça que seja suficiente para fazer um corpo (ou braço - dependendo da madeira). Lembre-se de que você sempre tem a opção de colar 2 ou mais pedaços lado a lado ou em camadas.
I don't want to die young...
I want to diode!

ApAcHe*

Guest
O bom é ver se a peça tem PELO MENOS a espessura de um corpo, daí pode se fazer colagens, mas aqui na Bahia é o que bem tem: Móveis de Jacarandá-da-Bahia, umas mesas, guarda-roupas e camas, meu pai tem uma porta de Jacarandá-da-Bahia, só não tem a espessura certa.... uma pena   >>(:

kem

DIY Freak
Apache... você pode colar 2 camadas de madeira. Ou da mesma, ou você faz a base de jacaranda (não vai ficar muito pesado?) e um top de mapple...  >d
I don't want to die young...
I want to diode!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Deixa as de jacarandá pra fazer escalas! Corpo de jacarandá fica muito pesado!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

gfr

Colaborador
Jacarandá da Bahia? Faixa, fundos e cavalete de violões. O problema é certificar, um luthier sério vai querer documentar que é reciclado de madeira cortada antes da proibição (especialmente se o violão for pra exportação, ou pra um músico que costume se apresentar no exterior), e o processo é meio complicado. Mas uma vez certificado vale ouro (afinal, é a madeira mais desejada pra esta finalidade e a única fonte legal é a reciclagem). Lembrando que a algum tempo teve uma operação grande da polícia federal que causou muita dor de cabeça a diversos luthiers, isto é um assunto sério.

Pra fazer escalas, jacarandá indiano serve até melhor, porque é mais homogêneo, e é bem mais barato e mais simples de obter legalmente.
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer

diego.fcs

Colaborador
  1. diego.fcs@hotmail.com
Opa, dá tranquilo, inclusive se quiser vc pode comprar somente a madeira, comprei já muita madeira de demolição para fazer mesas etc. Conheço um cara que fez um violão com tábuas de peroba, e ficou bem bonito. Tem cara que compra casas antigas de madeira e desmonta elas, separa as madeiras, e vende separado, aqui como tinha muita madeira antigamente é comum ver ainda essas casas, porém o pessoal tá demolindo ela para aproveitar a madeira.
Parem o mundo que eu quero descer.

Gilmar

*
Iniciante
Quotee o processo é meio complicado. Mas uma vez certificado vale ouro
Jacarandá não dá para certificar, o prazo terminou há algum tempo, se houver algum tipo de estoque, mesmo antigo, não é possível legalizar. Quem possui, geralmente comercializa com valor abaixo do mercado e mistura em estoque legalizado. A última cotação que vi, se bem me lembro, o jacarandá da Bahia estava valendo em torno de R$ 45,000,00 o metro cúbico

QuoteMinha sogra tem uma mesa enorme de mogno maciço, e toda hora que olha pra mesa vejo um monte de corpos de Les Paul...

Mesmo que não dê espessura, é possível construir, por exemplo, as SG possuem o corpo entre 3,5 e 3,7 cm, as gibson modernas são feitas com três peças de madeira, a alembic fabrica corpos com várias camadas de madeira tipo um sanduíche. Uma combinação muito legal é mogno, marfim e imbuia.

Metallover

Guest
Legal hein  :). Eu estou atrás de madeira, ainda não achei nem um móvel velho disponível para Destruir  para o bem :D. Nem estou levando em consideração o timbre, pois sou iniciante no mundo musical, e só me interesso na experiência da Construção do instrumento. To pensando em Telecaster ou SG (caminho mais difícil?). Deve ser legal ter o próprio instrumento, feito por você mesmo, você dar mais valor a ele, é como se você tivesse em posse, um pote de ouro, mas só seu (acho que vocês me entenderam :D).
Abraços.

pit.du

Guest
Quote from: ApAcHe* on 13 de October de 2012, as 13:55:12
O bom é ver se a peça tem PELO MENOS a espessura de um corpo, daí pode se fazer colagens, mas aqui na Bahia é o que bem tem: Móveis de Jacarandá-da-Bahia, umas mesas, guarda-roupas e camas, meu pai tem uma porta de Jacarandá-da-Bahia, só não tem a espessura certa.... uma pena   >>(:

Eu já estaria metendo a chave nas dobradiças, da para fazer muita escala com uma porta inteira. >d (hdbngr

ApAcHe*

Guest
A porta tá solta, praticamente, "praticamente" sem uso! Talvez eu faça uma oferta pela porta hehehe

pit.du

Guest
Apache se você conseguir a porta tenho interesse em um pedaço....... isso logicamente se você tiver interesse em me vender um?!   

ApAcHe*

Guest
Cara, no MercadoLivre tá cheio de móveis de Jacarandá da Bahia, não é algo impossível de se conseguir, e nem sai caro, tem móvel de R$ 250,00, e perguntei aqui, sem chance de vendas, ele vai querer a porta ainda....

GuitarCris

Handmaker
Certa vez aonde eu trabalhava achamos um berço de mogno parcialmente quebrado, levamos para a oficina e fizemos diversas escalas para guitarras. Ficou show de bola as escalas, deu uma grana boa a venda das escalas
Em busca do drive perfeito!!!