Como trocar o potenciômetro do Motobrás RM-PF22 (Dunga IV)?

Started by Lucas_Panurge, 25 de January de 2017, as 13:26:08

Previous topic - Next topic

Lucas_Panurge

Guest
Logged
Olá (este é meu primeiro tópico e já procurei no google sobre o assunto, mas infelizmente nem o esquema do aparelho consegui),

Tenho um rádio Dunga IV da Motobrás e gostaria de fazer uma alteração bem simples nele: trata-se de um típico rádio de pilha cujo potenciômetro também é liga-desliga. O grande problema é a fragilidade que o potenciômetro tem, e desejo trocar este, que é um modelo, digamos assim, "peculiar", por um potenciômetro comum, obviamente com as mesmas especificações (pelo que andei pesquisando, é de 50k, confere?). Posso trocar por qualquer potenciômetro desses que a gente encontra no mercado? Ah, e a função de liga-desliga eu prefiro delegar a uma chave liga-desliga.

Matec

*****
Hand MasterMind
Posts: 2,939
Logged
Bem-vindo Lucas.

Como não há esquema disponível, então você é que terá que descobrir o valor do componente.

Se possível abra o rádio e veja se o valor do potenciômetro está marcado no corpo da peça.

Caso não haja, pegue um ohmímetro e meça o valor da resistência dele.

Potenciômetros de volume são 99% com curva logarítmica. O famoso Log ou A, então na hora da compra é assim que você deve pedir. Qualquer potenciômetro servirá, contanto que caiba dentro do rádio.

Abs

Alfredo Padrao

****
Handmaker
Posts: 1,452
"Fui eu que fiz"
Location: Rio de Janeiro - RJ
Logged
#2
Este tipo de potenciômetro usados nestes pequenos rádios, são chamados de potenciômetro "spika" ou "spica" e ainda é facilmente encontrado no mercado livre, onde tem uns a venda como "originais" para rádio Motobrás.

Lá também tem a venda os esquemas.

-----

Se estiver no Rio de Janeiro; vi hoje na Eletrônica Clink, em Cascadura, no bandejão a R$ 1,00 (valores variados de potenciômetros spika).