Amplificadores com válvulas subminiatura

Started by Thomas_h, 14 de July de 2014, as 13:39:50

Previous topic - Next topic

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Thomas, o IRF840 tem Rdson de 0,85 ohms, talvez se você usar o IRF740 que tem Rdson de 0,48 ohms, possa diminuir o aquecimento e melhorar a eficiência do conversor DC-DC e quem sabe diminuir a queda de tensão com o aumento de consumo. Acredito que o IRF740 aguente as tensões envolvidas (ele aguenta 400Vdc dreno-fonte).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Niquel

*
Iniciante
Olá a todos,
Meu amplificador acontece o mesmo com o volume e ganho no máximo.
É uma pena, porque com o volume de tocar em casa é perfeito. Acho que seria melhor limitar a potência máxima.
Pensei que com o filtro do primeiro estágio e com as 'grid stoppers'  da 'power stage' você conseguisse sons menos fuzzy.
Eu uso o IRF644 sem dissipador para o smps.
Abraços
desculpe pelo meu estúpido português
tradução

Thomas_h

**
Freqüente
Olá, nas últimas semanas fiz uma caixa pro head, :

e um documento, se alguém se interessar  :)
https://dl.dropboxusercontent.com/u/10420127/RussianJTM.pdf

em breve videos...
Abraços,
Thomas

Matec

Hand MasterMind
Olá Thomas

Como foi feito esse logotipo?
Ficou muito bom!

Thomas_h

**
Freqüente
Oi Matec,

minha namorada fez numa dessas máquinas a laser na maquetaria da universidade com o que sobrou da madeira da maquete dela.

Thomas_h

**
Freqüente
Olá,
semana passada trabalhei nas modificações de um dos mini amplificadores que montei.
esse aqui:[spoiler][/spoiler]
Ele era um vibratone do Frequency Central e era bem legal pra usar num alto-falante de 12" com uma eficiência boa.

A questão é que eu queria mais potência com a caixa pequena.
Após alguns testes optei por utilizar o mesmo tranformador que eu já tinha, com um primário de uns 11k, usando a 6n16B (o pré já utilizava a 6N17B com um resistor no filamento)em SE, com os triodos em paralelo.

Se eu não estiver errado, em paralelo a válvula enxerga um primário de 22k (o dobro do primário, já que a corrente dobrou).

A charge pump de 75V era muito fraca e não me agradou, acabei optando por uma SMPS com o 555 já que estou sem os Max1771 e não queria esperar 3 meses.

Como o estágio de saída está em SE e a potência máxima que cada triodo aceita é 0,95W optei por utilizar uma tensão de 130V e um Bias de 2,85V com o resistor de 220 ohms, o que resulta numa corrente total de 12,95mA, 6,47mA por triodo, equivalente a 0,84W (0,85W é o valor seguro sugerido no datasheet para uma tensão de 100V), correto?

O volume aumentou de forma legal e com o volume máximo consigo até um fuzz.

Com o tremolo o volume e a distorção diminuem um pouco, mesmo assim estou feliz com a alteração.

Para a placa utilizei parte da original, do Murder One/Vibratone, que eu tinha feito numa placa com ilhas.
[spoiler][/spoiler]

Cortei a placa na metade, e utilizei o que antes era a trilha de 12V para o icl7660 para o terra, e coloquei os filamentos em serie. A SMPS do 555 fiz uma placa separada, assim como o tremolo.

O esquema final ficou assim:

Abraços, Thomas

blackcorvo

Handmaker
  1. ICQ - 169805101
A impedância do primário do transformador depende da impedância no secundário. Se continuar com a mesma carga, a impedância se mantém. E o valor da impedância muda proporcionalmente. Se dobrar o valor da impedância na carga (de 8R para 16R, por exemplo), o primário também dobra.

Na questão da corrente, aumentá-la faz a impedância diminuir. É tudo baseado na lei de ohm.

O ideal seria colocar um falante com a metade da impedância no lugar o que estava usando pra baixar a impedância do primário pra 5k5, ou trocar o transformador por um com a impedância apropriada pra carga atual.
Isto é, pra conseguir um circuito mais eficiente e com menos distorção em volumes altos (ou seja, mais headroom). Mas se o som atual já te agrada, deixe assim!
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021

Thomas_h

**
Freqüente
Olá!
Depois de duas semanas debugando a placa mão do computador,
tirei o dia pra fazer uns videos que estava devendo:

https://www.youtube.com/watch?v=NmjubycCV6E
https://www.youtube.com/watch?v=ONoiUrY8fWA

assim da pra ter uma ideia do som, apesar dele soar mais agudo no video, ao vivo o som parece mais grave e o ruído não é tão perceptível.

Abraços,
Thomas