Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 09 de Maio de 2025, as 03:52:03

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvida sobre isolante para TO-3P  (Lida 65 vezes)
Diego Bueno
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 21

I'm back again

« : 07 de Maio de 2025, as 13:22:36 »

Boa tarde à todos. Acredito que essa área seja a mais adequada, porém peço aos moderadores que me corrijam caso eu esteja equivocado. Enfim, com advento da Inteligência Artificial está um pouco complicado pesquisar via Google. Então exporei minha duvida diretamente e, logo abaixo, explicarei o motivo pelo qual não me senti seguro em acatar uma "resposta do Google".

Dúvida: Para montagem de transistores com invólucro do tipo TO-3P em dissipador de calor, como 2SA1943/2SC5200, a Mica isolante continua sendo a mais adequada, ou pode-se utilizar o que chamam de ThermalPad?

Motivos: em algumas respostas dizem que Thermal Pad é melhor por já ser isolante e não precisar de pasta térmica, em outras dizem exatamente o contrário, em outras dizem que ambos necessitam de pasta térmica e, por fim, meu amplificador Warm Music, que utiliza Mica e um absurdo exagero de pasta térmica que, ao invés de ajudar, atrapalha ainda mais a transferência de calor. Enfim, seria melhor usar a já conhecida Mica com um pouco de pasta térmica e "não mexer em time que está ganhando", ou o Thermal Pad é prático e eficiente ao ponto de facilitar a montagem e também futuras manutenções?

« Última modificação: 07 de Maio de 2025, as 14:27:48 por Diego Bueno » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2069

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 07 de Maio de 2025, as 15:05:25 »

Dá uma lida nessa página:

https://sound-au.com/heatsinks.htm#s8

Ele explica sobre mica, que ela tem baixa condutividade térmica (= alta resistência térmica) o que não é desejável, e assim a folha de mica precisa ser a mais fina possível.

Também há uma tabela com a resistência térmica de alguns materiais (de interface) incluindo os silpads (silicone pads).  Eu acho melhor usar os silpads.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Diego Bueno
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 21

I'm back again

« Responder #2 : 07 de Maio de 2025, as 17:04:42 »

Grato, xformer, me ajudou demais.

Agora isso me deixou intrigado. Será que a Mica + excesso de pasta térmica estava de fato atrapalhando a troca de calor? Pois mesmo em funcionamento "normal" (dentro dos limites do amplificador) eu notava um aquecimento um pouco exagerado, ao ponto de praticamente não conseguir encostar a mão no dissipador. Lerei o material contido no link que você me enviou e farei uma revisão geral no amplificador.

Obrigado novamente.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 238
-Recebido: 161

Electronic Mess

« Responder #3 : Ontem às 22:23:24 »

eu notava um aquecimento um pouco exagerado, ao ponto de praticamente não conseguir encostar a mão no dissipador.
Se o dissipador está quente, então está havendo sim uma boa transferência de calor. Agora tem que ver se está havendo circulação de ar satisfatória para retirar o calor do dissipador.
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: