ajuda pedal looper

Started by tpg slash, 29 de May de 2012, as 19:06:00

Previous topic - Next topic

Finck

Handmaker
Vou tentar explicar o esquema para chavear entre dois blocos de efeitos (chamei de 1 e 2) usando só caracteres. Faz assim, ó:

Imagina a chave 3pdt vista "por baixo" (o lado dos terminais):

A1   B1   C1
A     B     C
A2   B2   C2

Os terminais devem ser ligados conforme a legenda abaixo, lembrando que só vamos chavear os "vivos", e os terras devem ser ligados todos juntos (idealmente no anel ou "sleeve" do jack de entrada):

A = Entrada de sinal do loop
B = Saída de sinal do loop
A1 = Send do Bloco 1 de efeitos
B1 = Return do Bloco 1 de efeitos
A2 = Send do Bloco 2 de efeitos
B2 = Return do Bloco 2 de efeitos

Para quem quiser usar LEDs, ligar a "parte C" da 3pdt conforme abaixo (para quem não quiser, pode usar uma dpdt e desprezar esta parte):

C = Positivo da bateria e/ou fonte
C1 = Positivo do LED indicador do Bloco 1 de efeitos
C2 = Positivo do LED indicador do Bloco 2 de efeitos
Os terminais negativos dos 2 leds devem ser ligados cada um a seu resistor (eu costumo usar 1K, mas pode ser maior, para economizar bateria), e os terminais restantes de ambos os resistores devem ser ligados ao negativo da bateria e/ou fonte (melhor não ligar este ponto ao terra do sinal, mas talvez não faça diferença).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

PatraoGuitar

*
Iniciante
  1. patrao_guitar@hotmail.com
Estou para montar algo parecido (só aguardando as férias do serviço para poder começar), mas o meu usa 2 DPDT, uma (LOOP/AFINADOR) seleciona se o sinal vai para o seletor de loop ou para o afinador, e a outra (A/B) selecional qual loop vai ser acionado, a outra metade das 2 chaves controla os LEDs (LOOP, AFINADOR, A, B). Até postei no tópico de pedais aqui, mas o esquema está errado. Agora que eu aprendi a usar o Eagle e lembrei da eletrônica básica aprendida em meados dos 90s, arrumei o esquema. Pra mim vai ser uma mão na roda pra passar de Drive/Booster para Limpo com Chorus, Flanger e Delay, ao invés de sapatear troca-se a cadeia toda com uma só chave.
Quando estiver pronto e testado eu posto aqui, se interessar a alguém.
Aprender, aprender e aprender.

Zedosal

**
Freqüente
A ideia é a rotina do papel
  1. ewerton.mat@hotmail.com
Tenho um modelo em casa que fiz "misturando" um A/B box com um Loop, você usa duas DPDT e fica muito show!

Com a 3pdt pode fazer a mesma coisa, mas com led

-----

Já achei na minha conta do imageShack...  :tup

Pronto...
Dubium Sapientiae Initium

xandaum

Handmaker

GuitarCris

Handmaker
Agora tem várias opções para escolher e montar. Tem um tambem na seção de pedais prontos bem bacana.
Quem for montar agora tá com um baita material para estudar
Em busca do drive perfeito!!!

JoaoVarios

Guest
Ae pessoal, eu estava procurando um esquema de um looper, mas com LED.

Sendo um sistema simples, acabei bolando um e quis compartilhar com o pessoal, afinal, alguém mais pode querer um sistema assim.

Sei que alguns não veem tanta necessidade de LED num pedal desse, mas aí fica a gosto do cliente. Se alguém tiver interesse, o esquema esta aí.

[spoiler][/spoiler]

Ah, depois de todo o trabalho de desenhar o esquema, vi que no tópico Pedal de LOOP com DPDT e sem Led, na resposta do gil_holanda, um desenho de um esquema parecido

Lucas Eler

*
Iniciante
Nesse esquema acima com o nome ''spoiler'' ae é possível ligar vários loop um na entrado do outro? Tipo uns 3???
``Good God, less my soul,I need a fix of rock 'n roll``

JoaoVarios

Guest
Lucas, será que o que você está querendo é um pedal de looper com várias possibilidades?

Se for, sei que existem layouts aqui no fórum mesmo, como o Mega Looper Zedosal

Lucas Eler

*
Iniciante
Na verdade a minha ideia é fazer um Loop simples mesmo, igual esse que vc postou no outro comentário...com DPDT e Led, pois tenho 2 paradas aqui entendeu? Por isso perguntei se é possivel ligar um loop no outro, já que no seu projeto lá é só 1!!

GuitarCris

Handmaker
caso voce queira apenas comutar entre um efeito e outro voce vai usar dpdt(sem adição de led) ou 3pdt(com dois leds para sinalizar o canal). Fiz um e funciona muito bem.

JoaoVarios

Guest
Quote from: Lucas Eler on 19 de October de 2012, as 17:35:28
Na verdade a minha ideia é fazer um Loop simples mesmo, igual esse que vc postou no outro comentário...com DPDT e Led, pois tenho 2 paradas aqui entendeu? Por isso perguntei se é possivel ligar um loop no outro, já que no seu projeto lá é só 1!!
Tem como você desenhar o que você pretende e explicar melhor quais seriam as ligações que você quer fazer com seus pedais? Assim fica mais fácil pra gente saber como precisa ser o pedal pra que ele atenda as suas necessidades.

O meu, por exemplo, uso pra desviar o sinal de 2 pedais (distortion e booster), assim cancelo o efeito dos dois com apenas um toque na DPDT do looper, ao invés de ter de desligar os 2 pedais. E vice-versa, ou seja, se preciso ligar os 2 pedais ao mesmo tempo, eu ligo os 2 e depois só aperto a DPDT do looper. Uso ele pra alternar entre guitarra limpa e guitarra distorcida pra solo.

erick rodrigues

**
Freqüente
Sobre pedal de loop e line selector, achei esse aqui na net quando eu estava atraz de um  projeto de line selector, ele bem simples e usa 3PDT.
http://www.4shared.com/office/qy6cFqZH/loopselector.html?
>>(:

Lucas Eler

*
Iniciante
Exato! João Varios

Vou ligar 2 pedais assim mesmo!   A minha dúvida era em questão de criar outro loop no mesmo pedal entendeu???  Pra controlar duas cadeias de Sinal: EX;  Som Sujo; TS + SD-1
               Som Limpo; Compressor + Chorus

Mas pra isso os dos loops tem ques estar ligados juntos, pro sinal passar da guitarra para o amp...certo??

-----

erick rodrigues

Valeu mesmo cara!! Esse também é muito bom!!

erick rodrigues

**
Freqüente
Quote from: Lucas Eler on 22 de October de 2012, as 10:05:03
Exato! João Varios

Vou ligar 2 pedais assim mesmo!   A minha dúvida era em questão de criar outro loop no mesmo pedal entendeu???  Pra controlar duas cadeias de Sinal: EX;  Som Sujo; TS + SD-1
               Som Limpo; Compressor + Chorus

Mas pra isso os dos loops tem ques estar ligados juntos, pro sinal passar da guitarra para o amp...certo??

-----

erick rodrigues

Valeu mesmo cara!! Esse também é muito bom!!
Aqui tem outro muito bom também, acho que vai te servir:
http://www.4shared.com/office/WMymYO42/tblinstructions.html

GuitarCris

Handmaker
O meu é destes que foi citado e garanto que fica muito bom e funcional http://www.4shared.com/office/qy6cFqZH/loopselector.html?

-----

Muito bom este indicado pelo Erick. :tup