Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Junho de 2024, as 19:30:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Indicação de material de estudo - Opamps como amplificadores de audio.  (Lida 3046 vezes)
gubterra
Visitante
« : 19 de Junho de 2013, as 19:42:17 »

Ola amigos, gostaria que alguém me indicasse algum material em português se houver...

Que fale sobre o uso de opamps como amplificadores de audio e tone stack... que explicasse o buffer, o inversor de sinal filtros etc...

Se alguém puder indicar livros específicos sobre design de preamp para guitarra(pode ser em inglês) usando opamps...

Se possível me mande uma mp eu entro em contato por e-mail se tiverem algum material para me passar... que não queiram publicar aqui...

Desde ja agradeço a contribuição dos amigos...
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #1 : 19 de Junho de 2013, as 20:15:29 »

Teoria & Prática:

Audio Handbook
National Semiconductor

Ingles, mas impresso no Brasil pela EDITELE

Teoria:

Circuitos Eletronicos Lineares
Philip Cutler
McGraw-Hill do Brasil Ltda

Ambos valem a pena. Você vai acha-los em "sebos" a preço de jornal velho  Legal!

Guilherme
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.267

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 19 de Junho de 2013, as 21:55:50 »

Se você pesquisar por "amplificadores operacionais" no Google vão aparecer dezenas de sites com PDFs das apostilas de escolas de engenharia e cursos técnicos pelo Brasil.

De qualquer forma, esse site é do prof. Rômulo de Oliveira Albuquerque que foi meu professor e que me ensinou os primeiros passos com AOs e ele colocou o curso dele nas páginas:

http://www.eletronica24h.com.br/CURSOAO/indexAO.htm

Só uma advertência: estudar eletrônica não é pegar um assunto específico como amplificadores operacionais e querer entender somente estudando isso e sair projetando amplificadores/filtros/osciladores seja de áudio ou outra aplicação. Pra aprender a usar um AO precisa antes ter toda uma base sobre circuitos CC e CA, saber sobre impedâncias, filtros, decibels, saber sobre semicondutores e suas características e circuitos básicos, realimentação, etc.   É uma sequência de aprendizado. Querer ir direto a um assunto e querer entendê-lo sem ter todo o conhecimento anterior, é certeza de frustração e desistência.  Todo o material e literatura sobre um assunto pressupõe que você já saiba os fundamentos e base necessários para entender aquela matéria. 

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #3 : 19 de Junho de 2013, as 22:04:54 »

Ótimo material, obrigado Xformer Legal!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
gubterra
Visitante
« Responder #4 : 19 de Junho de 2013, as 22:06:43 »

Certamente.... inclusive to terminado o curso pela coursera... material sobre opamp eu ja tenho... não tenho especifico na área de áudio.... tenho curso pelo senai e tecnoponta... algumas lacunas ainda nao estão preenchidas na minha cabeça...  por isso procuro por elas...

Não tenho intensão de projetar nada.... mas quero entender os porques dos projetos que encontro....

Obrigado pela indicação Guilherme...

Muito bom o material Xformer....

Achei alguns livros específicos... mas creio que alguém deve ter material nessa area aqui no site.....
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.267

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 19 de Junho de 2013, as 22:27:30 »

Bom os amplificadores operacionais são de uso geral (na verdade foram criados primeiramente ainda feitos com válvulas para serem usados em computadores analógicos e realizarem operações matemáticas - daí o nome "operacional") mas que podem ser usados para áudio (que na verdade compreende os sinais de frequência na faixa de 20Hz a 20kHz). Assim ao aprender a usar o AO automaticamente a aplicação deles em áudio é apenas limitar o uso deles nessa faixa de frequências.

Um bom livro específico nesse sentido é o "Small Signal Audio Design" do Douglas Self (autor de diversos livros em áudio e amplificadores. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
otton
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 360

Obrigado
-Dado: 256
-Recebido: 45


rock in roll


« Responder #6 : 20 de Junho de 2013, as 09:00:13 »

muito bom material xformer  Bravo

aprendi isso tudo ai no inicio do ano mas nao tinha muito o foco pra audio
pois faço o curso de automação industrial ai os profs. levam mais pro lado
de condicionamento de sinais mas todas os capitos do material que você
postou estava na minha apostila.

quem quiser saber sobre IC's recomendo o material do xformer
abraços.
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #7 : 20 de Junho de 2013, as 20:10:34 »

Otton seu material(condicionamento de sinais) também muito me interessa!  Grin
Registrado
otton
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 360

Obrigado
-Dado: 256
-Recebido: 45


rock in roll


« Responder #8 : 20 de Junho de 2013, as 22:53:28 »

gubterra
o material q tenho e uma apostila feita por meu professor
não posso divulgá-la sem a autorização dele mas vou pedir

ela tem os mesmos capítulos do material do xformer se que
os exemplos dela e as aulas praticas são focadas para o lado
da instrumentação e condicionamento de sinas.

se meu professor autorizar eu posto aqui
abraços
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal