Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Junho de 2024, as 10:08:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Questão sobre meio surdo.  (Lida 4943 vezes)
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« : 13 de Março de 2012, as 14:27:59 »

Galera,

o que vocês acham desta questão:

Uma pessoa que é surda de um ouvido escuta mono?
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #1 : 13 de Março de 2012, as 14:35:55 »

Eu acredito que sim, pois é como se houvesse apenas uma única fonte sonora.
Além de escutar em mono, uma pessoa assim seguramente não consegue saber
de que lado vem o som.
É triste...

Abraço.


PS.: Marcos, alguma notícia pra mim?  Roll Eyes

PS2.: Agora é eu ví que esta na pasta de humor, eu ia fazer piada da estória, mas
achei que poderia ser de alguem conhecido teu e fiquei com medo de te chatear.
ha ha ha ha
« Última modificação: 13 de Março de 2012, as 14:41:52 por Ferro_Velho » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #2 : 13 de Março de 2012, as 14:39:32 »

Uma pessoa que é surda de um ouvido escuta mono?

Sim!!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 13 de Março de 2012, as 14:49:50 »

Tenho dois amigos músicos que só tem um dos ouvidos funcionando. Para eles não é perceptível localizar os sons panoramicamente. Sim, pode-se dizer que sim.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 13 de Março de 2012, as 14:50:33 »

Sabe que achei interessante esta pergunta.

Tecnicamente dizendo, o stereo seria duas fontes de som distintas, ou semelhantes mas com alguma variação, mas sincronizadas.

Mas o grande interpretador desse fenomeno seria o cerebro? que capta e interpreta o som de dois ouvidos?

Porque o reprodutor do som permanecera estereo.
Para se ter a sensação de estereo, a pessoa deveria estar bem centralizada entre as duas caixas que emitem o som.
Se estiver diante de apenas uma, a percepção ja deixza de ser esterea.

Se eu mixar os dois canais do estereo, sera mono?

Sera que deixei mais em duvida  Cheesy

Mas é o que eu disse logo no inicio, é uma pergunta  interessante.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #5 : 13 de Março de 2012, as 15:02:10 »

Se eu mixar os dois canais do estereo, sera mono?

Depende como foi gravado.  T+
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #6 : 13 de Março de 2012, as 16:19:31 »

Tecnicamente mono mas pela percepção auricular pode ser stereo dependendo da pessoa.

O maior exemplo dessa percepção que as orelhas dão a nós é saber se um som vem de trás ou da frente, existe um balanço de certas frequências que é diferente no som frontal do que seriam no som por trás.

Tecnicamente teríamos que ter 3 ouvidos para captarmos a localização exata, mas sabemos que isso não é necessário uma vez que a "equalização" das orelhas faz esse serviço junto com a "programação" natural do cérebro.

Logo por mais que o cara só tenha 1 ouvido, mas com uma fonte de som em sua frente e outra em suas costas o seu cérebro ira por meio de cálculos localizar as fontes independentes.

Por isso é bem clara as diferenças entre um home theater 7.1, um 5.1 e um 2.1.

Na verdade o cérebro torna os nossos ouvidos que são tecnicamente stereos em "multi-ouvidos"

Jogar jogos como Elder Scrools V, GTA IV por exemplo em um 5.1, ou ver Avatar em 7.1 dão a real "visão" da percepção de localização do som, e como seus programadores souberam muito bem implementar esses recursos.

 
« Última modificação: 13 de Março de 2012, as 16:25:26 por felixmeirelles » Registrado
aron62br
Visitante
« Responder #7 : 13 de Março de 2012, as 17:41:47 »

O som estéreo convencional (R-L) é uma aproximação, um tanto grosseira, da distribuição de instrumentos no palco. Ou um "fake" disso criado em uma mesa de som. O "certo" seria gravar uma trilha para cada instrumento e posicionar seu alto falante na posição em que se encontrava o microfone correspondente no conjunto ou orquestra. - Inviável...!!!

Se não estivermos exatamente centralizados, não ouviremos mono, na realidade é como se estivéssemos em lugares mais laterais em relação à posição do maestro da orquestra. Isso pode nem ser tão ruim. Um efeito assim é feito pelo simples controle de balanço.

Se vc. mixar os dois canais, de forma que os dois se tornem iguais, sim, vc. terá som mono; mas somente se forem iguais, no entanto a percepção pode não ser exatamente igual ao mono com uma caixa, pois sons partindo de duas fontes a distâncias distintas podem sofrer reforço ou cancelamento de frequências devido a diferenças de fase; Tente ligar dois fones de ouvido mono, separados, em uma só saída mono. Vc. verá que ao colocá-los nos dois ouvidos, "parece stereo"; principalmente se eles forem parecidos mas não iguais.

Um tom de 1000 Hz, tem comprimento de onda de cerca de 34 cm, ou seja, se tudo fosse perfeito (ideal), e vc. colocasse uma caixa contra outra (frontalmente), haveria cancelamento de som no centro se essa distância fosse múltiplo de 17 cm, para essa freqüência.

No entanto, creio que, como bem colocado pelo fellix, uma pessoa com um ouvido só não ouve sons como de uma só fonte, mesmo porque há ainda a reverberação, e há condução interna por ossos da face e do crânio, ou seja, do som que atinge o lado "surdo", parte chega até o lado bom...

Esses fenômenos costumam ser bem complexos..

Saudações

Aron


Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #8 : 13 de Março de 2012, as 18:14:58 »

Galera,

o que vocês acham desta questão:

Uma pessoa que é surda de um ouvido escuta mono?

Não!  Pode escutar um canal de cada vez!   Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #9 : 13 de Março de 2012, as 18:40:41 »

Tudo isso varia de pessoa para pessoa, o cérebro aprende por meio de "software" a interpretar sinais de diferentes fontes e localizações.

Por exemplo minha percepção sonora horizontal é aguçada, eu sei de onde parte um som da esquerda ou direita e sua distância real sem muita dificuldade, em parte por jogar jogos fps stereo por muito tempo utilizando fones de ouvido.

Nesses jogos antigos(som A3D ou DS3D) a localização frontal-traseira não é bem implementada, de forma que não é possível distinguir o som que vem da diagonal direita frontal (ou 1:30h) ou da diagonal direita traseira (ou 4:30h), coisas que em um jogo moderno com sistema de som 5.1 real(som Dolby Digital ou EAX) fica bem claro.

Mas meu senso de localização auditiva vertical não é tão aguçado, logo não consigo saber se a fonte sonora vem de cima ou de baixo, sem mexer a cabeça.

Justamente porque nenhum sistema atual de simulação de localização de origem sonora em jogos ou filmes chegou a conseguir tal feito.

Seria necessário um sistema no minimo 10.1 com cada canal independente para conseguir imergir o ouvinte nessa percepção sonora realmente 3D.

Porque como lembrou o aron nosso próprio cranio é atravessado por ondas que podem ser entendidas pelos nossos ouvidos ou não.

Tudo depende das suas experiências e da forma que seu cérebro se "programou" para interpretar.

Afinal o som do ventilador do teto não parece que está no chão....
« Última modificação: 13 de Março de 2012, as 18:46:14 por felixmeirelles » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #10 : 13 de Março de 2012, as 18:44:26 »

Saudações,

O canal que vai ouvir depende do ouvido que não funciona. Legal!

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 13 de Março de 2012, as 19:24:39 »

Só pra lembrar que existe uma grande diferença entre reprodução de sinal em estéreo e gravação binaural. E mesmo os sistemas de várias vias de reprodução são apenas tentativas de simulação da experiência sonora real. e muitas vêzes nem isso, mas sim criar uma realidade virtual crível, reforçando as informações visuais Apenas a intervenção do ambiente da sala de reprodução já seria suficiente para alterar o espaço sonoro simulado... Soma-se a isso uma localização nào ideal do espectador e pronto! "Babáu"!

De qualquer forma, mesmo com as adaptações cerebrais decorrentes da perda da audição de um dos ouvidos, torna-se muito difícil distinguir a localização exata de uma fonte de sinal. Ao menos essa é a experiência que tive com esses dois colegas também músicos, muito bons, diga-se de passagem... Acredito que grande parte da interpretação de localização de fonte sonora tenha a ver com a percepção binaural e como é processada a diferença de informações que chegam ao mesmo tempo aos dois ouvidos. Cancelamentos de fase, diferentes respostas de frequência, diferentes níveis e direção das reverberações entram todas no jogo perceptivo.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal