Ajuda Pré-Amplificador

Started by murbachjean, 12 de January de 2022, as 22:28:14

Previous topic - Next topic

kaoannluis

*
Iniciante
Quote from: Ramsay on 03 de June de 2022, as 23:38:25
Se o seu toca discos for realmente amplificado com uma equalização RIIAA você não precisará de um pré amplificador para ligá-lo no monitor de áudio KRK.

Sim, é um grundig 111 studio. Então no caso só teria que fazer um cabo com uma ponta p10, e outra no estilo do conector  do toca discos e vuala?

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Pesquisei na internet e descobri que o seu toca discos Grundig 111, por utilizar uma cápsula de cerâmica, que não é amplificada, mas, é de alta saída, tem potência suficiente pra ser ligada num monitor de áudio KRK.

Então, faça a sua gambiarra com uma ponta p10, e outra no estilo do conector do toca discos e seja feliz!!

murbachjean

**
Freqüente
Infelizmente esses anúncios são um tiro no escuro. Vou esperar, quando pedir alguma coisa da Tayda eu pego junto.

Recentemente troquei alguns capacitores no pré-amplificador, na época tinha somente multicamada, agora coloquei de poliéster.

Quero também substituir o transformador do power por um toroidal. Ele faz um ruído que mesmo pequeno me incomoda.

murbachjean

**
Freqüente
Olá a todos.

Fiz uma compra na Tayda de potenciômetros e aproveitei para comprar os OPA2134. Depois de ser surpreendido com uma taxa de mais de 100% eles chegaram.

Saiu em torno de R$ 70,00 cada um  ???

A.Sim

Handmaker
Não quero ser pessimista, mas estou sentindo cheiro de peça falsificada nessa foto.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

bossman

Administrator
DIY Freak
 [beer2]
Quote from: A.Sim on 20 de July de 2022, as 12:00:30
Não quero ser pessimista, mas estou sentindo cheiro de peça falsificada nessa foto.

Eu também.... e de longe ! Basta comparar com o logo de uma peça original
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
O OPA2134 original é assim:

O cara que postou essa foto, recebeu os cis como samples diretamente da Burr Brown.  Veja que a bolinha que indica o pino 1, está bem alinhada com o pino 1 e é pequena em diâmetro. Pode ser que o último ci da sua foto seja o único original.

Eu também estou com algumas peças falsificadas, olha a foto de um:

Neste, a bolinha está no lugar errado e é larga e rasa. E o retângulo do BB não está alinhado com o começo do OPA.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

murbachjean

**
Freqüente
De fato, tem um deles que tem as características (fui conferir novamente), a bolinha é pequena e bem sobre o pino 1 como na imagem do xformer.

Mandei um e-mail para a Tayda, falando a respeito disso. Vamos ver o que dizem.

murbachjean

**
Freqüente
Fala pessoal, eu de novo com o Pré-amplificador  :-)

Seguinte, notei uma diferença de volume entre os canais do pré-amplificador. Fiz vários testes, troquei os canais, usei outros sinais na entrada e constatei que o problema é realmente um dos canais.

Como vocês viram aqui o circuito do pré é extremamente simples com poucos componentes, e todos esses componentes foram medidos antes de soldar. Eu escolhi componentes exatamente com o mesmo valor em ambos os canais L e R.

O único componente que coloquei sem fazer medições foi o potenciômetro duplo de volume.

Abri o pré-amplificador e fiz algumas medições, no potenciômetro existe uma pequena variação de valores entre os canais. Medi também a resistência de saída dos canais: um deles apresentou 99,9Ke o outro 96,3K.

Não sei se esse modo de aferir é correto, mas foi o que deu para fazer com o multímetro, estava meio sem tempo.

Os amigos sabem me informar se essa diferença de volume é devido a essa diferença de resistência? E como eu poderia fazer uma medição mais precisa ou correta e como poderia resolver o problema?

Grato a todos.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Essa "resistência de saída" que você mediu com o multímetro, nada mais é do que o valor do resistor de 100 k na saída. Apesar da diferença, não deve ser esse o motivo do volume diferente em cada canal.

Eu apostaria mesmo no potenciômetro duplo. Dificilmente os dois potenciômetros conjugados são casados.  Primeiro meça a resistência total de cada um deles (já devem ser diferentes). Depois vá levantando a curva de cada um. Gire o potenciômetro todo para um sentido e depois gire um pouco no sentido contrário e meça a resistência de cada um em relação ao cursor. Gire mais um pouco no mesmo sentido e refaça a medição, repita até o final, em vários passos.  Calcule o porcentual de resistência de cada passo (em relação ao valor total) e compare as curvas de cada potenciômetro.  Se tiver outro, tente selecionar o que tenha mais semelhança entre as curvas. 
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

murbachjean

**
Freqüente
Não sei se fiz as medições corretamente, mas foram esses os valores.

Resistência total:
Potenciômetro A: 49,4
Potenciômetro B: 47,3

25% A: 48,4  B: 46,4
50% A: 43,8  B: 41,2
75% A: 24,8  B: 22,8

murbachjean

**
Freqüente
Como eu não tinha nenhum outro potenciômetro duplo resolvi colocar um resistor de 2k2 em série com terminal 3 potenciômetro A.
Os valores ficaram quase iguais, e aparentemente a diferença entre os volumes ficou menor. Apenas na entrada do cd player é mais aparente a diferença, já que o sinal é bem mais forte.