Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Maio de 2024, as 08:00:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Limpando e engordando um Laney LC15r  (Lida 5024 vezes)
Mafra
Visitante
« : 05 de Janeiro de 2011, as 00:48:23 »

Caros,

Tenho um amplificador Laney LC-15r há alguns anos, mas confesso que nunca consegui tirar dele um timbre que me deixasse muito feliz. O som que faço com a minha banda é 80% do tempo clean total, 15% crunch e 5% sujo. O timbre que estou buscando é chegar próximo ao do Fender Deluxe Reverb. Ele sempre me pareceu sujo demais, pouquíssimo headroom e com graves muito magrelas.

Dando uma olhada no esquema dele na Free Information Society, me parece que ele realmente foi projetado para ser mais sujo:
http://www.freeinfosociety.com/electronics/schematics/audio/laneylc15.pdf

Comparei o projeto dele com o do Laney LC30, que tem um canal limpo e um sujo:
http://www.freeinfosociety.com/electronics/schematics/audio/laneylc30.pdf

E concluí que o LC15 é semelhante ao canal sujo do LC30. Sei lá, posso estar falando uma bobagem suprema (e por isso estou pedindo ajuda aos mais experientes), mas pelo design com 4 estágios de ganho antes do tone stack tipo Marshall, concluí que deve ser projetado pra sujar mesmo.

O fato é: eu queria limpar, além de deixar o som mais brilhante, estalado e encorpado. Eu sei que só são 15W e que é um falanta de 10'', mas tenho toda a disposição para fazer uma mudança radical (se possível reversível).

Algumas idéias (possivelmente de jirico):
1. colocar uma chavezinha para fazer o bypass da válvula V2
2. mudar o tone stack inteiro para valores Fender de capacitores, resistores e potenciômetros
3. refazer o roteamento do sinal para colocar o tone stack entre o primeiro e o segundo estágio de ganhos.

Não vale dar risada (demais!) das minhas idéias.

Abração a toda a comunidade handmaker,
Alexandre Mafra
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 05 de Janeiro de 2011, as 07:05:30 »

Entendo que você não goste do som, isto é uma questão de gosto mesmo. Mas eu não faria nenhuma mudança no LC15. No meu entender ele é um espécie de "novo clássico", ou seja, se você alterar vai diminuir o valor dele. O LC15 parece uma das muitas versões de pré JCM-800 com power de 15 watts.

Aqui você pode aprender a transformar o seu LC15 em uma geladeira se quiser, mas na boa, será que vale?

Minha sugestão é mais singela. Monte um pré do site, ou outro pré que você gostar e aplique ele no return do LC15. Você não vai modificá-lo e terá um som super versátil. Pena que as placas de TSW (que eram vendidas aqui no forum) não estão mais disponíveis. Em casa eu ligo o TSW em meu combo de 15 (no return como te descrevi) e o som é MATADOR!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
GuitarHero
Visitante
« Responder #2 : 05 de Janeiro de 2011, as 08:38:56 »

Ou então você pode montar um pré Fender ligá-lo no Return. É uma boa soulção também que não custa tanto.
Concordo com o Haroldo, não vale a pena você modificá-lo não. É mais interessante você fazer um pré por fora e ligá-lo Return do combo.
Boa sorte! Se precisar de ajuda, estamos ae!
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #3 : 05 de Janeiro de 2011, as 12:58:01 »

Mafra,
eu também tenho um Laney e adoro ele!
Muito versátil quando se sabe usar.
O meu tem 3 canais. 1 Limpo e dois com drives.
Para tirar som de Fender...bem...só um Fender. Ou um amp que tenha um pre clonado ou feito com base no esquema de um Fender.
Se quiser usar o seu sem gastar grana, veja se algum pedal seu tem simulação de amp e use a do Fender que tiver, que sempre tem, para tirar som mais agudo.
Eu gosto de som de Fender Strato com amps Fender. Isso é gosto e tá acabado mas como eu tocava cover de tudo, eu tinha que ter algo versátil e por isso a escolha do meu set.
Alguns aqui já me viram tocando e devem ter reparado a diversidade de sons que eu tirava com uma Ibanez, uma GT-3 da Boss e um Laney TF-300.
Procure estudar montar seu som antes de gastar dinheiro.
Há várias maneiras de se fazer Neston. Escolha a sua.

abraço,
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
GuitarHero
Visitante
« Responder #4 : 05 de Janeiro de 2011, as 13:24:25 »

Po Roberto, mas o Laney do cara é um mini jcm800 com um estágio a mais no pré!  Evil Impossível tirar som de Fender dele! Esse ae é 100% valvuletas!  Wink Muito diferente do seu, que é um híbrido (bem legal por sinal! já consertei vários  Wink).

Acho que me parece boa a solução de montar um prezinho a parte e ligar no return! Mas ae é aquela história: vai do que cada um quer!
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2011, as 13:26:25 por GuitarHero » Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #5 : 05 de Janeiro de 2011, as 19:05:42 »

O meu não é 100% valvulado.
Tem um monte de tl072. A valvula é para o pré com drive, apenas.
Eu não falei porque já tinham dito, eu acho, que o importante é ele ter um bom falante e tentar usar um pré tipo fender pra tirar som de fender.
Como o Gamal disse, eu concordo, eu não alteraria esse. Venderia como está pra comprar algo mais no meu gosto, ou no gosto dele, no caso.
E não sei porque mas achava que tinha lido 150 no amp dele mas é 15r.
Eu to sem óculos.
hehehe...é a idade.
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
GuitarHero
Visitante
« Responder #6 : 05 de Janeiro de 2011, as 19:48:26 »

Vender esse e comprar outro também é uma boa solução!
Registrado
binog15
Visitante
« Responder #7 : 05 de Janeiro de 2011, as 19:55:44 »

Cara pro meu jcm 800 eu comprei um Boss FDR 1 que emula o som do Deluxe Reverb. Eu uso ele para limpar o som do jcm e funciona bem.
Registrado
Mafra
Visitante
« Responder #8 : 06 de Janeiro de 2011, as 00:07:53 »

Legal, muitíssimo obrigado pelas respostas. Praticamente todos recomendam não "frankensteinizar" demais o ampli e concordo com os argumentos.
Gostaria então  de entender até onde eu posso ir com o projeto original dele para transformar em algo útil no meu set sem estragar.

Indo na linha do JCM800, acho que com os 15W e o falantezinho de 10'' eu nunca consegui tirar um timbre sujo muito bacana. Minha sensação é que falta grave (pressão sonora, madeira vibrando, ar se mexendo) ou o que quer que seja para conseguir um timbre legal. Eu digo isso porque ensaio toda semana num JCM900 e o meu LC15r soa raquítico (mesmo com o volume no talo) quando eu comparo os dois.

Por outro lado é verdade que, quando eu liguei o LC15r num gabinete 4x12, tirei um som do cacete. Coloquei um SD-1 com um pouco de ganho na frente, volume no tucho, saída para a 4x12 e o resultado foi uma parede. Mas não faz sentido carregar uma 4x12 pra lá e pra cá junto com um combo de 15W. Obs.: já troquei o Celestion Tube 10 original por um da MG Music: melhorou bastante, mas ainda falta punch.

Assim, me parece que restam as opções seriam vender ou montar um pré estilo Fender e ligar no return quando eu quiser timbre limpo.

Prefiro não vender porque acho que, se eu entendesse a aplicação dele, ele ainda pode ser bem útil. Fora que com o dinheiro dele (uns R$ 1300) não dá para comprar um valvulado Fender de baixa potência (um Deluxe tá em torno de uns R$ 4000).

A questão é: o pré do Fender ficaria legal com o power do LC15? De verdade, não entendo patavina de projeto de power e realmente gostaria muito de um help dos mais experientes aqui.
Experimentei algumas vezes ligar a saída de uma GT-8 com simulação de pré do Fender Twin e de Matchless clean (esta saiu melhor), mas ainda soa muito magricelo. De novo tá lá a falta de punch, seja para clean ou sujo.

De qualquer forma, um projeto de pré Fender clean seria uma bela indicação. Alguma recomendação?

Alguma sugestão adicional para eu conseguir mais graves com os falantes originais? Algo do tipo o que a chave "bright" faz pelos agudos em baixo volume: uma chave "punch". Algo com 4 pontinhos de solda, uns fios, um par de caps e resistores e uma SPDT presa na grade.

Outra coisa: que cazzo é um TSW???

Abraços e obrigado de novo,
Mafra
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #9 : 06 de Janeiro de 2011, as 07:13:46 »

Mafra,

me parece que o seu pior problema é o altofalante. Alto falantes de 10 são realmente pobres em graves. Sei que levar uma 4x12 também não me parece uma opção boas para as costas. Um dos motivos que eu não goste de combos é este. Você não pode variar muito os falantes. Acho que uma caixa fechada com um bom falante de 12 já mudaria sua opinião sobre o seu amp.

Experimente liguar sua GT-8 no return do amp. Mas importante e não esqueça, se a GT-8 possuir emulação de caixa, desligue. Acho que sua opinião sobre o amp irá mudar.

Quanto ao TSW, como eu sou um dos autores do projeto, vou deixar que algum outro te explique o que é.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #10 : 06 de Janeiro de 2011, as 13:11:07 »

Mafra,
a sugestão do Haroldo é ótima.
Ligue a sua pedaleira no return que fica na parte posterior dele, com a Boss sem emulação de cabinet mas com emulação do Fender Twin Reverb ou JC-120, que deve ter. Assim você vai usar apenas o power do seu amp. O pré vai ser da GT-8.
Teste novamente e depois leve no estúdio onde você usou a caixa com falantes grandes e nos diga o que acha.
Com certeza vai ver que o problema é só o falante.
Nesse caso eu recomendaria você a comprar um falante bom e fazer um IALL que é um amp valvulado que alguns daqui o projetaram, testaram exaustivamente e você encontra várias opiniões.
Procure vender seu amp como está que ele vale bem e com essa grana você faz um IALL.
O TSW é o pré amplificador que foi projetado também por alguns daqui, testado exaustivamente, testado novamente, mais uma vez e depois de umas 20 e poucas placas de teste foi colocada a venda.
Isso levou mais de um ano e deu um baita trabalho.
Esse pré tem dois canais: Um limpo e um distorcido que é a melhor distorção que já usei. Muito maneiros.
Procure os links aqui, ouça opiniões, ou melhor, leia-as e depois decida o que fazer.
Eu lembro que comecei com um amp vagabundo, depois passei pra um melhorzinho da peavey, pra outro, outro e um dia, quando comprei um amp decente com falante bom pacas e de 12", vi que era isso que eu sempre quis e não sabia.
Apenas uma dúvida que fiquei. O que você fez com o Celestion que veio no seu Laney?
Não jogue fora! Vale a pena guardá-lo. Deve ser muito bom para outras coisas. Pense nisso.

abração,
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal